Fábio Sousa presta homenagem ao administradores
Prezadas Senhores,
Prezados Senhores,
Com muito prazer e honra propus esta sessão de homenagem ao dia do administrador. Após ser procurado por representantes desta importante classe trabalhadora, apresentei o pedido que de pronto foi atendido pelos meus pares. Não é a primeira vez que esta Casa reverencia os administradores pelo seu dia, o que reforça a minha fala.
Profissional que planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações, no sentido de proporcionar o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas, e conseqüentemente, da sociedade em geral. O administrador tem sido reconhecido ao longo dos anos como peça fundamental.
Um administrador está sempre focado em resultados, indicadores, medidores de desempenho, enfim, tudo que possa gerar ao negócio um resultado mais prático.
Este profissional, no entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas.
Sem os administradores, não teríamos o desenvolvimento das organizações, assim, os outros profissionais não iriam ter oportunidades de emprego, sem contar o caos social que se instalaria na sociedade sob essas condições.
Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 1965, que criou a profissão de Administrador. Mais do que uma profissão, surge o profissional empenhado na busca das soluções das equações problemáticas de uma empresa ou de um negócio. Não é exagero afirmar que o administrador tornou-se o melhor amigo do empreendedor.
A verdade é que a história da administração confundi-se com a história da humanidade. A administração surgiu a muitos séculos atrás, na Suméria, quando seus habitantes procuravam maneiras para resolver problemas práticos na administração de projetos de engenharia: cidades, pirâmides, projetos de irrigação.
No Egito, Pitolomeu desenvolveu um sistema econômico que necessitava de uma administração pública sistêmica e organizada para funcionar.
Também na Bíblia temos o exemplo de Moisés que instituiu modelos de liderança e hierarquia na condução do seu povo pelo deserto. Moisés governante, deu ouvidos a orientação de seu sogro Jetro, sem dúvida um administrador, para melhor conduzir o seu povo.
Iniciada na Inglaterra, a Revolução Industrial, provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração. Com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de maior eficiência e produtividade para fazer face à competição no mercado, a moderna administração surge provocada pela Revolução Industrial.
Henri Fayol, considerado o primeiro pensador da gestão, precursor da Teoria Clássica da Administração, organizou e definiu as funções da administração: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar. Sobre esta teoria podemos concluir que uma organização só sobrevive de fato tendo um administrador no centro das decisões. Enquanto o dono é o coração de uma empresa, sem dúvida o administrador é o seu cérebro.
Reconhecer este importante trabalho vai além de posições políticas. É reconhecer a nossa dependência como sociedade é demonstrar a nossa gratidão através do reconhecimento.
Exatamente o que a Assembléia Legislativa faz, homenageando com sua principal comenda, a medalha Pedro Ludovico Teixeira, profissionais que representam os inúmeros profissionais que atuam em todo o nosso estado.
Idalberto Chiavenato, importante administrador brasileiro, em sua obra afirma "que o conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico, indispensável, mas depende sobretudo da personalidade e do modo de agir do administrador".
Esta homenagem, caros homenageados, vai além do conhecimento tecnológico de vocês. Tem haver também com a personalidade contribuitiva de cada um, bem como o modo ético e expressivo de agir de todos.
Planejar e fazer acontecer é a maior contribuição de um administrador para com a sociedade. Quem planeja, raramente erra. Ter um administrador em uma organização é sem duvida a mais importante e acertiva decisão de um empreendedor.