Assembleia presta homenagem ao bairro de Campinas
Prezados senhores,
Prezadas senhoras,
Neste dia festivo a Assembléia Legislativa de Goiás celebra o bicentenário de Campinas, o mais tradicional bairro da nossa capital, porque não dizer a cidade mãe de nossa querida Goiânia.
Mineradores, saídos da cidade de Pilar de Goiás, chegaram a região onde hoje é Campinas, para garimpar ouro às margens do ribeirão Anicuns. Não tiveram muita sorte, entretanto começaram a povoar a região, onde é hoje a vila Santa Helena. Campinas surgiu nas primeiras décadas do século 19, mas precisamente no ano de 1810, como Arraial de Campinas, cujo aniversário do bairro é comemorado anualmente no dia 08 de julho.
Em 1845, a Igreja Católica instituiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede na localidade. Em 1853, a povoação foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bonfim. Em 1907, Campinas ganhou a denominação de Vila, mantendo jurisdição sobre o Patrimônio de Barro Preto, povoação que corresponde a atual cidade de Trindade. Em 1914, Campinas foi elevada a condição de município brasileiro do estado de Goiás.
Com a criação de Goiânia em 1935, o município de Campinas foi extinto e incorporado ao de Goiânia, onde a cidade de Campinas passou a ser um setor da recente criada capital goiana.
Localizado na região oeste, onde hoje vivem cerca de quinze mil pessoas. Entretanto, devido ao intenso comércio popular e especializado, concentrado em suas diversas ruas e avenidas, sobretudo na famosa 24 de outubro este número chega a triplicar. A importância do comércio em Campinas para cidade de Goiânia é comprovada já que é responsável por 74% da arrecadação de impostos do município de Goiânia.
Além dos moradores, muitos deles pioneiros homenageados no dia de hoje, e do pujante comércio, Campinas ainda tem universidades, praças, importantes empresas de comunicação, igrejas evangélicas como a Cristã Evangélica ou a sede da Assembléia de Deus em nosso estado e ainda o Santuário de Perpétuo Socorro, a Matriz de Campinas que atende espiritualmente os moradores da região.
Como estaremos em recesso parlamentar no dia 08 de julho e não poderíamos deixar passar em branco esta importante data, hoje celebramos os duzentos anos bem vividos de Campinas.
Anos retratados entre os nossos homenageados, pois a história de vida de cada um deles, suas conquistas familiar e empresarial, se confundem com a história de Campinas bem como a história de nossa Goiânia.
Hoje a Assembléia Legislativa homenageia Campinas nas pessoas destes importantes homens e mulheres que muito fizeram por Campinas e por Goiânia. São professores, comerciantes, líderes religiosos, líderes comunitários, pessoas que muito fizeram e hoje são reconhecidos com a medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria do legislativo estadual.
Fico a vontade de fazer esta homenagem, primeiro porque eu amo minha cidade natal, Goiânia, amo minha gente e acho justo homenagearmos pessoas que contribuíram para a construção de nossa comunidade.
Segundo, porque sou filho de um campineiro. Apesar de não ter nascido em Campinas, meu pai foi criado e cresceu em Campinas, estudando no Assis Chateaubriand, jogando futebol no Antonio Accioly e fazendo amizades na Joaquim Lúcio e com alunos do Pedro Gomes.
Sendo assim propus esta homenagem e com a aprovação de todos os deputados, hoje a Assembléia Legislativa comemora e abençoa os duzentos anos de Campinas.
Muito Obrigado e que Deus abençoe a todos!