Ícone alego digital Ícone alego digital

Paulo Cezar Martins discursa em nome da oposição

01 de Janeiro de 2011 às 12:02
Íntegra do discurso proferido pelo deputado Paulo Cezar Martins (PMDB) em sessão solene de posse do governador Marconi Perillo. (01.01.2011).

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

 

 

A vontade do povo goiano se materializa nesta manhã com a posse do Governador Marconi Perillo e do Vice-Governador José Eliton. De forma livre e democrática, os goianos escolheram através do voto direto os novos governantes do nosso Estado.

 

O povo definiu também o papel que caberá a cada uma das forças políticas de Goiás nos próximos quatro anos. Não devemos nos rebelar contra a vontade das ruas. As urnas indicaram claramente quem será governo e quem será oposição. 

 

No campo da oposição, cumpriremos a determinação popular com ética e respeito. Vamos agir com firmeza de propósito na fiscalização rigorosa dos atos do governo. Vamos cobrar, dia a dia, todos os compromissos da campanha. 

 

Mas vamos, antes de qualquer coisa, fazer uma oposição inteligente. Uma oposição responsável, construtiva, fundamentada no comportamento sereno e equilibrado. Não somos e nem seremos adeptos do quanto pior, melhor. Não serviremos de pedra de tropeço para o governo que se inicia, nem faremos política movidos pelo ódio ou pelos ressentimentos pessoais.

 

Repito, vamos fiscalizar e cobrar resultados do Executivo com independência e altivez. Apoiaremos, sem hesitar, as boas iniciativas para Goiás e para os goianos.

 

As oposições sabem que agora é hora de trabalhar pelo nosso Estado. Queremos somar forças em favor da nossa terra e da nossa gente. E faremos isso de forma madura e crítica. Porque o nosso único compromisso é com Goiás e com o povo goiano.

 

Faremos a oposição séria e judiciosa que os goianos aguardam de nós. Nossa conduta não será a da subserviência, que dispensa o respeito, nem da agressão, que não se permite o respeito.

Vivemos em um mundo em rápida e profunda transformação, com redefinição constante de procedimentos e fluxos de informação. Fazemos questão de acompanhar essas mudanças. Nós, da oposição, não abrimos mão de estar sempre em sintonia com a sociedade. 

 

Reconhecemos a legitimidade política de Sua Excelência o Governador Marconi Perillo, e a ele damos agora o nosso voto de confiança. Esperamos que, como democrata, não caia na tentação do pensamento único, que aceite o contraditório, que saiba respeitar a oposição e que, em consequência de tudo isso, estabeleça em Goiás um ambiente de paz e harmonia.

 

Porque, como dizia Ulysses Guimarães, a verdade não desaparece quando é eliminada a opinião divergente. A verdade não mereceria esse nome se morresse quando censurada.  

 

Somos, sim, oposição, porém oposição com o viés positivo, pois somos sensíveis ao diálogo e ao convívio democrático.

 

Pode ter certeza, Senhor Governador: nossas mãos estarão permanentemente estendidas ao esforço comum. Fomos adversários ferrenhos nas urnas, mas agora somos todos operários de uma causa muito maior: o desenvolvimento do nosso querido Estado de Goiás.

 

Que Deus Todo Poderoso ilumine os caminhos de Goiás.

 

Muito obrigado a todos.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.