Ícone alego digital Ícone alego digital

Jardel Sebba aponta empreendedorismo da Italac

19 de Novembro de 2009 às 16:07
Discurso proferido pelo deputado Jardel Sebba (PSDB) durante sessão especial em que prestou homenagem à Italac pelos 15 anos de atuação no Estado de Goiás. (19.11.2009).

Senhor presidente, senhoras, senhores,

A Assembleia Legislativa tem a honra de reconhecer, nesta memorável tarde de novembro, o valor de empreendedores que, com determinação e muito trabalho, gravam seus nomes na história de Goiás e do Brasil e transformam a vida de comunidades inteiras, levando desenvolvimento econômico para as cidades e mais qualidade de vida para milhares de famílias.


Falo dos irmãos Sandra, Alexandre, Jerônimo, Márcio, Sérgio e Cláudio, cuja empresa, a Italac, é apontada como um dos empreendimentos mais bem sucedidos da indústria de laticínios no Brasil. Podem ter certeza: Goiás tem o privilégio e se orgulha de acolhê-los como filha e filhos, expressando o reconhecimento e gratidão pelo extraordinário trabalho que realizam pelo engrandecimento do Estado.

O escritor brasileiro Mário de Andrade, um dos grande nomes do Movimento Modernista de 1922, disse certa vez que a ousadia contém "gênio, poder e magia". Nada pode ser mais poderoso e transformador que a ousadia de dar o primeiro passo.  Da coragem para ousar caminhos  novos nascem o sucesso e as grandes realizações.


Fundada em 1994, a Goiasminas Indústria de Laticínios Limitada, detentora da marca Italac Alimentos, é hoje referência no segmento, ocupando lugar entre as 5 maiores empresas de laticínios no país. Em 2007, conquistou o prêmio "Fornecedor mais Lembrado" na categoria Leite e Derivados, concedido pela Revista da Indústria da Alimentação Brasileira, após pesquisa realizada junto a mais de 6 mil compradores do setor.


A empresa Italac, que hoje tem fábricas em Goiás, na querida cidade de Corumbaíba, Minas Gerais, Pará, Rondônia e ainda a recém inaugurada unidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, começou pequena, produzindo queijos e manteiga.


Em 1998, a Italac passou a produzir sua linha de leite longa vida e não parou mais de crescer e diversificar a sua produção, sobretudo investindo na fabricação de produtos em caixinha Tetra Pak como achocolatado, leite condensado e creme de leite. Em todo este tempo, manteve firme o foco na qualidade de seus produtos.


Hoje, a capacidade total de processamento da Italac atinge fabulosos 4,1 milhões de litros de leite por dia.  Somente na unidade de Corumbaíba podem ser processados, diariamente, volume de 1,4 milhão de litros de leite. Toda esta matéria prima é transformada em leite longa vida e em pó, creme de leite, achocolatado e leite condensado, que abastecem as gôndolas de supermercados de quase todo o País e fortalecem a cadeia produtiva do leite goiana. 


A Italac é a maior produtora de leite condensado em caixinha do Brasil e o 2º maior produtor de creme de leite. A fábrica de Corumbaíba dobrou sua produção de creme de leite e achocolatado em 2009 e  concentra boa parte da produção de leite condensado da empresa.


Somente em Goiás são gerados 600 empregos diretos. Em todo o Brasil, 20 mil famílias de trabalhadores dependem direta ou indiretamente do sucesso da Italac. Para 2010, o compromisso é continuar investindo na ampliação e modernização das suas plantas industriais. Serão investidos 15 milhões de reais para que a unidade de Corumbaíba possa dobrar sua produção de leite condensado.


Uma empresa, afirmou o americano Henry Ford, pioneiro da indústria automobilística mundial, é muito mais que seu patrimônio. Uma empresa, disse ele já no final da vida, é principalmente seu capital humano, que tem o rosto e a voz dos trabalhadores que a ela dedicam todo seu esforço e talento para produzir com qualidade.


