Ademir Menezes presta contas ao Legislativo e prega harmonia entre Poderes
Estando o excelentíssimo senhor Governador Alcides Rodrigues em missão internacional, coube a mim, respondendo interinamente pelo Governo de Goiás, esta honrosa missão. Venho à presença dos senhores Deputados e senhoras Deputadas saudar a todos na abertura de mais um ano desta que é a Décima-Sexta Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás.
Formalmente, pede-se que esta seja também ocasião para que o Governo preste conta aos senhores do que tenha realizado no ano anterior.
A documentação necessária está sendo encaminhada, como de praxe, e não creio que seja o caso de ler relatórios. Nem de fazer lista pormenorizada de ações e obras encetadas no decorrer de 2009.
A ocasião é muito mais propícia para brindarmos a beleza da democracia e da convivência harmônica entre os Poderes. Encarregou-me o senhor Governador Alcides Rodrigues que viesse, sobretudo, destacar o relacionamento respeitoso e profícuo entre os Poderes constituídos em Goiás, e, em específico, a convivência havida entre o Executivo e o Legislativo goianos.
Minha carreira política tem origem nas atividades Executivas, como prefeito de minha querida cidade de Aparecida de Goiânia. A do doutor Alcides, hoje nosso prestigioso Governador de Goiás, começou por esta Casa Legislativa. Foi nela que, segundo já me disse reiteradas vezes, aprendeu na prática a forma como se dão as relações entre os pensamentos divergentes, as diferentes visões sobre um mesmo processo. E também como, a partir do diálogo aberto, franco e honesto se estabelecem os melhores caminhos a percorrer.
Quando deputado, o doutor Alcides Rodrigues integrou a bancada de oposição. E por ter conhecido, por este prisma, como interagem, as bancadas de oposição e situação no Parlamento, e como isto se desdobra na relação da Assembleia com o Governo, pode, já na condição de Governador, estabelecer um diálogo profícuo.
Como vice-governador, dou meu testemunho da profundidade da interação positiva que há entre todos os integrantes do Governo Alcides Rodrigues e todos os parlamentares desta Casa.
Não é uma concordância cega. Pelo contrário, o diálogo tem-se dado de forma intensa, de mão-dupla.
Mas ao final, em nome dos mais altos interesses do povo goiano, a Assembleia tem sempre contribuído no aprimoramento das proposições de Governo. Assim como tem compreendido as argumentações a ela apresentadas, e aceitado as razões do Governo.
Desta forma, tem-se construído, ao longo do tempo de Governo Alcides Rodrigues, uma relação estreita e proveitosa entre os parlamentares e o Executivo. Sem distinção partidária, sem que as naturais divergências políticas tenham arranhado os interesses substantivos do Governo de Goiás, que tem sido construído por todos nós.
O ano de 2010 é marcado por eleições estaduais e federal.
Muitos dos senhores Deputados e Deputadas estarão em campanha.
Certo também que haverá acirramento nas divergências políticas, comuns neste período.
Encarregou-me o senhor Governador Alcides Rodrigues que dissesse aos senhores e senhoras que, no que depender dele, o tratamento continuará sendo o mais respeitoso, honesto e franco com todos os senhores Deputados e Deputadas de Goiás.
Haverá desafios.
Sabem todos que atravessamos tempos difíceis, tanto nas finanças como na economia.
Acredito que vencemos, tanto as dificuldades de caixa quanto os efeitos da grave crise que abalou a economia internacional e nacional.
Recuperados, o ano de 2010 promete ser de muitas realizações para o Governo de Goiás.
E, embora haja o corte político da campanha eleitoral, pediu-me o senhor Governador Alcides que lhes dissesse: no plano administrativo, não haverá qualquer descanso. Estaremos, a cada dia deste ano, intensificando ações, concluindo e entregando obras, cuidando intensamente de garantir a melhoria da qualidade de vida do povo goiano.
Continuamos contando com a compreensão e a participação de cada um dos senhores e senhoras.
Muito obrigado a todos.