Ícone alego digital Ícone alego digital

Vanuza Valadares promove entrega de Prêmio Altamiro de Moura Pacheco

05 de Junho de 2009 às 11:37
Discurso proferido pela deputada Vanuza Valadares (PSC) em sessão especial que prestou homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, quando foi entregue à personalidades o prêmio Altamiro de Moura Pacheco. (06.06.2009).

Bom Dia,
Sr. Presidente,
Nobres Pares,
Senhores e Senhoras homenageados,

Sejam todos bem vindos nesta Sessão Especial dedicada ao Dia Internacional do Meio Ambiente

Obrigada pela presença!

É com muita alegria que damos início a mais uma solenidade de entrega do prêmio Altamiro de Moura Pacheco.

Aproveito a oportunidade para falar sobre o Código Florestal Brasileiro que tem 45 anos de vida, e que passa por uma revisão.

O Código Florestal brasileiro, data de 1965, tendo sido instituído antes da conferência de Estocolmo em 1972. Naquela época, o Brasil buscava o desenvolvimento a qualquer custo. Vivíamos em plena ditadura militar e a Amazônia era apenas uma terra a ser ocupada; ainda hoje a floresta guarda estas feridas.

A Constituição de 1988, artigo 225 - afirma que a população, têm o direito a viver num sistema ecologicamente equilibrado, cabendo a todos e ao Poder Público o dever de preservá-lo e defendê-lo para as presentes e futuras gerações.

Com a democratização do país e a pressão dos movimentos sociais, dos ambientalistas, do mundo acadêmico e da própria população, o Brasil foi aprimorando seu arcabouço jurídico, e uma série de leis e medidas foram sendo tomadas para evitar danos graves, e as vezes até irreparáveis.

Porém nos últimos anos, o panorama ambiental brasileiro envolveu uma série de mudanças metodológicas, legislativas e políticas, no rumo das premissas do Desenvolvimento Sustentável.

Alguns artigos do Código de 65 não resistem mais às pressões de parte da sociedade e, o mais importante, não se sustentam sob aspectos científicos, técnicos, sociais e econômicos.

O próprio ministro do Meio Ambiente já disse, que:
"O Brasil não é um samba de uma nota só, o verde da bandeira não é apenas da Amazônia, é do Pantanal, da Caatinga, do Cerrado, da Mata Atlântica e do Pampa".
O novo código Ambiental é fruto de meses de discussão entre deputados, senadores e membros de entidades de apoio ao setor produtivo inclusive, com propostas já aceitas, pelo menos em parte, pelos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

O objetivo é que o novo Código Ambiental Brasileiro  estabeleça diretrizes gerais, descentralizando a legislação ambiental entre a União, os Estados e o Distrito Federal e reformulando exigências relativas a ecossistemas específicos de diferentes regiões brasileiras.

Conciliando a preservação ambiental e a produção agrícola, sem esquecer dos centros urbanos que são os  grandes responsáveis pelo aquecimento global.

Como exemplo de que sociedade, e poder público, podem participar de programas de preservação e conservação ambiental com sucesso.

E importante refletirmos que

a não-observância da preservação e conservação ambiental gera impactos econômicos e sociais altíssimos."

Tenho muita satisfação em presidir a Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, conseguindo desenvolver trabalhos e atividades que divulguem, debatam e que tenham a possibilidade de conduzir o ser humano à plena consciência do o que está acontecendo com os recursos naturais em Goiás.

Nestes dois anos e meio, com determinação e transparência nos aproximamos da população e das autoridades responsáveis pela adoção de políticas referentes aos recursos naturais, e discutir o reflexo disso na condição humana.

Entre as varias atividades realizadas, podemos destacar a elaboração dos projetos de lei, que visam definir, sobre como gerir de maneira correta os recursos renováveis.

Abordamos vários assuntos em Audiências Públicas como as queimadas, a proteção das nascentes, a construção de hidrelétricas, a explosão da cana de açúcar, a dengue, o uso de material reciclado, os resíduos sólidos, as condições de vida do homem no campo, e os problemas advindo daí; a erradicação do trabalho escravo, o descarte de embalagens de agrotóxicos, a eletrificação rural, a outorga da água e o desenvolvimento do pequeno produtor junto ao meio ambiente, questão esta extremamente importante!

Precisamos conciliar progresso  e respeito a atmosfera  ambiental.

Com a Comissão também tive a oportunidade de conhecer e reconhecer, o trabalho que diversas pessoas realizam em prol da natureza.

Aos amigos, conselheiros, autoridades, a todos  que nos confiaram o seu respeito, seu afeto, sua dedicação, sua luta por esta causa, o meu carinhoso e sincero reconhecimento, pois nas lutas que aqui travamos, a vitória veio das batalhas de cada um de vocês!

Continuem assim, fazendo a diferença

Esta premiação acontece há 13 anos, e a dois  tenho o orgulho de premiar as pessoas que trabalham por  Goiás. Como uma forma de reconhecer, e dizer: Não desistam, estamos vendo o que vocês fazem para que o mundo se torne cada vez melhor.

Parabéns aos homenageados, nos reconhecemos vocês, muito mais do que defensores e protetores, nos os temos  como verdadeiros exemplos.

