Ícone alego digital Ícone alego digital

Major Araújo presta homenagem à Polícia Militar

01 de Agosto de 2011 às 23:33
Discurso proferido pelo deputado Major Araújo durante sessão especial comemorativa aos 153 anos da Polícia Militar. (01.08.2011).

Senhoras e Senhores, boa noite!

Eia avante oh! Milícia altaneira. A bandeira da paz conquistar.

É uma honra tê-los aqui presentes nesse momento tão especial, ocasião em que celebramos os 153 anos da gloriosa Polícia Militar do Estado de Goiás. Para representar essa data tão importante, estaremos homenageando 175 policiais militares por sua determinação, dedicação e amor à farda, fato que reflete em uma segurança pública melhor e consequentemente uma melhor qualidade de vida aos goianos.

Entretanto, nessa noite nosso intuito seria entregar a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior comenda desta casa de leis, aos mais de 12 mil guerreiros que representam nossa corporação, atuando em todos os rincões do Estado, levando segurança, tranqüilidade e senso de justiça às nossas famílias. À vocês nosso muito obrigado.

Contamos com uma bela história, iniciada em 28 de julho de 1858, quando o então presidente da província de Goyaz, Dr. Januário da Gama Cerqueira, sancionou a Resolução nº 13, criando a Força Policial de Goyaz. Desde então, os goianos contam com uma instituição que trabalha com a missão de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente no Estado, cumprindo com excelência o preceito constitucional. Além disso, procura proporcionar à sociedade goiana a segurança necessária com policiais militares qualificados e treinados, através de ações padronizadas, compromissada em servir com qualidade.           

Januário da Gama Cerqueira criou nossa Instituição não somente para ser uma força policial, mas que viesse preencher a grande necessidade de órgãos representantes do Estado perante a sociedade, na oportunidade inexistentes, ou não possuíam o alcance que a PM conquistou muito rapidamente, eis que o policial militar está presente em todos os 246 municípios goianos.  Portanto, inexistiam as instituições do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Técnico- Científica e Polícia Judiciária de forma tão abrangente. É importante lembrar, que até bem pouco tempo, muitos de nossos militares  eram nomeados por portaria do Secretário de Segurança Pública para exercerem o papel de delegado, missão que desempenhavam com muita responsabilidade e eficiência. No Poder Judiciário, com certeza, ainda tramita algumas ações penais originárias de inquéritos policiais presididos por policiais militares. Tudo isso evidencia, senhoras e senhores, uma grande dívida da sociedade goiana para com a Polícia Militar de Goiás. Em clara harmonia com a poesia da genial Gabriela Mistral: "Onde houver uma missão que todos a recusam, aceita-a tu".

Aliás, a história da Polícia Militar do Estado de Goiás se confunde com a história de Goiás. Nossos combatentes sempre estiveram presentes nas principais ocasiões, que marcaram nosso Estado. Em 1865 na Guerra do Paraguai a Polícia Militar se fez presente. Foram os policiais militares, que estiveram ao lado do Governador Mauro Borges, na resistência contra a Ditadura; foram os PMs goianos que carregaram nos braços a pequenina Leide das Neves no terrível episódio do Césio 137, aliás, dezenas de companheiros ficaram expostos à radiação, com o objetivo de proteger nossa sociedade.

Com certeza contamos com a melhor Polícia Militar de nosso país, com homens e mulheres de brio, capazes de abandonar o aconchego do lar, para se dedicarem a essa honrosa profissão.  Vocês madrugadores são os melhores exemplos para nossa sociedade, pois são capazes de conciliar uma vida dupla, desgastante, mas mesmo assim, atendem com presteza, educação e carinho nossas famílias. Por isso, nada mais justo do que nessa ocasião serem lembrados com essa singela homenagem.

Deus me concedeu a oportunidade e alegria de nascer em um berço militar. Meu pai, Tenente Cícero, criou exemplarmente seus nove filhos, tendo como referência a vida ilibada de sua profissão, detalhes marcantes que nos orgulham e que fez com que eu e mais dois irmãos optássemos pela vida militar. Seus ensinamentos foram fundamentais em nossas vidas. As virtudes militares moldaram nosso caráter para o bem. Durante anos servi, dediquei, lutei, fui feliz, tive decepções, fiz amizades, alguns desafetos, mas posso dizer que verdadeiramente eu vivi a Polícia Militar do Estado de Goiás, algo que me orgulho. Ao vestirmos essa farda, muito mais do que apenas profissionais, nós nos tornamos heróis, muitas vezes anônimos é verdade, mesmo assim, somos capazes de salvar vidas, trazer paz e segurança.

Com certeza, somos uma classe de pessoas especiais, dedicadas e que exercem com amor a rotina de fazer o bem.

Entretanto, em nossa trajetória nem sempre encontramos flores, aliás os espinhos são diários e algumas vezes fatais. Pelo fato de nossa rotina ser de enfrentar o crime e o mal de frente, sem temer ou recuar jamais, estamos expostos às piores armadilhas. Algumas vem de instituições que ao invés de lutar a favor da sociedade, universalizam a violência em desfavor da segurança pública, através de uma disseminação didática do mal. Todavia, nossas maiores baixas são os tombamentos dos irmãos de farda, que por amor ao próximo, doam suas vidas, deixando imensa saudade em nossos corações.

Além de nossa missão constitucional, a PM Goiana desenvolve projetos sociais, que visam interagir a sociedade com os assuntos da segurança pública. Através do RAS -Rede de Apoio a Segurança, Colégios da Polícia Militar e PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, atuamos com veemência junto aos nossos jovens. Ações como estes demonstram nosso comprometimento e o nosso objetivo, pois muito mais do que reprimir, visamos prevenir.

