Daniel Vilela presta homenagem a policias militares
Bom dia.
É com enorme honra que subo hoje à tribuna da Casa para homenagear estes integrantes da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Fiz questão de encampar este evento para ressaltar a força e o valor dos homens e mulheres que compõe a força policial do nosso Estado.
E é por meio do valor da maioria de seus integrantes que devemos medir a importância de uma entidade como a Polícia Militar de Goiás.
Estas pessoas que aqui estão dedicam suas vidas à segurança da população. É por meio delas, deste esforço, que a Polícia Militar deve ser vista.
Ainda era século dezenove. O Brasil ainda era uma monarquia e Goiás uma província longínqua quando a polícia militar foi instaurada nestas terras. Corria o ano de 1858 quando Januário da Gama Cerqueira, então presidente da província, criou a Força Policial de Goyaz, na época ainda com Y e Z.
Nesta época 47 homens compunham os quadros da PM. Não havia uniforme nem arma alguma além de um pedaço de pau, um precursor do cassetete.
Mas deixo a história da PM para ser contada por seus integrantes. Digo isso apenas para mostrar que ao longo de um século e meio a força policial passou por uma estruturação gradativa, chegando ao que é hoje: uma peça imprescindível para a segurança da população goiana.
A estes homens e mulheres, confiamos nossa prerrogativa de liberdade. Sim, liberdade porque é a PM quem garante a segurança das ruas, que incentiva a população a viver as nossas cidades. Caminhar pelas ruas, sentarmos nos bancos de praças, parques. Enfim, sentirmo-nos seguros o bastante para aproveitarmos o convívio social público.
Na estrutura da polícia militar, podemos ainda buscar ainda exemplos a serem seguidos em nossas vidas. Dentre eles, destaco a disciplina: esteio da condução militar, a disciplina e o respeito hierárquico é uma característica tomada de empréstimo da sociedade e devolvida de forma aperfeiçoada.
Ainda em sua estrutura, a PM têm diversos batalhões que cumprem também o papel de educadores, além da função primordial de fazer a segurança da população. Vejamos os exemplos dos batalhões Escolar e de Trânsito. Ambos participam frequentemente de ações educativas, seja contra a violência nas escolas, seja contra a má conduta no trânsito. Assunto este em voga, visto que atravessamos a Semana Nacional de Trânsito.
Não vou me alongar em palavras. Registro, por fim, que a Assembleia faz sua parte ao reconhecer os méritos dos homens e mulheres do corpo policial militar goiano. Com esta iniciativa, por meio do reconhecimento destes profissionais que aqui estão, pretendemos dar um impulso à auto-estima da tropa.
Meus parabéns a vocês que aqui estão. E lhes peço que levem minhas congratulações aos seus companheiros.
Muito obrigado.