Ícone alego digital Ícone alego digital

Helder Valin presta homenagem a três padres

28 de Agosto de 2009 às 11:28
Pronunciamento feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin, por ocasião da sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira aos Padres José Gonçalves Pinheiro, (Padre Zezão), Roque João Bieger e Sérgio Ricardo Rezende.(28.08.2009).

 

Senhoras, senhores,

A Bíblia nos diz que é pelos frutos que conhecemos a árvore e que a fé, sem obras, é morta. Servir a Deus é fazer verdadeiramente sua vontade. Significa, portanto, muito mais do que professar uma crença e seguir ritos. É preciso viver de forma coerente. Colocar-se sinceramente a serviço do outro, especialmente dos que mais necessitam.

 Nesta manhã, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, reconhece o valor de três homens de fé, que conquistaram o amor e o respeito de suas comunidades pela grandeza de seus gestos e pela força de seus exemplos. Sacerdotes que não se limitaram à devoção. Que transformaram sua crença em força para seguir em frente amparando, aconselhando e acolhendo o próximo.

José Gonçalves Pinheiro, carinhosamente chamado pelos seus fiéis de Padre Zezão, nasceu em Iporá. Atua nas Paróquias São Pedro e Santa Luzia e na Matriz de Campinas.  Com o apoio da comunidade e a fé inabalável em Deus e no trabalho, abraçou a missão de construir a Igreja de São Pedro, no setor Gentil Meirelles.

É importante mencionar que o nosso querido Padre Zezão fez do dom inato para a música um instrumento de evangelização. Por meio do canto, agradece o criador pelo dom da vida, e convida os fieis a seguirem o caminho do trabalho, do amor, da paz, da concórdia.

O jovem padre Sérgio Ricardo Rezende também conquistou o respeito e a admiração dos goianienses por meio da sua fé inquestionável e da sua capacidade de acolher os fieis. Natural de Patrocínio, Minas Gerais, Padre Sérgio reside em Goiás desde a década de 80 e em Goiânia desde 1995.

Já atuou nas paróquias Cristo Libertador, no Conjunto Vera Cruz, Nossa Senhora de Guadalupe, no Parque das Laranjeiras, São Miguel, no Setor Pedro Ludovico, e atualmente responde pela Cristo Rei, no Parque Atheneu.

Sempre procurou conciliar a fé e o trabalho pastoral com o desenvolvimento intelectual. Com graduação em filosofia pela Universidade Católica de Goiás e Teologia, pelo Instituto Santa Cruz, padre Sérgio é especialista em Filosofia Política, e fez MBA em Administração Estratégica, Marketing Estratégico e Espiritualidade Missionária, este último na Pontifícia Universidade Urbaniana em Roma, na Itália.

Não poderíamos deixar de reconhecer a relevância do trabalho realizado por Padre Roque João Bieger, gaúcho de Santa Rosa.  Roque ordenou-se padre em fevereiro de 1988 e desde então passou por paróquias em Santa Catarina, Mato Grosso e Goiás.

 Antes de vir para Goiânia, exerceu seu ministério na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Jataí. Nesta capital, dedicou-se às paróquias de Maria da Libertação, São Pedro e São Paulo.

Importante destacar a importância e a beleza do trabalho social que padre Roque vem desenvolvendo em uma das regiões mais carentes de Goiânia.  Com muito carinho e dedicação, ele preside a Associação Beija Flor, que orienta e cuida de 240 adolescentes no Bairro da Vitória, em Goiânia.

Em um mundo tão agitado, marcado pela superficialidade dos relacionamentos e valores, e pela supervalorização do material em detrimento do espiritual, estes três sacerdotes constituem, sem dúvida, uma reserva moral da nossa sociedade.

Queridos sacerdotes, que Deus continue abençoando todos os seus passos, e que as dificuldades jamais os desviem de sua sublime missão. Que o Criador nos abençoe a todos para que possamos seguir seus exemplos de fé e dedicação.    

Um grande abraço.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.