Para que a PM continue exercendo com eficácia esse brilhante trabalho, temos lutado com bastante afinco na Assembleia Legislativa, com o objetivo de conquistar novos benefícios para a categoria. Com o apoio do excelentissimo Governador do Estado de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Junior, do Secretário de Segurança Pública, João Furtado, e a confiança dos nobres deputados, que de forma unânime tem apoiado os projetos de interesse dos militares e das instituições. Não temos a intenção de sermos apenas figurantes nesse processo político. Agora, os militares goianos têm voz e vez, por isso, não medimos esforços para conseguirmos a aprovação de matérias pertinentes à categoria. Em apenas seis meses de mandatos lutamos pelas Lei de Promoção dos Praças da Saúde (CHOM), Aposentadoria Compulsória, Lei de Promoção Automática por tempo de serviço e a aposentadoria aos 25 anos de serviços para as mulheres da PM e BM. Entretanto, ainda temos muito que lutar, nosso intuito é agraciar nossos irmãos de fardas com novas conquistas. Para isso, é necessária a união de todos, para que juntos possamos criar um ambiente mais saudável e digno para os militares goianos.

Vale ressaltar, que apesar de todo nosso esforço, estamos vivenciando um momento difícil. Aliás, o ano de 2011 está sendo traiçoeiro para nossa corporação. A fatídica operação Sexto Mandamento, o aumento da criminalidade, a caça às bruxas por parte de algumas instituições, foram fatores que tentaram desestabilizar nossa Gloriosa Polícia Militar. Aliás, em muitas situações obtiveram êxitos, pois foram cruéis, ardilosos e insensatos. Todavia, estamos aos poucos conseguindo recuperar a auto-estimas desses nobres guerreiros, algo tão salutar para o desempenha de seu labor.

Outros desafios que estamos enfrentando diz respeito a própria corporação. Assuntos internos, que precisam ser analisados, revistos e alterados. Com certeza, com a grandeza de nosso Comandante Geral, Raimundo Nonato de Araújo Sobrinho, contaremos com dias melhores em nossa corporação. Hoje sofremos com a falta de efetivo, fato que desencadeia diversos problemas, como por exemplo, a sobrecarga de horas trabalhadas. Em Goiás, mais de 37% dos militares trabalham mais de 44 horas semanais. Um número absurdo, que sem sombra de dúvida, gera estresse e outros males, levando a vícios e distúrbios, que em alguns casos levam nossos militares a óbito, seja através de confronto, seja retirando sua própria vida, fato, que infelizmente tem sido constante em nossa corporação.

È importante realçar que com o advento da nova Constituição da República nova ordem jurídica se estabeleceu no país, trazendo princípios, garantias e direitos fundamentais inerentes a todos seres humanos. Nesse contexto encampou também os policiais militares como titulares e promotores de cidadania, além de indispensáveis à promoção do Estado Democrático de Direito. Nesse sentido, enquanto agentes do Estado e cidadãos fazem jus ao reconhecimento, tratamento respeitoso, digno e humanitário por parte da sociedade e da corporação.

A Polícia Militar que sonho é uma Instituição aparelhada, despolitizada, inteligente, que trabalha com maior cientificidade, tenha um plano de carreira, escalonamento justo, profissionais determinados, incentivados e dispostos. Tenho a convicção que esse é o pensamento do nosso governador Marconi Perillo e do Secretário João Furtado. Eia avante oh! Policia gloriosa. Eis a ordem: depressa, avançar!

Apesar de tudo isso, não iremos esmorecer. Somos homens e mulheres de fibra, garra, determinação e coragem. Como diz nosso saudoso hino: "Ante o perigo nunca tema a morte. Pois, sua sorte é lutar sem recuar. A segurança é o lema a toda hora e o mal sempre combaterá". Vamos seguir firmes, a exemplo de nosso companheiro, da co-irmã Polícia Militar do Rio de janeiro, Sargento Márcio Alexandre Alves, que de forma corajosa e brilhante conteve o terrorista do Realengo, que na manhã de 7 de abril, assassinou 12 crianças inocentes. Se não fosse a intervenção pontual do nobre militar, o massacre seria muito maior. Por isso, peço a todos uma salva de palmas ao policial militar, Márcio Alexandre Alves, por ser um exemplo a ser seguido. Nós goianos nos sensibilizamos com sua determinação.

Não podemos ser dominados pelo mal. Goiás conta com policiais de destaque, referência e por isso, hoje vocês são homenageados nesta noite. A sociedade goiana os saúdam, pois, aqui estão os verdadeiros heróis de nosso Estado. 

Que todos policiais militares, possamos confirmar as virtudes de Tiradentes, "nosso patrono, exemplo sem igual", que com coragem, abnegação, destemor, desafiando a morte, para levar avante a luta em favor de uma sociedade. Que possamos levar avante a nossa luta, ante o desafio de mudar para melhor uma Instituição tão essencial, tão indispensável, tão necessária para a garantia Segurança Pública . 

Está materializado, através desta Sessão Solene a reverência e o reconhecimento do Poder Legislativo de Goiás e da sociedade goiana à todos os mais de 16 mil homens e mulheres ativos e inativos, que tem labutado abnegadamente, com senso ilimitado do dever, no sentido de garantir a ordem e oferecer segurança à Goiás e ao seu povo.

Policial Militar do Estado de Goiás:  Avante vamos triunfar!

Obrigado  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.