Helder Valin lembra ações da UCG

27 de Agosto de 2009 às 17:46
Pronunciamento feito pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Helder Valin, por ocasião da realização da sessão solene em homenagem ao cinquentenário da Universidade Católica de Goiás - UCG e entrega do Título de Cidadão Goiano e da Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira ao Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz e, também, entrega da Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira ao Reitor Wolmir Therezio Amado. (27.08.2009).

Senhoras e senhores,

Vivemos em um mundo em que o capital humano se sobrepõe ao patrimônio financeiro. A linha que separa uma nação desenvolvida e próspera de uma profundamente desigual e empobrecida é justamente o nível de desenvolvimento intelectual de seus cidadãos.

Como nunca aconteceu na história da humanidade, somos bombardeados todos os dias por um volume imensurável de informações que chegam até nós por meio de novas mídias. Mas a informação isolada, sem reflexão, sem análise, é estéril. Incapaz de levar à ação.

O que nos torna aptos a atuar de forma consciente, criativa, autônoma, ética, de ocupar com responsabilidade e propriedade nosso lugar no mundo é o conhecimento. A Universidade Católica de Goiás é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores patrimônios dos goianos. Grande produtora de conhecimento, parceira de primeira hora da nossa sociedade, responsável pela formação de várias gerações de profissionais competentes e, principalmente, de cidadãos plenos, éticos e socialmente responsáveis.

Goiás ocupa hoje o 9º lugar entre os estados mais ricos e desenvolvidos do Brasil. Os bons índices da nossa economia não deixam dúvidas de que o crescimento de nosso Estado é sustentado. Primeira universidade do Brasil Central, a UCG tem contribuído significativamente, ao longo das últimas cinco décadas, para a manutenção deste ciclo virtuoso, formando mão de obra altamente qualificada e, principalmente, produzindo conhecimento por meio da extensão e da pesquisa acadêmica.

Uma das maiores e mais respeitadas universidade do Brasil, a UCG conta com 50 cursos de graduação, 82 cursos de especialização, 15 mestrados, 3 doutorados, além de cursos de Educação à Distância. É superior a 25 mil o número de estudantes matriculados. Ao longo dos anos, mais de 73 mil profissionais puderam carregar no peito o orgulho de alcançar a graduação por esta valorosa e respeitada instituição.

É importante ressaltar que em nenhum momento ao longo da sua história a UCG esteve distante da sociedade. Seja dando suporte aos estudantes de baixa renda, seja atendendo a comunidade através do núcleo de prática jurídica, do laboratório da Área de Saúde ou das clínicas-escola de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional ou fisioterapia, a UCG sempre cumpriu sua função social.

Em nome de toda a sociedade goiana, gostaria de resumir meu reconhecimento e gratidão a esta importante instituição de ensino lembrando que confiei a ela meus bens mais preciosos: minha filha, Graziela, há poucos dias graduou-se em Direito por esta consagrada universidade, e meu filho, Helder Henrique, é estudante de engenharia civil.

Nesta tarde, a Assembleia Legislativa de Goiás também homenageia duas figuras fundamentais para a UCG e que, portanto, têm prestado imensuráveis serviços à sociedade goiana. Dom Washington Cruz, arcebispo metropolitano de Goiânia, presidente e grão chanceler da Sociedade Goiana de Cultura, mantenedora da UCG, e o magnífico reitor Wolmir Amado.

Receba Dom Washington, tanto o título de Cidadão goiano quanto a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, como um abraço de todos os goianos. Como um agradecimento sincero por tantos e relevantes serviços prestados ao nosso Estado.

Reconhecimento que se estende também ao magnífico reitor Wolmir Amado. Gaúcho de nascimento, goiano de coração desde que se mudou para nossa terra, e de direito desde 1996, quando esta Casa lhe concedeu o Título de Cidadão por iniciativa do saudoso deputado José Luciano.

Que Deus conceda saúde, vida longa e discernimento para que estes dois grandes homens que se forjaram na fé e no trabalho possam continuar fazendo da UCG um dos maiores e mais importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Que esta valorosa e respeitada universidade prossiga crescendo e se desenvolvendo no mesmo ritmo de nosso Estado, formando mais que profissionais brilhantes, mas, sobretudo, homens e mulheres de bem.

Fiquem todos com Deus.

Muito obrigado.