Cláudio Meirelles presta homenagem a empresários
Prezxadas senhoras,
Prezados senhores,
A imortal Cecília Meirelles já disse que:
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível. Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, mas também tornemos todos esses desejos, realidade!!!
Dessas palavras, concluímos que a materialização de nossos sonhos depende, em grande parte, de nós mesmos. Depende de acreditarmos que tudo é possível. Depende de termos fé e, por fim, de um espírito empreendedor, irreverente às dificuldades e destemido para lutar.
É por isso que, usando da prerrogativa que me é dada de propor homenagens, a serem prestadas por essa Casa Legislativa, escolhi, para tanto, aqueles que fazem dos sonhos, sua motivação para lutar; da luta, sua rotina diária; da fé, seu alimento. Iniciaram sua lida, sua jornada de conquistas, praticamente, do nada. E chegaram a posições honrosas, fazendo o bem e honrando, outrossim, nosso Estado.
Entrego o título de cidadão goiano a CLÁUDIO SCHWADERER, Gerente de Confecção da HERING de Anápolis. E entrego a Medalha Pedro Ludovico Teixeira a pessoas que tem feito história, em nosso Estado. Homenageio, com essa medalha, prefeitos dos Municípios de Novo Brasil, Diorama, Fazenda Nova, Firminópolis, Amorinópolis, Anicuns, Britânia, Nova Veneza, Americano do Brasil, Mozarlândia, Matrinchã, Nerópolis, Jaupaci, Santa Bárbara de Goiás, Ivolândia, Nova Crixás, Sanclerlândia, São Luiz de Montes Belos, Trindade, Maurilândia, Montes Claros e Mundo Novo. Os ex-prefeitos de Buriti de Goiás, Córrego do Ouro, Adelândia, Cidade de Goiás, Nazário, Itapirapuã e Mossâmedes. Todos esses Municípios, por meio dos gestores, ora homenageados, acolhem facções da Companhia Hering, tendo sua participação, desta forma, no desempenho da própria empresa, que tem trazido inúmeros benefícios para o Estado de Goiás, o que tem permitido que esses mesmos Municípios assistam e usufruam do incremento de sua atividade econômica.
Também entrego esta medalha a funcionários da Companhia Hering, ao Presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário, ao diretor da Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial, e ao Capitão da Polícia Militar, que foi o idealizador e gestor de parcerias de empresas privadas com o Sistema Prisional de Goiás.
Todos eles, acreditando que tudo é possível, tem alcançado relevantes conquistas para nosso Estado.
Para falar de CLÁUDIO SCHWADERER, preciso comentar, antes, acerca da importância da Companhia Hering, onde trabalha, para o Estado de Goiás. A Indústria Têxtil Companhia Hering, empresa centenária, conta, hoje, com 128 anos de atividades, tendo iniciado a implantação de unidades, no Estado de Goiás, em 1997, na cidade de Anápolis. Depois, em Goianésia e Santa Helena de Goiás. E é necessário dizer: SÃO TRÊS GRANDES UNIDADES PRODUTORAS. Além disso, fez parceria com 42 cidades do interior, perfazendo um total de 200 facções, onde estão sendo gerados, em média, 3.000 empregos, diretos e indiretos.
A instalação dessas facções, nas cidades do interior goiano, trouxe inúmeros benefícios, entre eles, importante mencionar:
Incentiva o Município a criar e desenvolver “Políticas de incentivo à produção e qualificação de mão de obra”;
Viabiliza e motiva pequenos e médios empreendedores a investir no Município;
Pequenos e médios empreendedores existentes saem da informalidade;
Geração de atividades econômicas indiretas e fortalecimento das existentes, como por exemplo, bordadeiras, assistência técnica, fretes e silkagem;
Com a capacitação das pessoas, resgata-se sua auto-estima, sua capacidade de trabalho e, efetivamente, a produção;
Superação da relação de dependência de programas assistenciais; Evita a evasão dos munícipes para os grandes centros, em busca de oportunidade de trabalho;
Com a geração de empregos, há notável desenvolvimento do comércio local e, consequentemente, o fortalecimento da cidade;
Aumento da arrecadação municipal, proporcionando subsídios para investir na cidade;
Por fim, melhor qualidade de vida para todos.
A todos os méritos da Companhia HERING, agrega-se a relevante parceria que formalizou com o CEPAIGO, por meio da qual, vários reeducandos trabalham com embalagens dos artigos Hering, elevando a auto-estima desses reeducandos, concedendo-lhes oportunidade de trabalho, dentro do presídio, realizando um excelente trabalho de ordem social e corroborando o princípio da dignidade humana, bem como o exercício da cidadania.
