Ícone alego digital Ícone alego digital

Nion Albernaz discursa em homenagem

14 de Abril de 2010 às 11:45
Discurso do ex-prefeito Nion Albernaz durante solenidade em que foi homenageado pela Assembleia Legislativa. (12.04.2010).

Senhor Deputado Estadual Helder Valin, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás;

Senhor Olier Alves Vieira, representante do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Goiás, Doutor Alcides Rodrigues Filho;

Desembargador Paulo Teles, Excelentíssimo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás;

Senador Marconi Perillo, 1º Vice-Presidente do Senado Federal, e Senhora Valéria Perillo;

Senadora Lúcia Vânia;

Senhor João de Paiva Ribeiro, Chefe de Gabinete, representando o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Goiânia, Doutor Paulo Garcia. Peço ao meu amigo João Paiva que leve os meus votos para que o Doutor Paulo Garcia, atual Prefeito de Goiânia, faça uma boa gestão para a felicidade do nosso povo de Goiânia;

Vereador Anselmo Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Goiânia;

Deputado Federal Carlos Alberto Leréia;

Doutor Carlos Roberto Peixoto, Secretário Geral da Governadoria;

Conselheiro Sebastião Tejota, Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás;

Doutor Sebastião Macalé, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás;

Conselheiro Naphtali Alves, ex-Governador do Estado de Goiás.

Quero cumprimentar também, em especial, a nossa querida deputada Betinha Tejota;

Senhores Deputados, a república de Morrinhos, ali está o Prefeito da cidade, o ex-Prefeito e vários representantes da sociedade morrinhense;

Cumprimento meus amigos, minhas senhoras e meus senhores.

Por Deus, não querem que eu fale, pois me colocam em uma situação de tamanha emoção que me faltam palavras Sou tolhido pela emoção diante de tanto carinho que recebo de meus amigos aqui presentes.

Feliz é o homem que ao completar 80 anos de vida tem ao seu lado a família e amigos com os quais compartilha momentos como esse, desta noite. Feliz é o homem que ao completar 80 anos de vida pode olhar para trás e sentir-se satisfeito e realizado com a sua obra e com a sua vida. Este homem sou eu.

Assim me sinto hoje, apoiado pela família, recebendo esta homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, na presença de amigos sinceros, amigos verdadeiros, amigos que foram surgindo ao longo desses anos todos.

Portanto, é gratificante estar aqui diante de todos vocês. Não foi fácil chegar até aqui. As dificuldades comuns à maioria dos homens também estiveram presentes em minha vida. Porém, muito longe de esmorecer elas tiveram o efeito contrário, impulsionaram e estimularam minha luta e minha vontade de vencer. As incertezas e os momentos de fragilidades aos quais resisti reforçaram o meu compromisso de sempre pautar o caminho da ética e da honra como a única forma de servir ao próximo. Tanto na vida pessoal como na vida profissional e, em especial, na carreira política tive de superar dificuldades de toda sorte. Mas os obstáculos apesar de inúmeros não foram suficientes para me impedir de seguir adiante.

A vontade de acertar em tudo aquilo em que me dispus a fazer, aliada a perseverança e a firmeza nas minhas convicções foram determinantes para que as minhas derrotas, se assim considerar cada objetivo não atingido, não empanasse o brilho das minhas conquistas. E as conquistas não foram poucas, disso eu posso me orgulhar. Hoje, aos 80 anos de vida, tenho a felicidade de olhar para trás e constatar, sem falsa modéstia, que em minha função de professor desempenhei um nobre papel de ensinar com eficiência e responsabilidade, na qualidade de homem público, em especial como Prefeito de nossa querida Capital, o que não foi feito não o foi por omissão ou desídia, faltaram-me os instrumentos e as condições necessárias para que algumas tarefas importantes fossem realizadas, nesta nobre e difícil função de administrar uma cidade e sua gente.

Hoje, aos 80 anos de vida, não me cabe dizer que a missão está cumprida. Esta constatação não cabe a mim fazê-la, pois o dom da vida não me pertence, resta-me tão somente o sentimento de felicidade em relação ao que construí e ao que realizei. A lembrança de meus pais Nicanor e Ondina, a presença constante de minha esposa Geralda, de meus filhos: Marcelo, Adriana, Luciana e Bruno; e todos os meus netos e bisnetos fazem de mim um homem extremamente feliz e realizado.

Também destaco com imenso orgulho as pessoas que me acompanharam nessa trajetória, meu irmão Miguel que, infelizmente, não se encontra entre nós, a minha querida irmã Dalva, os meus cunhados e todos os meus sobrinhos, cuja companhia sempre me traz alegria e contentamento.

Sinto-me extremamente lisonjeado também com a presença de todos os senhores cujos nomes prefiro não mencionar para não cair na armadilha de esquecer algum, o que seria imperdoável.

Por fim, recorro à Bíblia acompanhando e repetindo o que o nosso Senador falou das palavras de Timóteo que diz: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”.

Muito obrigado a todos os senhores.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.