Ícone alego digital Ícone alego digital

Laudeni Lemos discursa durante sessão especial

10 de Setembro de 2009 às 16:32
Discurso proferido pela deputada Laudeni Lemos (PSDB) durante sessão especial que homenageou juízes e advogados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. (10.09.2009).
Prezados Senhores,
Prezadas Senhoras,

   

Primeiramente gostaria de agradecer a Deus o Supremo Arquiteto do Universo pela oportunidade de estarmos aqui hoje, junto a pessoas tão especiais e para  as quais dirijo meus sinceros agradecimentos.

Antes de tudo quero externar  a minha imensa alegria de estar entre amigos, de conviver por algum momento com esse grupo de administradores e de doutores em Direito,  para o quê tenho muito orgulho de estar me preparando, pois sou acadêmica do curso de Direito na FASAM.

São seis homenageados com a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a honraria máxima desta Casa de Leis. Pessoas que de alguma forma, contribuíram, cada uma na sua função, para com o nosso Estado, seja no campo social, político ou como pais de família, que é a base de nossa sociedade. A outra grande honraria que iremos entregar nesta tarde é o título Honorífico de Cidadão Goiano que hoje temos o privilégio de conceder a dois  grandes profissionais:   a professora Goiacy Campos dos Santos Dunck e ao empresário Luciano Novais Lourenço.  

A Professora Drª Goiacy Campos dos Santos Dunck,  nasceu em Carolina – Maranhão, em 21 de Maio, filha de Hailton Bezerra dos Santos e Francisca de Assis Campos dos Santos, é advogada e professora universitária, casada com o professor e advogado Ernesto Martim S. Dunck, e teve 3 filhos: Davi Augusto Campos Dunk, Pedro Ernesto Campos Dunck e Lucas Martins Campos Dunck.

A família mudou-se para Goiânia em 1985 onde Goiacy iniciou seus estudos na Capital,  formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás e fez  pós-graduação na Universidade Federal de Goiás.

Ao longo dos anos, com muita persistência,  a professora Goiacy iniciou suas atividades profissionais como servidora pública. Decidiu  investir na carreira jurídica e docente, iniciou como assessora jurídica e, posteriormente, como professora na Universidade Católica de Goiás no ano de 2000,  na Universidade Paulista  em  2001 e na Universidade Estadual de Goiás em 2003.

Em Agosto de 2004,  publicou a obra “Manual de Monografia, Técnicas de Pesquisa”, iniciando uma carreira de sucessivas palestras e como orientadora em mais de 473 bancas de monografias jurídicas.

Atualmente é advogada,  professora  na Universidade Católica de Goiás, Faculdade Anhanguera e na Faculdade Sul-Americana (FASAM) e está concluindo mestrado em Direito na UCG. 

Luciano Novais Lourenço, esse mineiro nascido em 16 de Maio de 1968, em Laranjal – Minas Gerais, filho de Adauto Lourenço Cavalher e Maria Lúcia Novais Cavalher,  tem dois irmãos: Adauto Lourenço Cavalher Jr. E Danielle Novais Lourenço.      

Aos 20 anos, saiu de casa e foi tentar a vida em  Belo Horizonte onde  trabalhou numa firma de engenharia para manter seus estudos.  Foi aprovado  em dois vestibulares para os cursos de Comércio Exterior na UNA e de Administração de Empresas na PUC – MG . Mas decidiu pela vida empresarial, dando sequência à tradição familiar na fabricação de biscoitos caseiros.  Começou atuando em Planaltina, Entorno de Brasília, mas optou por se mudar para Bela Vista de Goiás, onde instalou sua própria indústria – a Biscoitos Diminas.

Em Bela Vista de Goiás, casou-se com Miclélia  Bento Teles Lourenço, com quem tem uma filha de 4 anos: Maria Eduarda Teles Lourenço.      

