Ícone alego digital Ícone alego digital

Helder Valin destaca avanços na Assembleia na 16ª Legislatura

01 de Fevereiro de 2011 às 16:25
Discurso feito pelo deputado Helder Valin, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por ocasião da solenidade de posse dos deputados estaduais, em 1º de fevereiro de 2011.

Senhoras, senhores,

É com satisfação que nós, deputados eleitos para a 17ª legislatura, tomamos posse hoje, em uma Assembleia Legislativa muito mais transparente e próximo da sociedade. Um poder que teve sua autoestima resgatada e que se modernizou.

Os avanços são muitos, com reflexos positivos em vários aspectos da vida da nossa gente. O cidadão reconhece no Legislativo estadual a instância do poder público mais próxima de si, fórum legitimo para o debate dos grandes temas e para o aperfeiçoamento de matérias que influenciam o dia-a-dia de todos nós.

Sou grato, como deputado e como cidadão, a todos os que ousaram sonhar uma Assembleia mais dinâmica e moderna.

É muito importante o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho de muitos neste esforço de plantar e cultivar boas sementes de uma postura parlamentar renovada.

Quero destacar a liderança corajosa, firme, segura do deputado e amigo, Jardel Sebba. Ao tomar posse em fevereiro de 2007, Jardel soube canalizar energias e o desejo coletivo de uma nova prática legislativa para o trabalho conjunto em favor das mudanças que se faziam necessárias.

Jardel preparou o terreno para que pudéssemos avançar ainda mais em quesitos como transparência e respeito ao cidadão, na nossa gestão. Obrigado, amigo, pela oportunidade e por avalizar nosso projeto de um legislativo ainda mais unido e participativo. Seu desprendimento, espírito público e responsabilidade para com esse Estado o estão reconduzindo hoje à uma nova disputa pela  presidência desse Poder.

Encontrei a Casa em ordem e pacificada em fevereiro de 2009. Com a preciosa colaboração dos demais membros da mesa diretora, lideranças partidárias, diretores e servidores em geral, pudemos investir em Programas como o Intercâmaras, que buscou a aproximação institucional entre Assembleia e câmaras municipais, e lançar as bases de um plano diretor de Tecnologia da Informação.

Moderno, ousado, prevendo compartilhamento de dados com outros poderes e instituições e interatividade total, o novo plano diretor de TI vai representar um salto qualitativo sem precedentes nessa casa em relação aos serviços prestados à sociedade. Mais transparência, eficiência administrativa e legislativa, transmissão on-line das sessões parlamentares serão os benefícios mais visíveis do uso intensivo de novas tecnologias. Também conseguimos resgatar uma dívida antiga com a sociedade goiana ao aprovar e promulgar a adequação da nossa Constituição à Carta Magna.

Faço questão também de falar sobre as conquistas intangíveis da legislatura que se encerrou ontem. Avanços consideráveis que proporcionaram e consolidaram um novo estágio político e institucional a essa Casa de leis.

Respaldada por um novo Regimento Interno, que privilegiou o debate profundo dos temas mais relevantes, e colocou fim à apreciação relâmpago de matérias, a 16ª legislatura reconquistou prerrogativas, assumiu um papel de protagonista no debate político. Jamais faltamos com o devido respeito aos demais poderes e instituições. Tampouco abrimos mão da nossa missão de fiscalizar e legislar em favor dos goianos.

Aprovamos as matérias relevantes enviadas pelo Executivo, mas fizemos questão de debater e contribuir para o aperfeiçoamento dessas propostas por meio da apresentação de emendas.

Não nos omitimos política ou institucionalmente, nem nos calamos diante de provocações.

Quando o ex-presidente Lula, em um palanque extemporâneo, cobrou respostas sobre a situação financeira da Celg, instalamos rapidamente uma CPI que quebrou paradigmas na história do legislativo goiano.

Se outras CPIs se notabilizaram pelo viés político e por resultados inconclusivos, fizemos questão de patrocinar uma investigação séria, isenta, ancorada no rigor técnico.

Contamos para isso como o auxílio inestimável do nosso corpo técnico, e também da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, ligada à Universidade de São Paulo, e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

Graças ao esforço concentrado dos deputados membros dessa CPI, e do auxílio de técnicos renomados, respondemos definitivamente à pergunta lançada ao ar pelo ex-presidente, tiramos todas as dúvidas da sociedade sobre o caos financeiro instalado na companhia energética goiana.

Procedimento semelhante foi adotado pela CPI do endividamento que jogou, definitivamente, por terra a falácia do déficit mensal de R$ 100 milhões.

Ainda no primeiro semestre de 2010, a CPI do Endividamento adiantou aos goianos a maquiagem grosseira dos números e o desequilíbrio financeiro praticados pela gestão anterior e que hoje é de conhecimento de todos.

Essa nova Assembleia, autônoma, responsável, moderna, amadurecida, está pronta para servir Goiás ao lado do governador que resgatou a esperança e a autoconfiança dos goianos, Marconi Perillo.

A renovação da prática política goiana, liderada pelo nosso governador a partir de 1999 e a modernização desse Poder são fenômenos indissociáveis. Eles representam o avanço inexorável da sociedade goiana, a modernidade que chegou para ficar.

Governador, tenha certeza de que o fortalecimento político e institucional dessa Casa será benéfico para a sociedade. Fomos parceiros de vossa excelência ainda no turbulento período de transição entre governos. Continuaremos sendo nos próximos quatro anos, sem deixar em nenhum momento, de fiscalizar, debater, colaborar. Mas, fortalecidos, poderemos contribuir ainda mais.

Encerro as minhas palavras agradecendo a todos os presentes pelo estímulo, pela torcida, pelas críticas e cobranças.

Cumprimento, de forma muito especial, a todos aos parlamentares da 16ª legislatura, companheiros de sonhos e lutas, aos servidores do legislativo, esteios desse poder, e à minha equipe, que me garantiu valoroso suporte em todos os momentos.

Agradeço principalmente a Deus, fonte de força, sabedoria e equilíbrio, a minha esposa, Maria José, meus filhos, Graziela e Helder Henrique, minha mãe, Altiva, meus irmãos, e a todos amigos e companheiros por estarem ao lado em todos os momentos.

Que Deus continue nos iluminando a todos para que possamos contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do nosso Estado. Um grande abraço.

Um grande abraço.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.