Jardel Sebba presta homenagem a juiz

03 de Outubro de 2011 às 20:30
Discurso proferido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba, durante sessão especial em que foi homenageado, pela Casa, o juiz de Direito, José Machado de Castro Neto. (03.10.2011)

Senhoras, senhores,

A Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria concedida por este Poder, é destinada a homens e mulheres que tenham contribuído muito e de forma definitiva para o desenvolvimento do nosso Estado.

Nesta noite, reverenciamos a trajetória bem-sucedida, a dedicação à nossa gente, e o talento do meritíssimo juiz de Direito, José Machado de Castro Neto, titular da comarca de Pontalina.

Natural de Teresina, no Piauí, José Machado de Castro Neto ingressou muito jovem no serviço público, ainda no início dos anos 80. Por dez anos, seguiu com brilhantismo carreira administrativa no Banco do Brasil.

Em 1990, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Três anos depois, passou o compor o quadro de advogados do Banco do Brasil, onde permaneceu até 1999, ano em que ingressou na magistratura goiana.

Como juiz substituto, atuou nas comarcas de Goiânia, Paraúna e Bela Vista de Goiás. Em 2001, assumiu a comarca de Campos Belos, função que exerceu por três anos.

Desde 2004, responde pela comarca de Pontalina, onde tem realizado um trabalho de fôlego em favor da legalidade e do desenvolvimento de toda região.

José Machado de Castro Neto é exemplo de dedicação à sua profissão e respeito ao ser humano.

Cidadão de conduta ilibada e muito querido por toda a comunidade, é também marido dedicado da senhora Rosilene Tavares da Rocha Machado, pai presente de Luan da Rocha Machado Mazza, amigo leal e correto.

O carinho do povo de Pontalina para com esse grande magistrado se traduz no título de Cidadão Pontalinense, concedido por iniciativa do presidente da Câmara daquele município, Alessandro Rodrigues de Melo, em junho de 2009.

Diante de tantas e inegáveis contribuições ao Estado de Goiás, reconhecemos, nesta noite, o juiz José Machado de Castro Neto, piauiense de nascimento e goiano de coração, como filho querido e ilustre desta terra.

Que o Título de Cidadão Goiano, tão justamente concedido por esta Casa de Leis, reforce os laços de afeto e amizade com nossa terra e nossa gente.

Meritíssimo, receba esta honraria como um abraço de carinho e gratidão de todos os goianos. Sinta-se, mais do que nunca, em casa, entre irmãos.

Para concluir minhas palavras, tomo a liberdade de citar o nosso querido poeta e historiador, José Mendonça Teles, que, por dez anos, presidiu a Academia Goiana de Letras, e que tão bem traduziu a essência da "goianidade".

Segundo ele, “ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno”.

Que sejamos, todos nós, cada vez mais goianos. E que Deus nos abençoe com sabedoria e coragem, para que façamos de Goiás um Estado muito mais moderno, justo e desenvolvido. Um grande abraço e muito obrigado pela presença.