No início, as dificuldades eram muitas. Durante cinco anos a fabricação era artesanal e a produção era toda vendida em feiras e comércio regional. Com a experiência e com apoio de amigos, familiares e com a graça de Deus, a Biscoito Diminas cresceu e expandiu sua área de atuação, possui mais de 100 colaboradores diretos e indiretos e hoje atende todos os Estados do Brasil. 

Senhoras e Senhores, a  homenagem que se faz hoje é também pela bravura, coragem e pela sabedoria da escolha deste Estado. É o nosso reconhecimento pela vida exemplar de pessoas que, esquecendo-se de si mesmas, dedicam-se ao bem-estar social, educacional e empresarial, prestando relevantes serviços a toda a comunidade goiana.

Professora Goiacy Campos e Luciano Novais, muito obrigada por escolher Goiás. 

Parabéns!!!        

Hoje, como Deputada Estadual e como autora da proposta das homenagens, tenho a grata  satisfação de participar dessa importante solenidade na qual a Assembleia Legislativa faz a entrega da medalha Pedro Ludovico Teixeira a pessoas que fizeram e ainda fazem a historia de Goiás.

Para tanto, quero  falar um pouco da trajetória de cada um dos homenageados, para que todos saibam os motivos pelos quais eu os indiquei para receberem essa condecoração. 

Professor Ari Queiroz -  Um homem de índole inquestionável. Uma pessoa  que por trás de sua timidez se revela um homem educado, batalhador, que não mede esforços para solucionar quaisquer problemas, sejam eles no âmbito pessoal ou profissional.  

Professor Ari Queiroz tem um vasto currículo. Já recebeu inúmeros títulos no Estado, é conhecido nacionalmente. Foi aprovado em primeiro lugar em diversos concursos, como fruto de seu talento e de sua dedicação.  É autor de várias obras jurídicas.  

Exerce atualmente diversas funções jurídicas. Dentre elas, a de juiz de direito da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual na Comarca de Goiânia desde 2002; juiz eleitoral da Centésima Quadragésima Sétima Zona Eleitoral de Goiânia; e presidente da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Comarca de Goiânia  no período.

Dr. Ari Queiroz  possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Direito do Estado pela Universidade de Franca, doutorado em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em  Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino. Para minha satisfação e dos demais acadêmicos, é professor e coordenador de graduação em Direito da Faculdade Sul-americana – FASAM.  

Drº  José Bezerra Costa  -  um sinônimo de fineza, de gentileza e de educação. Sua alegria contagiante, como professor universitário, tem o poder de cativar a todos. Não só alunos, colegas de trabalho, mas a todos que o conhecem e que têm o privilégio de compartilhar com o seu convício.

Nasceu  na cidade de Paranã, hoje em Tocantins, é casado com a psicóloga Ana Ferro de Moraes Bezerra e tem dois filhos: o médico Leandro Ferro de Moraes Bezerra e o advogado Cirano Ferro de Moraes Bezerra.

É Juiz de Direito  desde 1970, quando foi classificado em primeiro lugar em concurso público. Tem uma longa vida acadêmica e docente. Para tanto vamos destacar alguns itens de seu vasto currículo:
- professor de Direito Civil no Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Goiás.
- Professor de Direito Comercial e Direito Agrário do Curso de Direito das Faculdades Sul-Americanas.
- Professor de Direito Civil da Escola Superior da Magistratura.

Dr. Sebastião Luiz Fleury – (aqui representado pelo tio, o engenheiro Sr. José Maria Fleury),  Dr. Fleury é  portador de uma postura ética exemplar. De grande sapiência. Percorreu um longo caminho com muitas dificuldades até chegar à magistratura.

Nascido em Inhumas-GO,  hoje juiz da Terceira Vara da Fazenda Pública Municipal, enfrentou os percalços da vida logo cedo. Aos 14 anos, teve de deixar a casa dos pais: Luiz Gonzaga Fleury e Graciema Silva Fleury para estudar em Goiânia.

