Ícone alego digital Ícone alego digital

Jardel Sebba firma compromisso com transparência e diálogo

15 de Fevereiro de 2011 às 16:24
Discurso proferido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB) durante a sessão de instalação da 17ª Legislatura. (15.02.2011).

Senhoras e senhores, 

A Assembleia Legislativa de Goiás, cujos trabalhos da 17a. Legislatura iniciam-se oficialmente nesta tarde, é hoje um poder bem estruturado, isento de escândalos, que conquista a cada dia crédito político e institucional pelo valor individual de seus membros, mas, principalmente, pela sua firme e equilibrada atuação coletiva. 

Aqui, nesta Casa de Leis, palco de decisões importantes para a vida dos goianos, a diversidade política e ideológica coexiste de forma democrática, sempre buscando consensos possíveis por meio do debate livre de ideias, do entendimento e do respeito mútuo. 

Foi assim na legislatura passada e tenho a mais absoluta certeza de que assim também será na nova, graças à dedicação e ao trabalho de todos os parlamentares que compõem o nosso Poder Legislativo.

Em nome da atual Mesa Diretora, quero dar boas-vindas a todos e mais uma vez reafirmar os nossos compromissos com o povo goiano.

Compromisso com a transparência.

Compromisso com o diálogo franco e aberto com a sociedade.

Compromisso com a busca permanente por parcerias com outros poderes e instituições.

Compromisso com uma postura institucional altiva e independente, porém sempre pautada pelo bom senso e pelos interesses maiores de Goiás. 

E, sobretudo, reafirmo solenemente o nosso compromisso maior: o compromisso com a governabilidade do nosso Estado. A Assembleia Legislativa avançou muito nos últimos anos, mas precisa e vai avançar muito mais, em especial na questão da transparência, que nos é cobrada a todo o momento.

Transparência não se impõe por decreto nem tem uma fórmula pronta, acabada.

É, antes e acima de tudo, um processo diário e constante de construção, cujos tijolos são colocados um a um.

Por isso, buscaremos continuamente inovações tecnológicas para permitir visibilidade e garantir à sociedade o amplo acompanhamento de todas as nossas ações.

Nos próximos dois anos, vamos investir em tecnologia da informação. 

A internet e, em particular, as redes sociais, podem ajudar muito na aproximação entre a Assembleia e a sociedade, como também para o aprimoramento da nossa ação parlamentar. 

O Legislativo não tem nada a esconder e vai escancarar as suas portas para que todos os goianos possam acompanhar os nossos atos. 

Acredito que a democracia tem como lastro instituições e poderes fortes, autônomos, mas sinérgicos.  

Neste sentido, Poder Legislativo não se furtará à articulação de forças visando o desenvolvimento de Goiás.

Tudo faremos para contribuir com a governabilidade, sem abrir mão da imprescindível missão de fiscalizar os demais poderes.

Debateremos todos os projetos que aqui chegarem com seriedade e espírito público. 

Não fugiremos das nossas obrigações, nem nos omitiremos quando chamados a manifestar. 

Balizaremos todos as nossos ações na observação dos princípios republicanos e nos bons mandamentos da ética e da moralidade pública.

Já disse e não me cansarei de repetir: vamos respeitar as diferenças políticas entre as bancadas. 

Acreditamos que as divergências são saudáveis e fundamentais para a consolidação do processo democrático. 

Jamais cederemos à tentação do pensamento único.

Jamais lançaremos mão de qualquer tipo de pressão para forçar posições ou tentar calar vozes dissonantes. 

Esta é a Casa da democracia e, como tal, todos terão vez e votarão de acordo com a sua consciência.

Temos plena certeza, governador Marconi Perillo, de que o relacionamento entre Legislativo e Executivo será positivo e respeitoso. 

Vossa Excelência começou sua carreira política nesta Casa de Leis e sabe bem da importância do Parlamento e das dificuldades enfrentadas pelos deputados estaduais.

Como governante, Vossa Excelência tem demonstrado, ao longo de três gestões, que é um democrata que preza o debate político de alto nível e reconhece a importância dos poderes constituídos.

E que, positivamente, distingue o diálogo e a ponderação política como instrumentos essenciais para resolução de conflitos e a promoção do bem comum.   

Daí, a nossa convicção de que os dois poderes, juntamente com o Judiciário, aqui representado pelo seu presidente, desembargador Vítor Lenza, estabelecerão uma convivência substantiva e harmoniosa.

Nosso desejo de servir aos goianos com eficiência e clareza de propósitos é sincero e vai se traduzir em ações concretas. 

Esta sessão solene de reinício dos trabalhos é a primeira de muitas que tornarão rotina a transmissão on-line pelo portal da Assembleia Legislativa na rede mundial de computadores. 

Queremos, agora, uma maior interação com a sociedade. 

Faremos o debate construtivo e democrático com todos os segmentos da sociedade goiana. 

Vamos instituir canais que permitirão que o cidadão, a partir de um simples toque no mouse, possa fazer denúncias, cobrar resultados, apresentar sugestões e receber respostas rapidamente. 

Também vamos simplificar ao máximo os procedimentos para que o cidadão possa acompanhar de perto a administração da Assembleia e a atuação individual dos parlamentares. 

Agradecemos aos 41 deputados pela confiança depositada na atual Mesa Diretora. 

Retribuiremos com muito respeito e trabalho.

Que os ventos da democracia soprem fortes no Palácio Alfredo Nasser e que Assembleia Legislativa de Goiás seja um poder cada vez mais autônomo, virtuoso e representativo.  

Deus nos abençoe a todos.

Muito Obrigado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.