Jardel Sebba ressalta atuações dos conselhores tutelares

04 de Dezembro de 2009 às 09:43
Discurso do deputado Jardel Sebba (PSDB) proferido durante sessão especial em que foi homenageado os Conselhos Tutelares da Capital. (03.12.2009).

Senhor presidente, senhoras, senhores

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás reconhece nesta tarde o valor de homens e mulheres que dedicam suas vidas a construírem os alicerces de um Brasil mais justo, próspero e feliz. Ao entregar nesta quinta-feira a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, mais alta honraria concedida pelo Legislativo goiano, a conselheiros tutelares e profissionais que se destacaram na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, Este Poder homenageia a todos aqueles que realizam um grande trabalho em favor do nosso futuro.

Pela primeira vez celebramos em Goiás o Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado em 18 de novembro e instituído em 2007 por força de lei federal.  Ao agraciarmos alguns conselheiros tutelares com a Medalha Pedro Ludovico, agradecemos a todos aqueles que assumiram com coragem e altruísmo a missão de se transformarem em verdadeiros anjos da guarda de nossas crianças e adolescentes.

Por uma exigência legal, limitamos a entrega desta distinção a algumas pessoas. Mas que todos os conselheiros e conselheiras tutelares de Goiás sintam-se condecorados e honrados com o nosso gesto.

Alguém disse certa vez que só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a. Só conseguiremos preparar as gerações futuras para uma vida plena, feliz, produtiva, se garantirmos agora às nossas crianças muito mais do que alimento e educação, mas principalmente afeto, segurança, respeito cuidado.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, que irá completar 20 anos em julho de 2010, representou um grande avanço à nossa sociedade. Do ponto de vista legal, ele garantiu aos menores de 18 anos o direito de crescerem saudáveis, felizes, com a proteção e o respeito da sociedade.

Infelizmente, para nossa vergonha e infortúnio, milhares de crianças e adolescentes que poderiam se transformar em cidadãos produtivos e felizes estão tendo o seu futuro comprometido por todo o tipo de violência, pela exploração e abuso sexual, pelo abandono.

Conselheiros tutelares de todo o Brasil e especialmente os de Goiás, eleitos de forma direta e democrática pela comunidade, têm lutado dia e noite para transformar esta lamentável realidade em uma triste lembrança. Cabe a eles agir para livrar nossos menores de situações de abuso, negligência, violência ou exploração de qualquer natureza.

Tomo a liberdade neste momento de destacar alguns dos nossos 30 homenageados. Em nome deles, reverencio todos os demais. Quero dedicar algumas palavras a querida amiga Ana Lídia Ferreira Ramos e Fleury do Nascimento que é fundadora e presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás.

Psicóloga por formação, pós-graduada em Gestão Pública e mestranda em Serviço Social, antes mesmo de se formar Ana Lídia já se dedicava à causa das crianças e adolescentes.

Ainda como estagiária do Ipasgo, coordenou um grupo de adolescentes trabalhadores da Fundação Pro-Cerrado, lutando pela integração social e valorização desses jovens conseguindo, inclusive, que muitos deles fossem contratados.

Pouco depois, foi eleita Conselheira Tutelar da Região Leste de Goiânia. Logo no primeiro ano de mandato, foi escolhida representante dos conselheiros tutelares de Goiás no Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares, função que ocupou por dois anos.

Em abril de 2008, fundou a Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás, instituição que preside até hoje. Desde que passou a responder pela associação, tem promovido uma série de eventos que garantem mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho realizado por todos os conselheiros tutelares.

Guerreira, disposta a servir, apaixonada pela causa das crianças e adolescentes, Ana Lídia conquistou a minha amizade e a minha admiração. Por intermédio dela, tenho buscado conhecer e apoiar o trabalho de todos os conselheiros tutelares goianos.

Em nome de Ana Lídia cumprimento todos os membros da diretoria da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Goiás, e todos aqueles que foram eleitos por suas comunidades para defenderem as nossas crianças.

Também aproveito a oportunidade para homenagear o amigo e ex-auxiliar Milton Campos, advogado e chefe da assessoria da diretoria geral da Assembleia Legislativa. Discreto, leal, gentil e com um coração muito maior do que ele próprio, Milton Campos não mede esforços para ajudar o próximo.

Milton Campos é daqueles homens raros que jamais perdem a calma, a fé em Deus e nas pessoas. Cristão exemplar, membro atuante da Igreja Batista de Vila Nova, ele também tem apoiado com muito entusiasmo a causa da nossa juventude, fazendo sempre muito mais do que a ele é solicitado.

Receba, amigo Milton Campos, esta singela homenagem. Saiba que o admiro muito como profissional, como amigo, como pai de família amoroso e atento, como um exemplo de superação e amor ao próximo.

Faço questão ainda de destacar a importância de todos os profissionais que fazem do seu trabalho instrumento para melhoria efetiva da qualidade de vida das crianças e adolescente brasileiros. Advogados, professores, promotores, jornalistas, servidores públicos. Cada um tem contribuído de forma decisiva para a superação de um problema histórico da nossa sociedade: a falta de respeito e atenção às nossas crianças.

Agradeço à presença de todos e peço que Deus continue nos iluminando para que possamos juntos construir um mundo muito melhor, mais feliz e justo.

Um grande abraço.