Ícone alego digital Ícone alego digital

Evandro Magal ressalta importância do jornal "O Hoje" na imprensa goiana

15 de Abril de 2011 às 08:14
Discurso proferido pelo deputado Evandro Magal (PP) durante sessão especial que prestou homenagem ao jornal O Hoje, que completa sete anos de existência, como jornal diário. (15.04.2011).

Senhor Presidente,
Senhoras deputadas,
Senhores deputados

O povo goiano é privilegiado por habitar terra de tão grande beleza, pujança econômica, potencial turístico diferenciado que vai das brancas areias do rio Araguaia às fontes hidrotermais de Caldas Novas, as maiores do mundo. Nossa riqueza honrosa vem das dignas plantações de soja, milho, algodão, parte da força da nossa agropecuária, do esforço diário do operário das fábricas e pela qualidade de nossos serviços reconhecidos a nível nacional e internacional.

Se adjetivos e predicados não faltam para descrever o povo goiano e as qualidades geográficas de Goiás, também sobram veículos de comunicação sérios, dinâmicos e independentes para irradiar de, norte a sul, de leste a oeste, todas nossas vocações e anseios. Eles cumprem, a cada página, a cada editoria, a cada matéria, a cada nota, a função constitucional de publicar e exigir resultados quando a realidade se mostra mais severa que as leis que saem todos os meses das Câmaras e Assembleias.

Foi com este intuito soberano que um defensor da liberdade de expressão, o aqui presente jornalista José Allaesse, ergueu sobre bases sólidas o jornal O Hoje. O nome grandioso, um advérbio de tempo precedido por vigoroso artigo, mostra a preocupação deste homem em relatar seu instante, compreender seu espaço e expandir para além das fronteiras de Goiás as notícias que brotam todos os dias das ruas, dos púlpitos, dos gabinetes, dos mercados econômicos do Brasil Central.

Assim nasceu, há exatos sete anos, um jornal que já começou grande. Grande no profissionalismo, na beleza de sua diagramação, no tratamento das fotos, no primor dos textos. O Hoje é um jornal colossal quando se tem por escala a qualidade de seus repórteres, editores e articulistas e ainda maior quando se mede a vontade de atender o leitor com jornalismo puro, direto, preciso e eficaz.

Leitor assíduo do jornal O Hoje, me orgulho em dizer que suas as páginas contém informações apuradas, enxutas. Seus artigos preservam a opinião sem o "puxa-saquismo" típico dos bajuladores do Poder e suas análises políticas, econômicas e sociais seguem um rigor quase cientifico.

Posso dizer, jornalista José Allaesse e editor Executivo José Carlos Araújo, que o jornal O Hoje cumpre seu destino de trazer, todas as manhãs, os fatos, opiniões e análises de tudo que acontece em Goiás, de Itumbiara a Porangatu, de Caldas Novas a São Miguel do Araguaia, de Morrinhos até Posse, lá na divisa com o Estado da Bahia.

Como homem da imprensa, editor Fleurymar de Souza, aprendi desde menino, entre o emaranhado de cabos e fios de microfones, que a comunicação social é um dos mecanismos mais eficazes para melhorar a vida do nosso povo. É através do jornal, do rádio, da televisão que o cidadão pode se manifestar, criticar o governante irresponsável e se fazer ouvir quando falta remédio no posto de saúde e sobram buracos nas ruas.

É o microfone do rádio, a tinta do jornal e a câmera da televisão que amparam aqueles que pagam, a altos percentuais, os impostos e taxas que sustentam o Estado.

E é assim com o Jornal O Hoje: um púlpito e um ombro amigo para aqueles que quererem e precisam ser ouvidos.

Desde a primeira edição, no dia 23 de abril de 2004, O Hoje já mostrou a que veio. Trouxe estampado em sua capa, com letras garrafais, o relato objetivo dos projetos dos candidatos a prefeitos para a eleição que aconteceria naquele ano.

Da sede do jornal O Hoje, na rua 132-A do Setor Sul, desabrochou nas rotativa um periódico que já tem suas páginas fundidas com a história do jornalismo impresso em Goiás e no Brasil.

Homem de negócios e um empreendedor nato daqueles que aprendem com a vida o que não se ensina nos PHD's de administração de empresas, o jornalista José Allaesse, começou sua república das letras, dos fatos e das imagens a partir de uma diminuta sala, com só um telefone.

Com uma equipe de repórteres que cabia em Fusca, mas era maior que a ferrovia Norte-Sul no tamanho dos sonhos e dos ideais, José Allaesse coordenava e debatida cada pauta, cada abordagem, cada foto e cada letra publicada. E assim o faz, exatamente todos os dias. Vai repetir o mesmo ato democrático hoje à tarde e o irá fazê-lo por muitas e muitas décadas.

