Ícone alego digital Ícone alego digital

Cilene Guimarães presta homenagem a mulheres policiais

04 de Dezembro de 2009 às 10:07
Discurso da deputada Cilene Guimarães (PR) proferido em sessão especial que prestou homenagem, com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mulheres integrantes da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiro. (30.11.2009)
 

Nobres colegas deputados e deputadas,

Ilustríssimas homenageadas,

Autoridades aqui presentes,

Componentes das policias militar, civil e também do corpo de bombeiro militar.

 

Entre tantas as homenagens, justas e merecidas, que o parlamento goiano tem prestado a inúmeras personalidades, posso afirmar que a honraria desta noite ficará gravada nos anais desta casa, como uma das mais significativas.

Tenho convicção que a forma corajosa, como estas guerreiras prestam o seu trabalho, na defesa da ordem e da tranqüilidade das famílias goianas, justifica o reconhecimento de toda sociedade.

Confesso que por algum tempo de minha vida, não acreditava ver um dia as nossas mulheres ocupando um cargo em qualquer uma das três corporações que hoje se faz presente, cargos que até então só eram destinados aos homens.

Não por duvidar da capacidade intelectual da mulher, mas pelo fato delas terem que romper diversas barreiras.

Hoje, as mulheres vencem os preconceitos e ocupam o seu espaço em todos os setores da vida pública, superando os obstáculos e exercendo com competência os encargos que lhes são colocados.

Pertencer aos quadros da polícia quer seja ela Civil, Militar ou ao Corpo de Bombeiro, evidentemente é uma honra e uma grande responsabilidade.

A polícia como instituição nasceu como uma necessidade social e de forma paralela ao desenvolvimento da sociedade humana, o que significa dizer que a polícia surgiu para os trabalhos de defesa da sociedade.

A história das polícias no Brasil e especificamente em Goiás, vem de muitos anos.

Contudo, a instituição tem passado por inúmeras modificações em sua estrutura organizacional, sempre visando o aprimoramento de seu objetivo maior, que é proteger a sociedade.

É uma longa história porém, nesta oportunidade cabe-nos tão somente e de forma sucinta, destacar o ingresso da mulher como parte ativa da corporação militar, civil e dos bombeiros no estado de Goiás.

A Polícia Civil em Goiás foi criada pela lei 185 de 05 de agosto de 1898, e desde o seu surgimento conta com o elemento feminino em seu quadro.

Sofreu uma série de modificações em sua estrutura, porém, a mulher tem ao longo da existência da Polícia Civil, participado com inteligência e muita dedicação na realização de seus objetivos.

Nesta noite, estão conosco recebendo esta significativa homenagem, várias mulheres, que no exercício de suas funções, têm contribuído para que a Polícia Civil realize a contento sua missão. São mulheres que ocupam funções de delegadas, agentes e escrivãs, todas merecedoras do nosso mais alto respeito e consideração.

Através da lei 9.967/86, foi criada a Polícia Militar Feminina. A partir de então a Polícia Militar do nosso estado passou a receber e incorporar aos seus quadros o elemento feminino.

Desde então, a sociedade tem contado com o eficiente trabalho realizado, na capital e nas mais distantes comunidades de Goiás pela mulher corajosa e competente.

A Polícia Militar feminina é hoje uma realidade incontestável.

A sua presença é notada, não somente nos quartéis, mas também nas repartições públicas onde ela se faz presente zelando pela ordem, prestando informações e auxiliando até no desempenho de atividades fora de suas funções.

Não podemos deixar de salientar o extraordinário trabalho que a policia feminina realiza nas ruas e avenidas de nossa cidade, orientando no trânsito, assistindo de forma carinhosa os nossos idosos e zelando pela ordem e sossego de nosso povo.

Nesta solenidade encontramos soldados, cabos, sargentos e vários oficiais, todas componentes da Polícia Militar e que pela destacada atuação recebem as nossas justas homenagens.

Recebem também o reconhecimento desta casa legislativa, as mulheres componentes do Corpo de Bombeiro do Estado de Goiás. E quando nos direcionamos a essas profissionais, vêm à nossa lembrança as inúmeras vidas salvas por suas mãos.

E não posso deixar de ressaltar que no próximo dia 04 de fevereiro o Corpo de Bombeiro do Estado de Goiás completará dez anos da inclusão da mulher na corporação.

São dez anos de muito e exaustivo trabalho, realizado por esta instituição encarregada de combater incêndios, fazer salvamentos e socorrer acidentados, que com a presença da mulher passou a ter um toque especial.

Os bombeiros militares femininos do nosso Estado têm uma vasta folha de serviços prestados à coletividade, no desempenho de suas funções.

Estas mulheres merecem o nosso respeito. São cabos, sargentos e oficiais. Algumas são desbravadoras e vieram com toda garra e determinação em busca de seus ideais.

São as nossas guardiãs, que a qualquer momento, de dia ou à noite, em Goiânia ou no interior, enfrentam dificuldades, objetivando salvar vidas, dádivas preciosas de deus.

Caras homenageadas,

Familiares e amigos aqui presentes
E nobres colegas deputados.

Em rápidas considerações, esta é a história das nossas brilhantes, corajosas e competentes mulheres, as quais, muitas vezes, deixam o aconchego do lar, vestem a farda policial, saem sem saber quando voltam e o perigo que as esperam, mas, prosseguem.

Pelo extraordinário trabalho que realizam, são merecedoras da mais alta condecoração legislativa: a Medalha do Mérito, que traz o nome de um dos mais nobres goianos, o saudoso Pedro Ludovico Teixeira.

Sei que existem outras mulheres que aqui também deveriam estar, sinto por não ser possível homenagear a todas. Faço a minha homenagem a todas mulheres de cada uma das três corporações, na presença daquelas que aqui se encontram.

Minhas prezadas homenageadas, concluo minhas palavras modestas, porém sinceras, dizendo-lhes:

A missão de vocês é espinhosa;
O perigo está sempre rondando;
O mundo está repleto de maldades.
Por isso rogo e clamo ao nosso Deus que:
Derrame suas bençãos sobre vocês;
Guiando seus passos;
Protegendo-as no exercício da nobre missão;
Abençoando seus familiares;
Proporcionando-lhes um fim de ano de muita paz e um feliz Ano Novo.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.