Mara Naves discursa na abertura do período legislativo
Senhores Deputados,
Recebi, mais uma vez, a honrosa incumbência de meus pares para falar, em nome da oposição, nesta sessão solene de abertura dos trabalhos do último ano desta 16ª legislatura.
Inicialmente, quero ressaltar o valoroso esforço de todos os parlamentares que integram este Poder, o que tem permitido que as matérias sejam apreciadas e votadas de acordo com os interesses da sociedade goiana. Até aqui, prevaleceu a opinião e a independência de nossos legisladores, legítimos intérpretes da população, que não se submeteram às ingerências externas que, de vez em quando, querem transformar as atividades legislativas em instrumento de vinditas políticas e pessoais.
Vale ressaltar o empenho da Mesa Diretora, capitaneada pelo honrado Presidente Deputado Helder Valin, do colégio de líderes, das comissões e do corpo técnico, que têm zelado pelo bom desempenho, ético e produtivo, dos trabalhos desta Casa Legislativa.
Neste ano que se inicia, vamos encontrar muitos desafios. O primeiro deles será o de manter a altivez e a dignidade deste Poder, não permitindo que o embate eleitoral contamine o exame sincero de todas as matérias que sejam verdadeiramente do interesse da população. O segundo, será o de manter a Casa em pleno funcionamento, garantindo-se o quorum e a plenitude da produção legislativa. Outros, inserem-se no desempenho da nobre missão legislativa.
Senhor Presidente,
Senhor Governador,
Senhores Deputados,
O Governo Estadual está concluindo seu mandato restaurando o equilíbrio financeiro do Estado e recuperando a capacidade de investimentos. Todavia, os anos iniciais deixaram uma enorme demanda reprimida, que exigirão capacidade e disposição para a recomposição das necessidades do povo goiano.
Sem dúvida, merece louvor as ações que eliminaram o déficit de cem milhões mensais, peso insuportável para uma gestão eficaz, e os encaminhamentos para adequar os planos de reajustes salariais dos servidores públicos.
Entretanto, ainda restam questões cruciais: como resolver a grave situação da CELG, reverter os índices de violência e fazer investimentos em obras.
Com efeito, o desenlace da questão da CELG, que vem se arrastando por longo tempo, precisa encontrar uma saída justa, de modo a preservar esse importante patrimônio dos goianos. A decisão deverá passar pela instância legislativa, onde, mais premente do que se apontar as causas do endividamento, será equacionar sua recuperação.
A parceria com o Governo Federal tem sido um fator decisivo para o enfrentamento de todos esses desafios. Isso, contudo, implicará, certamente, numa mudança do quadro político em Goiás. Basta verificar o interesse e a participação cada vez mais frequente do Presidente Lula no processo político de Goiás.
De nossa parte, como bancada de oposição nesta Casa, estaremos cumprindo o nosso papel de fiscalizar, examinar e votar todas as matérias pautadas, com isenção, e focados nos interesses maiores do Estado.
No entanto, teremos compromisso com a governabilidade, zelando para que as matérias de interesse de Goiás possam ser votadas e aprovadas por esta Casa de Leis.
Finalizando, elevo meu pensamento a Deus, pedindo que ilumine e derrame suas bênçãos sobre todos nós e, mais uma vez, agradeço aos meus colegas pela confiança em mim depositada. Recebi esta designação como homenagem ao mandato que encerro neste ano, pois não disputarei as próximas eleições.
Por derradeiro, agradeço a cada colega desta nobre Assembleia pela deferência, consideração e carinho que sempre tiveram comigo, e tenho certeza de que juntos, vamos cumprir bem o nosso último ano desta legislatura, honrando o povo goiano.
Obrigada.