Pioneiro na implantação do que se chama de jornalismo de eventos, coube também a Allaesse e a sua equipe de bravos jornalistas a fundação do Jornal O Sucesso.  Semanário com os principais fatos, reuniões e debates políticos e da sociedade civil organizada, O Sucesso atuou na região metropolitana da Capital por mais de 10 anos. 

Mas, existe a hora do tubo de ensaio dar lugar ao grande experimento. No campo das letras e da comunicação, tocou ao Jornal O Hoje se erguer como diário forte e vivaz que recebemos todos os dias em nossas casas, gabinetes, nas empresas, nos escritórios, nos consultórios médicos e nas repartições públicas.

O Hoje é tão presente em nosso cotidiano que pode ser encontrado, exposto em posição de destaque, em todas as todas as bancas de Goiânia e nas principais cidades do interior de nosso extenso Estado de Goiás. Se não chega no papel, pode ser lido, de graça e integralmente, através da internet.

Reside aí, um dos grandes pilares que fazem do O Hoje um jornal gigante. A distribuição correta e direcionada de todos os 23 mil e quinhentos exemplares que deixam as rotativas toda madrugada. Eles seguem por carro, por ônibus, por motocicletas e vans para exatos 243 municípios.

Quem passa pela gráfica do jornal O Hoje, no Setor Pedro Ludovico, por volta das quatro horas da manhã, pensa que ali se encontra um porto de cargas aduaneiras dos mais movimentados do Brasil. Funcionários, pilhas de jornais e entregadores vindo e indo num movimento frenético.

Se a parte logística funciona como uma máquina fordista, o departamento editorial tem a flexibilidade, a emoção e a técnica descrita nos melhores manuais de redação do mundo: aquele que vem das ruas. 

Sob a supervisão do Editor Executivo José Carlos Araújo, um amigo que muito nos honra com sua presença, os textos, as imagens e os infográficos são tratados como filhos e preparados para ir às páginas a altura do leitor exigente do O Hoje.

Na editoria de política, O Hoje sustenta um verdadeiro arauto, não do jornalismo, mas da integridade humana. O jornalista Fleurymar de Sousa, um homem que posso descrever, sem o menor risco do errar ou cair no ridículo do exagero, é um dos melhores do nosso Estado de Goiás.

Talhado sobre os livros de sociologia, ciência pela qual é formado, e jornalista com as mais belas acepções do termo, Fleurymar de Sousa enfrentou, de dentro das redações, todos os eventos históricos que marcaram nosso Estado e nosso País.

Nos mais pesados anos de chumbo, impostos pelo Regime Militar de 1964, Fleurymar de Sousa era o homem que, a duro custo, dava voz as oposições e, sob o risco até da própria integridade física, bradava pela democracia que só viria quase 30 anos depois.

Na cobertura política, faz parte do seleto quadro de profissionais do O Hoje, o jornalista Ivan Mendonça, outro que as qualidades são maiores que todas as linhas somadas que ele assinou em mais de 40 anos de carreira jornalística.

Se fosse citar todos os adjetivos profissionais dos 162 funcionários do Jornal O Hoje, passaria horas aqui com os senhores. Isso muito me agradaria, mas é preciso dar tempo para que os jornalistas, técnicos e editores cumpram sua função constitucional e bela de transportar a notícia à mesa dos goianos.

Mas, não dormia tranquilo nesta noite de sexta-feira se não nominasse profissionais como a competente, conhecida e polivalente Mirele Irene, o repórter e amigo Divino Olavo, o ótimo repórter e excelente cantor Charles Daniel, a coerente colunista Britz Lopes e a onisciente e onipresente, jornalista Suely Arantes, uma amiga de longos anos.

Peço desculpas por conseguir nominar apenas alguns e os demais se sintam cumprimentados na menção a seus colegas. Aos editores Warlem Sabino, Edivaldo Barbosa, Wesley Costa, Bruno Cabral, os subeditores Marjorie Avelar, Marcos Simon, os repórteres Charles Daniel, Venceslau Pimentel, Divino Olávio, Mirelle Irene, Carla Monteiro, Marina Dutra, Cejane Pupulin, Lyniker Passos, Vinícius Mamede, Katherine Alexandria, Galthiery Rodrigues, Vandré Abreu, André Passos, os repórteres fotográficos Ronaldo Henrique, Fábio Lima, Demian Duarte, André Costa, Selma Cândida, os diagramadores, Atagiba Severino, Décio Parma, Leandro Meireles e Alessandro Gontijo

Parabéns ao O Hoje, ao jornalista José Allaesse, a sua família, e a todos que constroem, todos os dias, este vigoroso jornal. Mas, principalmente, parabéns ao povo goiano por contar com um veículo de comunicação tão forte e tão promissor quanto O Hoje.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.