Helder Valin presta homenagem a empresários

31 de Maio de 2010 às 22:04
Discurso feito pelo Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin, durante sessão especial para entrega do Título de Cidadão Goiano a André Luiz Baptista Lins Rocha e para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a vários empresários. produtores de etanol e de açúcar, realizada no dia 31 de maio de 2010.

Senhoras, senhores

Interiorizar o desenvolvimento, distribuir riquezas, produzir energia limpa e introduzir práticas socialmente responsáveis. Estes são alguns dos méritos do setor sucroenergético, que tem alavancado a economia goiana e mudado o perfil de  muitos dos nossos municípios.

Nesta noite, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás reconhece a importância do segmento, concedendo sua mais alta honraria, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a homens e mulheres de grande talento e visão.

Empresários e executivos, que respondem por grandes empreendimentos que, geram emprego e renda e garantem oportunidades para milhares de goianos.

Também nesta noite, este Poder transforma em cidadão goiano por direito, André Luiz Baptista Lins Rocha, executivo competente e grande amigo, que há muito já havia se tornado de fato filho desta terra abençoada.

Quero lembrar que embora tenha cabido a mim a honra de entregar este título a André Luiz Lins Rocha, a iniciativa desta justíssima homenagem é do deputado Marcelo Melo, que hoje representa brilhantemente nosso Estado na Câmara dos Deputados.

Goiás é hoje o 4º maior produtor nacional de cana-de-açúcar e ocupa o segundo lugar no ranking da produção de etanol. Nesta safra, serão produzidos  2,8 bilhões de litros do biocombustível, e ainda 1,8 bilhão de toneladas de açúcar.

Em todo o Estado, há mais de 30 usinas em funcionamento. Na última quinta-feira, o Grupo Cosan inaugurou em Jataí a mais moderna usina de etanol do mundo, na qual foram investidos aproximadamente 1 bilhão de reais.

Não por acaso, a abertura oficial da Safra nacional de cana-de-açúcar, em março deste ano, foi realizada no município goiano de Quirinópolis.

Por trás destes números superlativos há ganhos substanciais para o meio ambiente e principalmente para as pessoas. Nas regiões em que se instalam, estas indústrias levam prosperidade,  desenvolvimento social e qualidade de vida.

São gerados empregos com carteira assinada, e média salarial 74% superior à dos trabalhadores rurais e quase 30% acima dos trabalhadores da indústria em geral.

Importante destacar os investimentos em formação de mão-de-obra feitos por várias empresas do setor, que tem garantido aos trabalhadores não somente dignidade no presente, mas oportunidades de crescimento pessoal e profissional no futuro.

O setor sucroenergético segue derrubando preconceitos ao investir em sustentabilidade e responsabilidade social. Estima-se que 40% da frota nacional seja de veículos bicombustíveis, o que tem ajudado o País a reduzir consideravelmente a emissão de gases poluentes.

A produção de energia a partir do bagaço de cana é outro ponto positivo para o setor. Goiás ocupa o 2º lugar na coogeração de energia a partir do bagaço. A expectativa é de que em 2 anos as usinas possam produzir energia suficiente para abastecer o Estado.

Há muito mais para ser dito sobre o setor sucroenergético, que encontrou em Goiás plenas condições de expansão. Limito-me a agradecer a todos os empresários e executivos presentes por acreditarem em nossa gente e nosso Estado.

A Assembleia Legislativa coloca-se como parceira de todos aqueles que se dispõem a levar mais desenvolvimento e qualidade de vida aos goianos.

Estaremos sempre à disposição para debater e apreciar projetos que proporcionem o crescimento do setor em harmonia com o meio ambiente a sociedade.

Como o número de homenageados é compatível com a força do setor, peço desculpas a todos pela impossibilidade de citar aqui dados sobre a trajetória vitoriosa de cada um.

Peço licença para, em nome de todo o segmento, dizer algumas palavras sobre o presidente do sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool e do sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás, André Luiz Rocha, a quem tenho o prazer  de chamar de amigo.

Jovem competente, com formação moral e intelectual sólidas, André Luiz construiu uma carreira brilhante na iniciativa privada, e conquistou a admiração e a gratidão deste Estado ao realizar uma gestão extremamente eficiente e moderna à frente da Celg.

Além de executivo cuja competência é reconhecida nacionalmente, esse goiano nascido em Brasília, no Distrito Federal, é também cidadão exemplar, amigo de todas as horas, pai de família amoroso e presente.

Ao lado da arquiteta Priscila Rassi Lins Rocha, André Luiz tem transmitido às filhas Andréia, Bárbara e Vitória, valores como honestidade, solidariedade, tolerância respeito às leis e ao próximo. Obrigado André, por dedicar sua juventude e talento ao nosso Estado.

Agradeço também ao governador Alcides Rodrigues, por prestigiar este Poder nesta noite de homenagens e por apoiar todos os segmentos que trabalham pelo desenvolvimento do nosso Estado.

A todos os que nos prestigiam nesta noite, muito obrigado. Desejo aos homenageados muito sucesso, saúde e sabedoria, para que possam contribuir ainda muito mais para o desenvolvimento de Goiás e do Brasil. Que Deus continue nos abençoando a todos. Um grande abraço.