Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral entrega Medalha do Mérito Pedro Ludovico

08 de Abril de 2011 às 11:06
Discurso proferido pelo deputado Karlos Cabral (PT) durante sessão especial em que prestou homenagem ao cidadão José Gregório. (08.04.2011).
Senhoras e senhores presentes,
deputados e imprensa, bom dia.

Saudações especiais ao senhor José Gregório, carinhosamente conhecido como "Zé Fiscal", um cidadão que fez história no oeste goiano, e seus familiares, que o acompanham nesta sessão solene.

A sociedade goiana possui grandes personalidades, que contribuíram, e ainda contribuem, de maneira significativa para a história de Goiás e a construção de um Estado democrático e justo. O "Zé Fiscal" faz parte desse seleto grupo, por trabalhar incansavelmente em prol do desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios de Montes Claros de Goiás e Iporá, onde reside atualmente.

Não podemos desprezar a construção da nossa história e o que nos auxiliou no passado, pois todos os acontecimentos tem o seu valor e importância. Pedro Ludovico Teixeira, que dá nome à condecoração máxima desta Assembléia Legislativa, se tornou um marco na história de Goiás pelo seu pioneirismo, garra e liderança, características semelhantes à do nosso homenageado.

"Doutor Pedro", como era chamado na cidade de sua terra natal, foi revolucionário e não mediu esforços para transformar a realidade política, administrativa e social do nosso Estado. Prova disso foi a sua luta pela transferência da capital para Goiânia, com intuito de acabar com a hegemonia dos políticos do norte goiano, na década de 30. Assim como o "Zé Fiscal" faz até hoje, Pedro Ludovico tmabém apoiava as iniciativas de inclusão social. Um bom exemplo é o apoio à ideia da extensão do direito de voto aos analfabetos.

A trajetória da vida do "Zé Fiscal" é marcada pela dedicação à família e ao trabalho, por conquistas e lideranças, além da preocupação com o fortalecimento da educação, a proteção ambiental e a construção de uma sociedade justa, formada por cidadãos que exerçam plenamente os seus diretos e cumpram efetivamente os seus deveres.

O desenvolvimento social é de fundamental importância para a vida da população, na medida em que garante o bem-estar da coletividade e o exercício da cidadania. A base para a formação de cidadãos conscientes e esclarecidos é a educação, um direito de todos. Essa foi a visão do "Zé Fiscal", quando fundou a Escola Municipal de Caiapó, no município de Montes Belos de Goiás, em 1972 e atuou como professor da Escola Rural do município, no período de 1974 a 1986. Atualmente, realiza visitas periódicas a essas escolas, como forma de reconhecer o trabalho do professor na formação educacional de crianças, jovens e adultos, além da preocupação em manter, em atividade, a escola que já tem 39 anos de existência.

Ao residir em Iporá, "Zé Fiscal" contribuiu com o serviço público, atuando como fiscal arrecadador durante dez anos, momento em que se tornou conhecido e respeitado pelo seu trabalho ético e responsável. O reconhecimento do seu trabalho, como educador e apoiador dos profissionais da educação, foi oficializado com o convite para apadrinhar a Creche Cosme Damião, onde realiza atividades voluntárias há mais de dez anos.

Atualmente como empresário, "Zé Fiscal" acumula funções. Ele faz parte do Conselho Fiscal do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social de Iporá e ainda exerce a função voluntária de vice-presidente regional da GEOAMBIENTE - Associação dos Agentes Ambientais do Terceiro Setor.

Seu pioneirismo foi destaque em 2010, com a fundação e a ocupação do posto de vice-presidente do Rotary Club de Iporá, uma entidade composta por líderes de negócios e profissionais, voluntários, que prestam serviços humanitários às comunidades carentes, fomentam altos padrões de ética em todas as profissões e buscam a construção de um mundo de paz e boa vontade.

A preocupação em ajudar o próximo é a sua marca registrada. O apoio do "Zé Fiscal" é sempre solicitado por pessoas humildes e carentes, afinal, sua popularidade não ocorreu por acaso. A caridade faz parte da rotina diária desse cidadão que tem o dom de levar o bem a quem quer que seja, sem distinção de raça, cor, sexo, idade, naturalidade ou situação financeira. Sua satisfação em cuidar das pessoas é imensurável.

Zilda Arns nos faz uma sábia recomendação: "Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus, devemos cuidar dos nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los".

"Zé Fiscal" é como este cuidadoso pássaro, cujos filhos são os seus familiares, as pessoas necessitadas, os humildes e os enfermos. Seu ninho é a sua casa, onde ele se reúne todos os dias com a sua família, que é a sua força maior e o seu bem sagrado. É na sua morada que ele protege a família dos predadores e também recebe os necessitados e enfermos, para protegê-los das ameaças e dos perigos.

A Dra. Zilda Arns foi considerada como doutora em humanidade e tinha como maior objetivo salvar vidas e cuidar de almas piedosas. Ela faleceu no meio dos pobres, a quem tanto amou e dedicou a sua vida. "Zé Fiscal" segue os mesmos passos e tenho a ousadia de considerá-lo como o "doutor" em caridade, solidariedade e amor ao próximo.

 

Assim como o "doutor Pedro" e Zilda Arns deixaram o seu precioso legado, cada qual com sua particularidade, "Zé Fiscal", ainda em vida, fincou raízes na história de Montes Claros e Iporá, servindo de exemplo para todos os goianos e para mim, como deputado, que faço parte do poder legislativo buscando melhorias para a população.

Sinto-me feliz em compartilhar este momento com os senhores presentes, principalmente com a senhora Lázara (esposa), Lazenides e Ézio (filhos), Lani Cássia, Ludimila, Larissa, Lorrana e Tammy (netos), parentes e amigos do "Zé Fiscal". Saiba que reconhecemos o seu trabalho, valorizamos a sua trajetória e nos orgulhamos em termos o senhor hoje, neste plenário, recebendo a nossa homenagem.

Meus sinceros agradecimentos pela presença de todos.




Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.