A Italac é hoje uma empreendimento de sucesso e merece o nosso aplauso. É uma empresa modelo, que se distingue como uma das maiores geradoras de ICMS de nosso Estado, constituindo-se em polo de produção indutor de desenvolvimento no sudeste goiano.  Basta dizer que faturamento estimado da empresa para 2009 é de 1 bilhão de reais. É isso mesmo, senhoras e senhores: 1 bilhão de reais.

Em nome de toda Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, faço hoje esta homenagem não só aos valorosos empresários que ousaram transformar a Italac em um gigante do setor de laticínios, mas também a todos os seus trabalhadores, colaboradores e familiares. Obrigado por produzirem qualidade e riqueza. Obrigado por contribuírem para o desenvolvimento de Goiás.


Aproveito esta oportunidade para destacar a paixão de seis valorosos empresários por Goiás e nossa gente. Uma família que se dedica há seis décadas ao ramo de laticínios, que traz o nosso Estado sempre no coração, que adotou nossa terra e foi por ela adotada. Nada mais justo, portanto, que os irmãos Teixeira sejam oficialmente declarados cidadãos goianos.


Alexandre Botelho Teixeira, diretor operacional e de marketing da Italac, nasceu em Araguari, Minas Gerais e estudou Administração de Empresas na Universidade Federal de Uberlândia. Começou sua carreira como gerente na indústria de Laticínios Cachoeiro Alta, e ao lado de seus irmãos fundou a Italac.


Sandra Regina Teixeira, diretora administrativa, é mineira da cidade de Perdões. Graduou-se em Biologia pela Universidade Federal Uberlândia e cursou especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuou como professora de ciências  biológicas até se juntar aos irmãos na Italac, em 1999.


Jerônimo Teixeira Neto, também natural de Araguari, cursou Administração de Empresas e começou sua carreira atuando como gerente de uma unidade da Indústria de Produtos Alimentícios Teixeira, empresa da qual seu pai era sócio, em sua cidade natal. Trabalhou, ainda, na área comercial do Latícinio Vale do São Patrício, antes de se unir aos seus irmãos na Italac, onde responde pelo cargo de diretor comercial.


Márcio Botelho  Teixeira também nasceu em Araguari e cursou Administração de Empresas. Responde atualmente pelo cargo de Diretor de Produção da Italac e pela 1º vice-presidencia do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás. Assim como seus irmãos, começou sua carreira atuando em empresas da família.


Sérgio Botelho Teixeira também estudou administração de empresas. Natural de Araguari, também deu seus primeiros passos profissionais em empresas da família, até ousar abrir seu próprio negócio com a parceria dos irmãos. É diretor industrial da Italac e participa da diretoria do Sindicato das Indústrias de Rondônia.


Claúdio Teixeira, presidente da Italac, é mineiro de Perdões, formado em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos. Fez carreira nas empresas da família, tendo ocupado funções como gerente de filial, gerência geral de usina de beneficiamento de leite e diretor. 


Além de grande empresário, Cláudio demonstrou apurado senso de responsabilidade social e, portanto, grande aptidão para a política, exercendo, entre 1997 e 2001, o cargo de vice-prefeito de Corumbaíba. É o atual vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo e do Conselho Nacional das Indústrias de Laticínios. E é ainda presidente da Associação Brasileira de Leite Longa Vida.

A estes novos goianos, de fato e agora também de direito, desejo muita saúde, êxito nos negócios e redobrada capacidade empreendedora para transformar o raro e brilhante talento empresarial que possuem em produção e progresso. 

Goiás honrosamente os recebe de braços abertos e torce pelo sucesso da Italac, que é também o sucesso do nosso Estado. 


Finalizo lembrando a figura do poeta goiano Afonso Félix de Souza, que não se cansava de louvar o seu amor por Goiás e a grandeza do povo goiano, sempre "altivo, amigo e companheiro".  


O meu grande e forte abraço. Fiquem todos com Deus.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.