Ícone alego digital Ícone alego digital

Governador Marconi Perillo discursa em solenidade de posse na Assembleia

01 de Janeiro de 2011 às 12:11
Discurso original de eleito Marconi Perillo, sem os acréscimos improvisados, proferido na solenidade de posse no cargo de Governador do Estado na Assembleia Legislativa. (01.01.2011).

Prezadas senhoras,
Prezados senhores,

Começo citando uma frase de James Hunter, autor do livro O Monge e o Executivo:

 

"Nossas ações sempre falarão mais alto

e serão muito mais importantes do que

nossas palavras". 

 

Minhas amigas

e meus amigos,

 

O escritor Leon Tolstoi disse certa vez que todos querem mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo. 

Comecemos agora um novo ciclo de mudanças em nossas atitudes e, através delas, façamos um mundo mais fraterno, justo e  solidário.  

Quis o destino que eu fosse eleito pela terceira vez governador de Goiás. Não há honra maior para a minha pessoa.

 

Ao iniciar as minhas palavras, quero humildemente agradecer a Deus e ao povo goiano a emoção deste momento, quando assumo perante a Assembleia Legislativa a responsabilidade de governar o nosso Estado pelos próximos quatro anos.

Sou muito grato a todos pela confiança.

Na verdade, toda troca de Governo é um rito de passagem carregado de significados.

Quem sai será submetido ao julgamento implacável da História.

Quem entra é portador de expectativas e sonhos para os dias que virão.

O genial escritor goiano Bernardo Élis, imortal da Academia Brasileira de Letras, no conto "Chegou o Governador", descreve o período de um governo em três fases. A primeira é a fase da febre com delírio; a segunda, da febre sem delírio; e, finalmente, a terceira, da prostração. 

Espero que a primeira fase seja nossa companheira durante todo o governo e que esteja sempre acompanhada do entusiasmo, da alegria e da determinação, sem deslumbramento, sem desvios éticos e morais. 

Com a experiência que adquiri nas duas gestões anteriores, sinto-me preparado para conduzir um Governo operoso, ágil e determinado.

Um Governo decididamente voltado para a criação de oportunidades e para a geração de riquezas que beneficiem efetivamente toda a sociedade goiana.

Tenho os olhos mirados no futuro - e, com certeza, sempre haverá um futuro para quem pensa no futuro.

Mais do que reiterar os compromissos de campanha, manifesto o propósito de governar para todos, sem qualquer discriminação.

Serei como sempre fui: justo, benevolente, solidário e bom para os carentes e para os honestos. Porém, serei duro com os maus e corruptos.

Reafirmo: juntos, vamos realizar o melhor Governo da vida dos goianos. Um Governo que, antes e acima de tudo, devolva a autoestima e seja um marco definitivo na História do Estado.

A minha crença no futuro é a mesma que move as famílias goianas: uma força que impulsiona esperanças e nos faz ousar sempre adiante.

Acredito em Goiás e na força de trabalho transformadora do nosso povo.

Minha reputação é meu maior patrimônio. Daria a vida, se necessário, para defendê-la.

Que ninguém duvide da minha coragem, ousadia, criatividade e disposição para o trabalho. Aliás, só há um lugar onde o sucesso chega primeiro que o trabalho: o dicionário. 

Como afirmou o Dr. Albert Schweitzer, "eu não sei qual será o nosso destino, mas de uma coisa eu sei: os únicos que serão realmente felizes são os que buscaram e descobriram o verdadeiro sentido do que é servir ao próximo".

Busco inspiração em Leopoldo de Bulhões, Pedro Ludovico, Alfredo Nasser, Juscelino Kubistchek, Mauro Borges, Otávio Lage e Henrique Santillo, exemplos de grandeza e espírito público, a quem mais uma vez rendo as minhas sinceras homenagens.

Homens que foram visionários e souberam realizar o sonho de Dom Bosco, que anteviu no Planalto Central "a terra prometida, fluindo leite e mel".

Goiás, hoje, confirma a realização da profecia de Dom Bosco. Por isso, é com alegria e entusiasmo que assumo o Governo com o espírito desarmado, as mãos estendidas, o coração aberto (e muita disposição para o trabalho incansável).

A hora é de trabalho, de união, de comunhão de forças.

Goiás tem pressa para crescer. Goiás tem pressa para distribuir as conquistas do progresso a todos os goianos.

