Ícone alego digital Ícone alego digital

Jardel Sebba reforça compromissos com a sociedade

26 de Julho de 2011 às 20:44
Discurso proferido pelo deputado Jardel Sebba, presidente da Assembleia Legislativa, por ocasião da solenidade de transferência do Governo para a antiga Capital, em 26 de julho de 2011.

Senhoras, senhores,

A solenidade de transferência do governo para a antiga Capital é bem mais do que um gesto de liturgia política.

É a oportunidade única de nos reencontrarmos com o passado, com a história e com a essência de nossa gente.

Vir à cidade de Goiás nesta manhã de julho é reafirmar o orgulho imenso de ser goiano.

É resgatar valores que pautaram o nascimento de nosso Estado.

É nos encantarmos com os telhados patinados pelo tempo, as casas amontoadas a cochichar umas com as outras e as mangueiras copadas que sombreiam os quintais.

O coração bate mais forte em Vila Boa e não há como não se render ao fascínio da eterna capital dos goianos.

A cidade de Goiás é beleza em sua expressão mais pura, beleza consolidada que transcende o tempo.

É o passado e o futuro caminhando de mãos dadas.

É a memória ancestral inscrita no DNA das gerações de goianos que estão por vir.

Herdamos do poeta Félix de Bulhões o amor a Goiás.

Somos personagens vivos dos contos de Hugo de Carvalho Ramos.

Em nosso peito repicam os sonetos de Cora Coralina e a ternura nos arrebata diante dos traços delicados das esculturas de Veiga Vale.

Aqui somos, todos nós, parte de uma tradição imortalizada pelas notas musicais do maestro Joaquim Edison de Camargo e pelas paisagens das telas de areia de Goiandira do Couto.

É impossível ser goiano e não amar Vila Boa. Ser goiano e não se sentir em casa aqui.

É por ser assim, tão única e acolhedora, por traduzir tão bem a nossa história, a história dos goianos, que a Cidade de Goiás foi aclamada  Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Na condição de presidente da Assembleia Legislativa, é um privilégio participar novamente da solenidade de transferência de poderes, que é muito significativa para todos nós, goianos.

E aqui venho trazendo o abraço amigo da minha querida Catalão, que dividiu com Vila Boa a honra de servir de berço para este imenso gigante, que é hoje o nosso Estado de Goiás.

Inspirado na força e na exuberância que emanam do nosso mais conhecido cartão postal, a Serra Dourada, venho reforçar o compromisso do Poder Legislativo em servir aos interesses maiores da população goiana.

Com seriedade, equilíbrio e responsabilidade, estamos contribuindo para a construção do novo Goiás, livre das amarras do atraso e se projetando entre as economias mais vigorosas do País.

Estão aqui reunidas as mais importantes autoridades do Estado.

Esta cerimônia que eleva Vila Boa à condição de sede de governo estimula a todos nós à reflexão, especialmente sobre o compromisso com o desenvolvimento de Goiás.

No instante em que resgatamos nossas tradições e retornamos às nossas raízes, devemos todos, como representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, avaliar qual a parcela de contribuição cada um pode oferecer para que o Estado assegure progresso e cidadania plena a todos os goianos.

Goiás vive um momento importante e precisa do empenho de todos.

Os últimos seis meses foram de muito trabalho para a superação de sérias dificuldades de ordem financeira.

Muitos sacrifícios foram e continuam sendo feitos para reorganizar a estrutura administrativa e corrigir as graves distorções encontradas pelo governador Marconi Perillo.

Foram, repito, 180 dias de enormes dificuldades.

Como todos sabemos, o governo foi obrigado a restringir gastos, cortar investimentos e concentrar esforços na tarefa de arrumar a casa.

Mas, essa página está sendo virada e um novo ciclo de prosperidade começa a acontecer no nosso Estado.

Os ventos da prosperidade voltam a bater em Goiás, varrendo o desânimo e a letargia para bem longe das nossas fronteiras.

Novas indústrias chegam para a se instalar em Goiás, atraídas pela força de trabalho e pelas potencialidades da nossa economia.

Milhares de novos empregos estão sendo gerados.

E o bom de tudo isso é que mais renda e qualidade de vida serão proporcionadas às famílias goianas.

Quando Marconi Perillo assumiu o governo pela primeira vez, o PIB de Goiás era de apenas 17 bilhões de reais.

Em seu período de gestão, o volume das nossas riquezas aumentou para 40 bilhões de reais.

Agora, a meta é chegar ao final de 2012 com um PIB de 100 bilhões de reais.

Quero dar aqui o meu testemunho da extraordinária capacidade de realização do governador Marconi Perillo, que, como diria o poeta José Godói Garcia, autor do célebre Araguaia Mansidão, "é criatura feita de sonhos e desafios".

Poucos governantes no Brasil têm a visão, a garra e a ousadia de Marconi, cuja trajetória de lutas em favor de Goiás e dos goianos tenho a honra e alegria de compartilhar.

O ciclo de prosperidade que agora se abre para Goiás nasce embalado por uma nova prática política, resultado, sobretudo, do amadurecimento das nossas instituições.

Encerrou-se em nosso Estado o tempo da perseguição implacável aos adversários políticos, o tempo do provincianismo, dos duelos verborrágicos e da política miúda e enredada em picuinhas, onde o principal prejudicado era o povo goiano.

O governador Marconi Perillo não discrimina municípios administrados por partidos de oposição, por entender que as disputas devem se circunscrever apenas às eleições.

Marconi governa para todos os goianos, não só para um partido ou somente para aqueles que votaram nele.

Faz um governo plural e democrático, respeitando opiniões e pensamentos divergentes.

A Assembleia Legislativa também participa desta nova arrancada do Estado. Integrada por deputadas e deputados compromissados com Goiás.

O Poder Legislativo não se omitiu nem se omitirá na tomada das decisões importantes para o nosso povo.

Como instituição parlamentar, nossa energia está direcionada para garantir a estabilidade política e a governabilidade do Estado.

Somos um poder autônomo, independente e não abrimos mão da defesa intransigente dos interesses maiores de Goiás e da nossa gente.

Os goianos podem ter certeza: o Legislativo de Goiás deixou de ser uma casa de escândalos para se tornar num centro de soluções e de trabalho  em prol da população.

Legitimados pelo voto popular, estamos fazendo a nossa parte para garantir a materialização do debate democrático, votando, acima de tudo, leis para assegurar o desenvolvimento estadual e beneficiar a gente goiana.

Quero aqui também registrar o meu reconhecimento ao Poder Judiciário e prestar a minha homenagem ao corpo de desembargadores, juízes e demais servidores da Justiça em Goiás, que atua sempre pautado pela serenidade, pela competência e, principalmente, pelo inarredável compromisso com os postulados do Direito e da Justiça.

Vila Boa, como disse certa vez o genial Bernardo Élis, o maior escritor goiano, inspira-nos a amar Goiás e respeitar a trajetória de lutas do povo goiano em cada gesto, em cada palavra.

Motiva-nos a trabalhar cada vez mais pelo desenvolvimento e nos impulsiona na missão de construir um Estado moderno e socialmente justo para toda nossa gente.

Ao concluir, lanço um olhar de esperança no futuro e manifesto mais uma vez a minha crença nos destinos de Goiás e do Brasil.

Que os bons ventos da Serra Dourada nos tragam paz e sabedoria.

Deus, nosso Senhor, nos abençoe a todos.

Muito obrigado.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.