Coronel Queiroz presta homenagem ao Dia do Bombeiro
Boa tarde senhoras e senhores,
Inicialmente gostaria de agradecer a Deus pela inenarrável oportunidade de poder estar aqui junto com amigos e companheiros de longa data.
Esse momento é de sublime importância, pois simboliza um agradecimento e o reconhecimento que não é só meu ou desta casa Legislativa, sobretudo, é do povo goiano a essa corporação do: "vidas alheias e riquezas a salvar".
Essa sessão é em homenagem ao Dia dos Bombeiros. Esse dia é comemorado nacionalmente, todos os anos, na data de 02 de julho, uma vez que, nessa mesma data, no ano de 1856, por um decreto imperial de Dom Pedro II, o príncipe filósofo e abolicionista, criava-se uma das corporações mais significativas para o povo brasileiro.
O primeiro modelo operacional usado naquela época era o da brigada francesa, e a corporação intitulava-se Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. O Corpo de Bombeiros foi regulamentado em 1860 e militarizado em 19 de julho de 1880.
Desde aquela época o Corpo de Bombeiros vem ajudando a construir a história brasileira. E em Goiás não é diferente. No ano de 1957, mais precisamente no dia 05 de novembro, onze profissionais foram enviados ao estado de Minas Gerais para fazer o curso de Bombeiros Militar e no ano seguinte, por meio da lei n° 2.400, de 17 de dezembro de 1958, fora criada uma Companhia de Bombeiros.
Agora em 2009 o nosso Corpo de Bombeiros completará 51 anos! O que além de ser um marco em termos de existência também é uma uma boa ideia!
Em Goiás o Corpo de Bombeiros ganhou autonomia administrativa e fincaneira com a Constituição estadual de 1989, separou-se da irmã siamesa, a Polícia Militar, e firmou-se com uma identidade própria, sendo representada por um brasão dos mais belos e significativos do Brasil, cujo tema central é a figura mitológica da Fenix - aquela que resurge das cinzas - também tem um slogam que já se tornou um epiteto inolvidável: vidas alheias e riquezas a salvar.
Mas não é só pela criatividade de nossos bombeiros com seus marcos simbólicos que essa corporação, cujo patrono é Dom Pedro II, se destaca. É pelo trabalho árduo que empregam em favor dos goianos que precisamos reconhecê-los e homenageá-los.
Depois de 20 anos de emancipação, os Bombeiros em Goiás cresceram de algumas poucas unidades operacionais para quase trinta. Isso dá uma média de mais de uma nova brigada de Bombeiros por ano, instalada nas cidades do interior de Goiás e também na capital.
Ressalte-se que apesar desse importante crescimento em Goiás, muito ainda precisa ser feito, pois no Brasil, segundo um levantamento do IBGE, cerca de apenas 635 municípios dispõem de uma brigada do Corpo de Bombeiros Militar. Isso é muito pouco, pois, representa somente 11,41% de todo os municípios do país, que tem 5.564 cidades.
Isso nos dá uma clara mostra do quanto de trabalho ainda temos pela frente, todos nós homens e mulheres que realizamos nossos labores na segurança pública.
Todavia, basta que sigamos o exemplo daqueles que antecederam na construção dessa corporação cinquentenária. Homens que com seu vigor físico e intelectual agregaram valor, estrutura, cultura e riquezas materiais e humanas na história recente dessa ainda tenra corporação.
O povo goiano têm a sorte por terem passado no alto comando dos Bombeiros figuras como os coroneis: Anthony Jefferson Soares Frazão, João de Oliveira Godinho, Pedro Francisco da Silva, Nilton Arão Gomes, João Batista de Oliveira e mais recentemente nosso querido amigo Valdi Marques de Souza que por sua extrema capacidade de trabalho foi também superintendente executivo da Secretaria de Segurança Pública e Justiça.
Os Bombeiros tem uma tremenda capacidade de produzir expoentes em termos de comandantes uma vez que, depois do coronel Valdi, pensava-se, esse será inigualável e eis que surge o coronel Uilson Alcântara Manzan. Só pode ser a água que vocês usam no combate ao fogo. Deve ser uma água benta, não é!
Brincadeiras a parte, é notável a condução dos bombeiros por esse homem. Brilhante gestor, honroso pai de família e amigo dos mais distintos. Somos parceiros de longa data e que Deus continue me permitindo conviver com um profissional dessa envergadura.
Mas nem só de excelente gestão vivem os bombeiros, os quadros de oficiais que assessoram e compõem o staff dessa corporação são de elevada extirpe e por isso são condecorados em profusão não só aqui mais alhures também.
E em nenhum lugar no mundo, e os meus escondidos canos me credenciam a isso, conheço qualquer estrutura ou organização que fique de pé sem uma base sólida, arraigada à valores e culturas como a disciplina e a noção do bem servir e inclusive colocando suas vidas em risco para a defesa e proteção de homens, mulheres e crianças desse nosso Estado.
Estou me referindo aos nossos valorosos soldados, bravos cabos, abnegados sargentos e experientes subtenentes estes homens que hoje compartilham dignamente seus postos de combatentes do fogo com as mulheres desafiam o perigo destemidamente e segundo Péricles, que viveu em Atenas, no século quinto antes de cristo, e que ajudou a colocar a civilização grega no apogeu da democracia, enquanto chefe de estado e estrategista já reconhecia que "aquele que morre por sua pátria, serve-a mais em um só dia que os outros em toda a vida ."
Por isso e por fim, nessa data relembremos aqueles que se foram vergando suas fardas, encarando o perigo com a mesma austeridade com que viveram seus dias de glória. Que suas famílias recebam nossas homenagens nesse dia. Que suas memórias sejam para sempre enaltecidas no embalo da formação de novos herois e bendito seja Deus por permitir que esses bravos vivessem conosco compartilhando suas virtudes.
Meus amigos bombeiros homenageados! Recebam a maior de todas as honrarias dessa Casa Legislativa. A comenda Pedro Ludovico Teixeira. É o nosso reconhecimento por sua faina. Por sua coragem e pelo seu destemor.
Parabéns pelo Dia Nacional dos Bombeiros Militares.
Salve do Pedro II!
Salve os Bombeiros!!
Que Deus vos protejam e vos amparem!
E que assim seja! Um abraço a todos!