Quem quiser trabalhar pelo engrandecimento do Estado encontrará as portas do Governo francamente abertas, sem que para tanto seja necessário capitular suas posições ou abdicar de suas convicções.

Nosso governo terá metas, será ancorado na gestão de resultados e reconhecerá o valor do mérito. Iniciaremos o tempo da meritocracia em Goiás.

Vamos seguir um caminho que consolidará a presença do Estado como indutor da iniciativa privada, dotando Goiás da infraestrutura necessária à competitividade dos nossos empreendedores.

Podemos e queremos ser grandes: Goiás está no centro do Brasil e no coração da América Latina, mas nossos olhares se irradiam para além do Atlântico e o Pacífico, sem limites na ambição de construir um Estado forte e generoso.

Nós queremos acolher as demandas do pequeno, do médio e do grande empresário, porque a pujança da economia é resultado da soma dos esforços de todos.

Investiremos com prioridade na formação e capacitação da mão de obra para garantir acesso ao mercado de trabalho e melhor remuneração aos nossos trabalhadores.

Sabemos e vamos encontrar os mecanismos mais adequados para estimular as vocações locais dos nossos municípios.

Que brote o minério onde as rochas despontam até a superfície.

Que cresçam o comércio e a indústria como símbolo do progresso e da cidadania.

Agora, chegou a hora de um novo salto de desenvolvimento econômico.

Não importa que nos apontem dificuldades e nos chamem de sonhadores, porque uma vida sem sonhos, lembrando o grande poeta goiano Gilberto Mendonça Teles, é "um  moinho sem ventos, uma palmeira sem chão, uma estrela sem firmamento".

Tenham todos certeza: acabou o tempo da preguiça, da dissimulação, da mentira, da enganação, da omissão e da acomodação no Governo.

Acabou o "tempo da prostração", como escreveu Bernardo Élis.

 

Afirmo com convicção: Goiás vai recuperar os anos perdidos e reverter o processo de estagnação a que foi submetido nos últimos anos pela inércia e pela incompetência.

Nosso Governo será reconhecido pela democratização das oportunidades, em especial aos mais humildes.

Queremos  realizar o sonho de milhares de cidadãos goianos que desejam ver nosso Estado desenvolver-se de forma sustentável, com geração de emprego, renda e cidadania.

Nossa meta não se restringe ao crescimento da economia, porque de pouco adianta o aumento das riquezas se não houver distribuição e acesso de todos a uma vida melhor.

Nossa prioridade será promover a cidadania no mais amplo sentido, com um Governo voltado a ações que promovam a dignidade de todas as nossas crianças, jovens e adultos.

Programas sociais, obras e investimentos articulados com os interesses de todos os segmentos da população: Goiás, hoje, está voltando aos trilhos.

O caminho que escolhemos é o de uma gestão planejada, com a modernização permanente do aparelho do Estado, no sentido de oferecer incentivos capazes não só de tornar as empresas competitivas, mas também de atrair novos investidores nacionais e internacionais.

Queremos ver mais valor agregado a nossos produtos agrícolas  e aproveitar a posição geográfica  estratégica de Goiás para transformar o nosso Estado num verdadeiro centro de alternativas empresariais.

É imperioso abrir nosso Estado para o mundo.

Nossos horizontes não vão descortinar apenas os mercados consumidores nacionais, porque estamos atentos também aos interesses comerciais dos grandes países e às demandas de novos mercados consumidores.

Com um Plano de Governo resultante da colaboração dos diversos setores produtivos da sociedade e trabalhado por uma equipe de técnicos qualificados, dispomos dos alicerces para construir um Governo à altura das exigências do povo de Goiás.

Vamos adotar o planejamento como instrumento fundamental para administrar o Estado e alcançar as metas a que nos propusemos.

Implantaremos um padrão rígido de austeridade fiscal, cortaremos os gastos supérfluos e garantiremos os investimentos necessários à melhoria da qualidade de vida dos goianos.

Prometi e vou levar obras e benefícios a todos os 246 municípios goianos.

Prometi e vou cuidar da Educação com atenção redobrada, implantando colégios tecnológicos e escolas de tempo integral e promovendo uma reforma de fundo na área educacional.

Prometi e vou tratar a Saúde Pública dentro do enfoque da melhoria radical do atendimento.

E primeiro, com rapidez, vou qualificar e fazer funcionar bem as estruturas e os serviços que já existem, para depois realizar os novos e necessários investimentos.