Aos presentes quero esclarecer que a escolha dos homenageados foi feita através de uma comissão formada por Deputados Estaduais; Representante do IBAMA; Pró-reitora da Universidade Católica de Goiás/UCG; Presidente do Sindicato das Agências de Publicidade do Estado;  Presidente da União brasileiras dos escritores  e representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Goiás - AEAGO.

Os agraciados são divididos em categorias e por isso, a necessidade das distintas premiações:

O Troféu Aroeira,  é concedido à empresa, entidade ou pessoa que mais tenha se destacado na defesa do meio ambiente em Goiás;

Os agraciados são:

Carlos Antonio de Lima Junior.

Carlos Antonio é Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis, pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil.

Carlos Antonio em sua atuação profissional vem desenvolvendo um trabalho de Assessoria Jurídica Ambiental, Fiscalização e Monitoramento e elaboração de projetos ambientais.

Tendo desenvolvido junto à prefeitura de Goianésia desde 2001 um trabalho primordial para o município.

Parabéns Dr. Carlos Antonio

Também receberá o Troféu Aroeira o senhor:

Marcos Antonio Correntino da Cunha.

Marcos Antonio é Engenheiro Eletricista e Hidrólogo, se especializou sobre os Recursos Hídricos e suas vertentes, onde desenvolve estudos hidrológicos e palestras em varias instituições de ensino superior em todo território brasileiro.

Participou ativamente da defesa ambiental como Conselheiro, Presidente de órgãos que visam a recuperação e conservação dos recursos hídricos do Estado de Goiás. Parabéns Marcos Antonio.

Também receberá o Troféu Aroeira o senhor:

Luziano Severino de Carvalho.

Dr. Luziano é Delegado da Delegacia de Repressão á Crimes contra o Meio Ambiente e tem desenvolvido um trabalho incansável em sua carreira profissional, atuando em diversas cidades do Estado, tendo em varias delas recebido homenagens e até diploma de cidadão pela elaboração e implementação de inúmeros programas ambientais.

Foi brindado ainda pela Comenda Araguaia, prêmio desta mesma Casa de Lei em reconhecimento nacional à causa da preservação e recuperação do Meio Ambiente.

Parabéns Dr. Luziano!

A Comenda dos Ipês será entregue ao órgão de comunicação ou agência de propaganda, ou aos profissionais desta área, que mais se destacaram na divulgação da causa de preservação do meio ambiente.

Os agraciados são o:

Colégio Classe- Entidade de ensino que se destina  a conscientização ambiental com seus alunos, professores e a comunidade.

O trabalho do Colégio Classe, visa formar consumidores conscientes e sócio ambientalmente responsáveis, capazes de aprender e mudar suas atitudes para buscar um mundo melhor.

Parabéns ao representante do Colégio Classe!

Quem também vai receber a Comenda dos Ipês é o senhor:

Vinicius Jorge Carneiro Sassine.

Vinicius é Economista e Jornalista, jovem, dinâmico e arrojado. Com um trabalho serio e científico venceu oito prêmios de jornalismo sendo exemplo na luta por um mundo mais justo e um ecossistema equilibrado.

Parabéns Vinicius Sassine!

Quem também vai receber a Comenda dos Ipês é a:

ONG Amazonas Visão

A ONG Amazonas promove um trabalho multidisciplinar nas áreas de saúde e meio ambiente, junto a população ribeirinha do Rio Araguaia e Rio Amazonas, desenvolvendo o compromisso social e ações que possam contribuir na melhoria da qualidade de vida da população alvo, bem como despertar reflexões a respeito das políticas publicas e suas propostas.

Parabéns ao representante da ONG Amazonas Visão

A Comenda Araguaia - será entregue à empresa, entidade ou pessoa que, nacionalmente tenha dado maior contribuição para a preservação do meio ambiente do Estado de Goiás.

Os agraciados são:

Caramuru Alimentos S.A.

A Caramuru Alimentos atua no mercado brasileiro por meio de sua marca Sinhá, principal empresa de capital nacional no processamento de grãos e sua industrialização final, a Caramuru acredita que uma empresa deve sim crescer, mas construindo uma parceria de respeito, ética e confiança com seus colaboradores bem como respeitando  os valores essenciais com as comunidades onde atua e o meio ambiente utilizado.

Parabéns ao representante da Caramuru Alimentos!

Também receberá a Comenda Araguaia a:

Cerâmica Santo Antônio.

A Cerâmica Santo Antônio tem o orgulho de transformar em realidade o sonho da moradia, valorizando o ser humano e respeitando o compromisso entre empresa, cliente e fornecedor. A empresa acredita que investir na recuperação de jazidas e reflorestamentos atua no equilíbrio ambiental  e promove a sustentabilidade do negócio. 

Parabéns ao representante da Cerâmica Santo Antônio!

Gostaria de ressaltar que além dos troféus e comendas todos os agraciados receberão um Diploma de Honra ao Mérito como certificado da premiação.

Parabéns a todos os escolhidos, e continuem sendo referência para o Estado de Goiás e  para o Brasil.

Termino minha fala lembrando das palavras do Toquinho quando nos diz:

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...


Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país

Obrigada!

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.