Já casado com Tânia Márcia Valadão de Brito Fleury, conseguiu concluir a faculdade com ajuda do Crédito Educativo e tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde iniciou uma carreira marcada por várias conquistas e vitórias.  Vitórias estas que o torna um dos homenageados desta tarde. Hoje o Dr. Sebastião Luiz Fleury tem curso de mestrado em Direito Penal na Universidade Federal de Goiás;  é professor da Universidade Católica de Goiás e da Faculdade Sul Americana; jornalista provisionado e  radialista. Desempenhou as funções de juiz eleitoral nas Comarcas de Edéia, Acreúna, Cristalina, Uruaçu, Anápolis, Itauçu e Vianópolis.

Já recebeu várias homenagens. Dentre elas, destacamos:  título de Cidadão Edeense,  Título de cidadão Acreunense,  Diploma de honra ao mérito de Acreúna e Uruaçu.

Exerce, atualmente, o cargo de Primeiro Juiz de Direito da Terceira Vara da Fazenda Pública Municipal e Registros Públicos da Comarca de Goiânia-Go, sendo, ainda, professor da Universidade Católica de Goiás e da Faculdade Sul Americana – FASAM.

Dr. Heber Carlos de Oliveira  - trata-se de um homem culto, inteligentíssimo e de uma seriedade marcante.   Como professor, às vezes é  considerado rígido por uns, mas admirado por todos pelo seu idealismo de transformar seus alunos em grandes profissionais. Por detrás de um perfil austero, existe um ser humano flexível,  humilde e, além de tudo, um grande vencedor. 

Dr. Heber é natural de Jataí – GO, filho de José Francisco de Oliveira e Benvinda Rodrigues de Oliveira,  casado com Dagmar Silva Paiva Oliveira, teve 3 filhos: Danilo Paiva de Oliveira, Pedro Paulo Paiva de Oliveira e Victor Hugo Paiva de Oliveira.

Tem formação acadêmica em Direito pela UFG e Mestrado em Ciências Penais pela UFG.

Juiz de Direito;  professor da FASAM;  professor da Escola Superior da Magistratura;  Juiz Eleitoral da Centésima Trigésima Segunda Zona eleitoral;  Presidente da Primeira Turma Julgadora Mista da Segunda Região.  Foi titular das Comarcas de Jandaia, Mineiros, Paraúna e atualmente é titular do Primeiro Juizado Especial Cível de Aparecida de Goiânia.

 Drº  Franco de Velasco e Silva  - Como o próprio nome diz ele é franco, transparente,  uma pessoa meiga e acima de tudo um grande amigo e um excelente profissional.

Professor Universitário e advogado com graduação em Direito pela Universidade Católica de Goiás,  fez Mestrado em Direito Empresarial pela UNIFRAN- Universidade de Franca, São Paulo.

Nascido em Goiânia e filho do Sr. Léo Costa e Silva e Maria do Rosário Velasco, atualmente Dr Franco de Velasco e Silva é professor efetivo na Universidade Católica de Goiás, na Universidade Paulista (UNIP) e Faculdade Sul-Americana (FASAM). É casado com a profª Eliane Simonini Baltazar Velasco e autor de importantes artigos jurídicos e monografias.  


Edvaldo Fagundes dos Santos,  é servidor público desde 1979, admirado por todos pelo seu idealismo  transformador e  profissional. Por causa desse perfil,  hoje administra os palácios: Pedro Ludovico Teixeira e das Esmeraldas, como Superintendente de Administração dos Palácios do Governo.

Finalizando, agradeço a presença de todos: os familiares e amigos dos homenageados, os funcionários da faculdade e professores, bem como dos nobres pares.   

A todos os acadêmicos aqui presentes,  desejo, de coração, que  concretizem todos os seus sonhos. Que sejam grandes vencedores e que espelhem suas carreiras em nossos homenageados.

Quero dizer a todos vocês que as dificuldades sempre existiram e existirão. Certamente, as pedras vão surgir no caminho de cada um. Mas nenhuma delas será intransponível.  Repito, tirem como exemplo e como parâmetro de seus ideais todos os nossos homenageados aqui presentes.

Todos lutaram.....e todos venceram.

SIM, NÓS PODEMOS.....  

Muito Obrigada.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.