Prometi e vou construir uma nova Segurança Pública em Goiás, para garantir a paz e a tranquilidade às nossas famílias.

Prometi e vou resgatar o compromisso de implantar a terceira geração dos programas sociais e assegurar cidadania a milhares de famílias.

Vamos recuperar as estradas destruídas pela falta de manutenção e duplicar rodovias.

Maior patrimônio dos goianos, a Celg reencontrará o rumo da boa gestão e se consolidará como o pilar mais sólido da nossa economia.

Prometi e vou levar à frente o projeto de consolidação e expansão da Universidade Estadual de Goiás.

Daremos atenção ao segmento de Ciência e Tecnologia, com incentivo à pesquisa, incorporação das novas ferramentas tecnológicas e a atração de empreendimentos de alta tecnologia para Goiás.

A preocupação com o meio ambiente, fundamento para o bem-estar das futuras gerações, será o escopo de todas as ações do Governo.

Que a história, a cultura e o saber se tornem o esteio do desenvolvimento de Goiás.

É ponto de honra: Centro Cultural Oscar Niemeyer aberto e palco de grandes eventos.

O Centro de Excelência será construído e vamos lutar para inserir Goiânia na agenda da Copa do Mundo de 2014.

Precisaremos do empenho dos funcionários públicos, que serão respeitados, valorizados e prestigiados como parceiros da nossa gestão.

Chego ao Governo de Goiás ciente da herança de descontrole e irresponsabilidade que estarei recebendo, mas o desafio não me intimida.

A política, como muito bem observou Ruy Barbosa, não é o jogo rasteiro da intriga, da inveja e da incapacidade. Isso não é política: é politicagem.

Acredito na política como construção coletiva de novos caminhos, como afirma Norberto Bobbio. 

Acredito na liderança horizontal, formada com o envolvimento de todas as correntes da sociedade.

Tenho uma biografia republicana e prezo muito as liberdades democráticas.

Respeito e valorizo a oposição e todas as formas de pensamento plural.

Sob nossa gestão, o Executivo conviverá harmoniosamente com os Poderes Legislativo e Judiciário, buscando, sobretudo, o equilíbrio institucional permanente e necessário à governabilidade do Estado.

Dirijo uma palavra de agradecimento e também um pedido de apoio aos senadores Lúcia Vânia, Demóstenes Torres e Cyro Miranda.

Da mesma forma, agradeço e peço respaldo ao conjunto de deputados estaduais e deputados federais.

Agradeço também ao Vice-Governador José Eliton, cuja juventude e preparo simbolizam a renovação da política em Goiás.

Obrigado aos meus pais, com quem aprendi os valores da solidariedade e da honestidade que sempre nortearam o meu itinerário na vida pública.

Obrigado à minha sogra, aos meus irmãos, cunhados, sobrinhos e a todos os meus familiares.

Um beijo carinhoso de amor e gratidão à minha esposa Valéria, farol da minha vida, e também às minhas filhas Isabela e Ana Luiza, razões maiores de minha dedicação, sonhos, esperanças e trabalho, sempre presentes com o seu carinho e apoio.

A melhor parte da vida de uma pessoa, disse Abraham Lincoln, está nas suas amizades. Por isso, obrigado aos amigos e amigas de todos os recantos de Goiás. Amigos e amigas que são irmãos e irmãs de fé. Serei eternamente grato pela ajuda recebida.

Está escrito no Novo Testamento que "o amor é paciente, o amor é bom, não se gaba nem é arrogante. O amor não se comporta inconvenientemente, não quer tudo para si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, aguenta tudo. O amor nunca falha". 

Quero governar Goiás com muito amor, paz e serenidade.

Lembro a linda e terna Cora Coralina, cujos versos estão entre os mais belos da Língua Portuguesa.

É da nossa poeta principal o conselho que seguirei fielmente em todos os atos do Governo de Goiás.

Ele está sintetizado, dizia Cora Coralina, nos sete dons do Divino Espírito Santo:

PRUDÊNCIA

SABEDORIA

INTELIGÊNCIA

FORTALEZA

JUSTIÇA

FRATERNIDADE

SOLIDARIEDADE

Essas são as qualidades que estarão, a cada dia, iluminando a nossa cabeça e o nosso coração.

Que Deus nos abençoe na grande tarefa que se inicia hoje.

Muito obrigado.

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.