Helio de Sousa presta homenagem a Mongeral Aegon

17 de Abril de 2011 às 19:24
Discurso proferido pelo deputado Helio de Sousa (DEM) durante sessão especial em que prestou homenagem aos 176 da empresa Mongeral Aegon. (18.04.2011).

Prezados senhores,
Muito boa noite!

A noite de hoje é muito importante porque aqui, nesta Casa de Leis, temos o privilégio de homenagear uma importante empresa, reconhecida em todo o território nacional por sua história e seu pioneirismo no mercado segurador. Trata-se da Mongeral Aegon, que, só para os senhores e senhoras terem uma ideia, foi fundada em 10 de janeiro de 1835. Ou seja, há 176 anos.

A Mongeral Aegon é a quarta empresa mais antiga do Brasil em atividade constante e surgiu para amparar as famílias de servidores públicos, civis e militares através do pagamento de pensões.

Seu crescimento é resultado de uma história marcada pela ousadia e a renovação. Num Brasil de 4,5 milhões de habitantes, que viam nascer a sua maior guerra civil - a Revolta dos Farrapos, surgiu a primeira iniciativa oficial de estabelecer a previdência social no País. Em 10 de janeiro de 1835, foi fundado o Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado (Mongeral). Os seus fundadores foram os regentes Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho, o brigadeiro Francisco de Lima e Silva e o deputado João Bráulio Moniz.

Sua trajetória, que se mistura à história do Brasil, foi muito bem retratada no livro lançado pela seguradora no ano passado, chamado "Mongeral Aegon - 175 anos de história". A obra foi lançada nacionalmente e está presente nas principais bibliotecas públicas.

Hoje, a Mongeral Aegon continua uma empresa moderna, dinâmica e criativa, afinada com um país em desenvolvimento. A companhia, que está entre as dez maiores seguradoras independentes do País, conta com a parceria de 4 mil consultores de benefícios, mais de 600 mil clientes e 55 unidades espalhadas por todo o território brasileiro.

Só aqui, em Goiânia, está presente há nove anos, na Rua 18, número 110, no Setor Oeste, sendo sinônimo de solidez e credibilidade. A unidade conta com uma equipe de consultores pronta apara atender as necessidades do cidadão goiano, levando até ele soluções personalizadas em seguros de vida e planos de previdência.

Portanto, parabenizo a Mongeral Aegon por essa belíssima história, que continua a ser escrita. Agradeço também a presença do Sr. Nilton Molina, uma das mais respeitadas figuras do mercado segurador, presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon. Destaco ainda a presença da equipe da unidade: o consultor de benefícios, José de Arimatéia; e das gerentes Thaís Duarte (gerente de sucursal), Ethienne Araújo e Elise Penner (gerente comercial).

E, encerrando este pronunciamento, como homem temente a Deus que sou, não poderia deixar de agradecer ao Criador por empresas como esta; e, ao mesmo tempo, rogar a Ele que continue derramando suas maravilhosas bênçãos não apenas sobre os empresários que contribuem para o desenvolvimento do País, mas sobre todas as pessoas que, efetivamente, cultivam o amor ao próximo e ao Príncipe da Paz, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Muito Obrigado!