Cláudio Meirelles traça trajetória de Adailton de Oliveira
Senhoras Deputadas,
Senhores Deputados,
A sessão especial de entrega de medalha constitui procedimento de grande importância em nossa sociedade, tendo em vista que é instrumento pelo qual podemos expressar nosso reconhecimento pela vida exemplar de pessoas que, esquecendo-se de si mesmas, dedicam-se ao bem-estar social, prestando relevantes serviços a toda a comunidade. Especificamente, a sessão especial de hoje, em que entrego o Título de Cidadão Goiano ao ex-deputado ADAILTON DE OLIVEIRA MORAES, é o momento pelo qual trago a público minha gratidão e minha grande e dupla alegria em fazer-lhe esta justa homenagem.
Digo grande alegria, tendo em vista a relevante expressão do homenageado dessa noite. Tendo em vista, ainda, sua honrosa conduta de vida, bem como todos os seus grandes feitos. E me refiro à dupla alegria por ser o autor dessa homenagem e porque, tendo sido ela aprovada em Plenário, passa a ser feita por todo o Poder Legislativo Goiano. E é o que Vossa Excelência merece: o amplo reconhecimento por tudo o que significa para o Estado de Goiás.
Assim, não poderia deixar de, no exercício de meu mandato como Deputado Estadual, condecorar com o título de Cidadão Goiano, aqueles que, por seus nobres objetivos de vida, têm participado, ativamente, na construção da sociedade preconizada por nossa Constituição Federal, ou seja, uma sociedade livre, justa e solidária. Pessoas que, por isso mesmo, têm se sobressaído, em nosso Estado. Não é fácil expressar, com palavras, o reconhecimento, a admiração e a gratidão por tão importante pessoa. Mas, esforçar-me-ei para fazê-lo.
Por outro lado, se não é fácil fazer um discurso com esse mister, reconheço que uma vida honrosa, digna e solidária não se constrói de uma hora para a outra. Nem mesmo, de um ano para o outro. Essa construção é feita paulatinamente, dia a dia. Exige-se esforço, dedicação, renúncia, solidariedade, respeito e amor ao próximo, coragem, espírito de missão e uma conduta política calcada na ética.
Aliás, todos esses atributos que acabei de mencionar são fecundos e inerentes ao homenageado dessa noite, que possui uma história de vida pautada na generosidade, bem como na capacidade de articulação, na competência e na defesa dos direitos comuns. O fruto maior dessa exemplar história de vida constitui-se no auxílio ao exercício da cidadania, ao princípio da dignidade humana e à concretização da democracia, princípios básicos de nosso País.
Sua conduta demonstra paixão pela vida e pelo bem-estar social. Na linha do tempo de sua vida profissional, pessoal e política, não observamos retrocesso. Não detectamos mancha alguma. Seu notável curriculum é digno de admiração. Vejamos: Seu sangue político vem de família, desde quando, em 1929, tendo mudado com seus pais para o Município de Filadélfia, hoje, pertencente ao Estado do Tocantins, começou a exercer forte liderança política em toda a região desse Município. A família Moraes, especialmente, nosso homenageado e seu irmão, teve participação importante, também, nos primeiros movimentos de criação do Estado do Tocantins.
Sua vida profissional teve início em 1954, quando tomou posse como promotor de justiça de 1ª entrância, da comarca de Filadélfia, permanecendo nesse cargo por 4 anos e 10 meses. Foi, também, Diretor Comercial do Consórcio de Empresas e Notícias do Estado de Goiás – CERNE -, por um período de 02 (dois) anos e 06 (seis) meses, tendo tomado posse em 1967. Além disso, foi funcionário do Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás – IDAGO -, aposentando-se em 1983, em virtude de contar com mais de 35 anos de serviços prestados. Mas, como já dissemos que sangue político corre em suas veias, nosso homenageado atuou, proficuamente, na política de nosso Estado. Foi Prefeito Municipal de Filadélfia entre 1961 e 1963, oportunidade em que renunciou ao mandato para ocupar a cadeira de Deputado Estadual por Goiás, cargo exercido de 1963 a 1967, tendo sido um dos presidentes desta Casa Legislativa.
Exerceu, também, o mandato de deputado estadual entre os meses de outubro e dezembro de 1968. Enquanto deputado, foi autor da Lei de emancipação do Município de Colinas de Goiás, hoje, denominado, Colinas do Tocantins. Em 1973, voltou a ser Prefeito Municipal de Filadélfia, permanecendo na chefia do Poder Executivo desse Município até 1977. Foi, ainda, autor e responsável pela transferência da sede do Município de Tupiratins para o Distrito de Presidente Kennedy, ambos, à época, no Estado de Goiás. Mas, não foi somente quando exercia cargos políticos que realizava atividades ligadas à área social. Mesmo depois de concluído seu mandato, continuou, por décadas, a pedido de políticos, trabalhando no atendimento às pessoas enfermas que buscavam tratamento na capital.
Nesse mister, fez de sua residência, uma verdadeira “Casa de Apoio”, atendendo, inclusive, a jovens que procuravam melhores estudos. Também não é a primeira vez que se condecora nosso homenageado. Os serviços por ele prestados, bem como seu exemplo de vida foram reconhecidos, outrossim, pelo Estado do Tocantins, onde, em 1991, foi agraciado com a Ordem do Mérito Tocantins e, em 1992, recebeu o título de Cidadão Tocantinense. Sua vida e seu trabalho foram reconhecidos, também, pelo Município de Filadélfia, onde, em 1996, recebeu o título de “Cidadão Filadelfiense”. Suas condecorações não pararam por aí, pois, hoje, com satisfação, entregamos-lhe o título de CIDADÃO GOIANO, símbolo de nossa gratidão por estar sempre acrescentando algo de novo na conquista do bem-estar social. O sábio poeta Luís Vaz de Camões já disse que “as coisas árduas e lustrosas se alcançam com trabalho e com fadiga”. Com efeito, SENHOR ADAILTON, Vossa Excelência teve como lema o trabalho, não se preocupando com as dificuldades, mas, sim, com a grandeza das conquistas. Vossa Excelência não se prostrou diante da fadiga. Por isso, colheu frutos esplêndidos e reluzentes.
A sociedade goiana reflete seu esforço e dedicação. Parabéns por essa homenagem e por todas suas conquistas. Mas, tenho certeza que suas realizações não terminam por aqui, pois elas são consectárias de seu espírito solidário e de sua sabedoria. Sabemos que Goiás ainda se alegrará e honrará muito mais com Vossa Excelência.
Muito obrigado por tudo. Que Deus continue lhe abençoando.