Além disso, por meio dessa parceria, a Companhia HERING está auxiliando na implementação de uma das finalidades da pena que é a ressocialização da pessoa condenada. Disso, podemos tirar duas importantes conclusões: primeiro, a maior parte da produção da HERING é feita em nosso Estado. Segundo, essa empresa acreditou em nosso Estado, tanto por ter instalado três unidades aqui, como, também, por auxiliar na reeducação de pessoas condenadas.
Com isso, a Companhia Hering tem transformado o Estado de Goiás em um pólo gerador de empregos, tendo grande participação, também, na arrecadação de impostos. Por conseguinte, tem estimulado e apoiado a atividade econômica de vários Municípios e, por que não dizer, de todo o Estado de Goiás.
Ainda, e por via de conseqüência, tem ajudado a transformar nosso Estado em um dos maiores Pólos Confeccionistas do Brasil, desenvolvendo papel de grande relevância para o bem – estar do povo goiano.
É importante lembrar que o crescimento e a solidificação dessa Companhia, em Goiás, deu-se pelo apoio do Governador Alcides Rodrigues que, durante seu mandato, teve a iniciativa da Lei do Vestuário, recentemente aprovada nessa Casa, que concede incentivo fiscal para as indústrias do segmento de vestuário. E tenho orgulho e honra de ter sido o canal de articulação e aprovação dessa Lei.
Trago, aqui, as palavras do eminente Senador Pedro Simon, que diz que é preciso que se incentive a indústria geradora de empregos. Diz que o trabalho remunerado é a argamassa mais que consistente para a construção da cidadania. Ele menciona, ainda, uma expressão que diz, pode ser surrada, mas mantém a importância e atualidade: o trabalho dignifica. Portanto, o Governo de Goiás muito tem feito para a geração de empregos e para a construção da cidadania.
Mas com certeza, todo esse desenvolvimento econômico que a Companhia Hering trouxe para nosso Estado tem a participação efetiva do Gerente de Confecção da Unidade de Anápolis, Cláudio Schwaderer.
Seu curriculum só vem robustecer o que já tenho falado. Natural de Ibirama, Santa Catarina, Cláudio Schwaderer estudou Ciências Econômicas na Universidade Regional de Blumenau, tendo concluído esse curso em 1995, e recebido, nessa oportunidade, a medalha de honra ao mérito, por ficar em 1º lugar da Turma. Estudou, ainda, Letras, na Universidade Regional de Blumenau, sendo pós-graduado, em nível de especialização, em Administração Industrial. Implementou sua qualificação profissional, participando de vários cursos e seminários.
Trabalha na Hering desde 1989, a partir de quando vem galgando degraus, em sua profissão, exercendo várias funções, nessa Indústria. Iniciando como Preparador de Pasta, foi motorista, auxiliar administrativo, cronometrista, entre outros, até conquistar o cargo de supervisor de confecção e, posteriormente, gerente de confecção, primeiro, na Unidade de Rodeio; depois, em Ibirama e, atualmente, da Unidade de Anápolis.
Participou, ainda, da implantação das Unidades de Goianésia e Santa Helena de Goiás, bem assim, do sistema de ressocialização, nos Presídios de Anápolis e Aparecida de Goiânia.
Caro Senhor Cláudio, a Companhia Hering proporcionou todos esses benefícios ao Estado, mas, não podemos nos esquecer: hoje, registramos nos anais desta Casa, que Vossa Senhoria, como representante da empresa, tendo vestido a camisa dessa Companhia e, se comprometendo, também, com o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado, foi o gestor e idealizador de todo este processo.
Hoje, temos a honra de conceder-lhe o merecido título de cidadão goiano, mas, o Centro – Oeste também se sente lisonjeado com a entrega desse título, por mim proposto.
Tenho a honra, ainda, de entregar a Medalha Pedro Ludovico Teixeira a prefeitos e ex-prefeitos de Municípios que acolhem facções da Hering, mas que, sem que esses tivessem criado condições para tal, o desempenho dessa Companhia, bem como o pujante desenvolvimento econômico dessas cidades não teria acontecido.
Entrego essa Medalha, também, a alguns funcionários da Companhia Hering, sobre quem, tenho a dizer que, com sua dedicação e compromisso, respaldam o progresso de todos os Municípios mencionados, bem assim, da própria empresa.
Todos sempre se empenharam para dar sua melhor contribuição para seus trabalhos, Municípios e, por via de consequência, para o Estado de Goiás.
Para não ser por demais extenso em minha fala, peço vênia para não mencionar o curriculum de cada um deles, embora sejam sobremaneira valorosos.
Caros homenageados, a escritora Lya Luft diz que “Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada”.
Hoje, o mérito de cada um dos senhores está sendo reconhecido porque Vossas Senhorias, conscientemente, tem executado a vida. Talvez, em algum momento, tiveram de reprogramá-la, e, com certeza, muitas vezes, ousaram. E tudo isso só trouxe benefícios para nosso Estado.
Parabéns. Muito obrigado por tudo.