Fábio Sousa salienta importância da imprensa

06 de Abril de 2009 às 21:02
Discurso proferido pelo deputado Fábio Sousa (PSDB) em sessão especial que prestou homenagem a jornalistas do Estado, que receberam a Medalha Pedro Ludovico Teixeira.

É com imenso prazer que me dirijo a vocês neste dia festivo com mesmo sentimento de realização que me ocorreu quando apresentei o requerimento solicitando que a Assembleia Legislativa pudesse realizar esta merecida homenagem aos profissionais da imprensa, aos jornalistas.

Minha alegria foi completa quando esta augusta casa de leis aprovou de forma unânime a realização desta homenagem as estes homens e mulheres, condutores da informação, que aqui estão representando os milhares de profissionais da imprensa de nosso Estado. Vale ressaltar que todos os deputados desta casa empenharam-se para que o dia de hoje ficasse marcado não só na vida dos homenageados, mas na história de Goiás, pois hoje valorizamos homens e mulheres de bem, merecedores, que muito contribuem para a construção da nossa sociedade.

Jornalistas do mundo inteiro, de paí­ses ricos ou pobres, de paí­ses menos democráticos, ou que vivenciam a democracia em sua totalidade, trabalham para levar à sociedade um bem precioso: a informação. Este bem inigualável peça fundamental da liberdade, algo que estes homenageados sabem levar ao povo goiano de forma isenta e responsável. A isenção e a responsabilidade devem nortear todos os profissionais da imprensa. Estes jamais devem ser pressionados, comprados ou mesmo agredidos em sua missão estimável de informar. Mas todos nós sabemos que nem sempre foi assim.

Na história brasileira há registro de homens e mulheres que buscavam informar o povo sobre atrocidades de governos ou mesmo de atentados profundos a nossa nação, e que por isso foram presos, torturados e até perderam a própria vida para cumprir a sua missão.

Estes homens e mulheres, jornalistas, homens da imprensa como Vladimir Herzog que lutaram para informar e que tiveram suas vidas ceifadas, devem ser sempre honrados pela população, e considerados exemplos para toda a imprensa.

Não podemos apenas virar a página. É necessário que suas memórias sejam honradas. O Brasil precisa de uma vez por todas abrir os documentos da ditadura para que atual imprensa brasileira e a população conheçam o que aconteceu nos porões da ditadura brasileira e para que nunca mais sejamos assombrados pelos fantasmas da tirania, da ditadura e da tortura.

Ainda é preciso revogar de uma vez por todas a lei da imprensa, dando a ela  liberdade de trabalhar, respeitando o direito de resposta e valorizando a democracia e o direito que temos de opinar.

A imprensa só pode ser considerada séria se primar pelo respeito, pela verdade e pela justiça. Mas a ela é necessário garantir a liberdade de investigar, argüir, questionar a apresentar fatos “doam a quem doer”.

Seja através das ondas das rádios, da imagem da televisão ou da imprensa escrita, o direito a informação deve ser garantido a toda população.

Como profissional da imprensa que sou, pois sou radialista há 14 anos e filiado ao sindicato de jornalistas, quero em nome desta casa, homenagear a toda a imprensa goiana. Hoje temos em nosso hall de homenageados pessoas distintas, conhecidas e respeitadas.

A medalha Pedro Ludovico Teixeira é a principal honraria desta casa e sabiamente cada deputado indicou ilustres representantes do jornalismo goiano para receberem esta importante comenda.

Aos nossos homenageados humildemente digo: Continuem na sua divina missão de informar a todos. Sabendo que mesmo havendo adversidades no seu caminhar diário, seu trabalho não é em vão. Sem uma imprensa forte e independente nenhuma nação pode crescer de forma sustentável e transparente.

Nós, o povo goiano, contamos com vocês. Contamos com a verdade expressa pelo árduo trabalho desenvolvido por cada um de vocês. Contamos com a ética e com a imparcialidade que sabemos que existe na imprensa goiana. Imprensa séria que não faz nenhuma forma de discriminação ou pré-julgamento seja ele de raça, cor, poder econômico, religião ou sexo.

Contamos com a informação que só vocês podem nos trazer e com sinceridade agradecemos a todo empenho desempenhado por vocês. Esta casa honra a vocês pelo trabalho de cada um. Termino rogando ao nosso Bom Deus que conceda a saúde, a sabedoria e a proteção necessária a cada um de vocês.

Obrigado e que Deus abençoe a todos!