Ícone alego digital Ícone alego digital

Major Araújo presta homenagem a policiais

27 de Fevereiro de 2012 às 20:35
Discurso proferido pelo deputado Major Araújo (PRB), durante sessão especial que prestou homenagem a policiais e bombeiros militares. (27.02.2012).

Senhoras e senhores,  

É com imensa satisfação que a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, abre suas portas para homenagear esses heróis goianos, aqui representando uma parcela dos militares estaduais, já que por questões regimentais não nos é dado homenagear a integralidades deles, pois, todos, somente pelo fato de abraçar essa árdua missão, fazem jus a esta honraria, homens e mulheres que vestem com muito respeito e ética as fardas da sesquicentenária Polícia Militar do Estado de Goiás e do Corpo de Bombeiros Militar. Pessoas que dignificam nossa classe e exercem seus misteres com muita coragem, disciplina, determinação e amor.

Por isso, nada mais justo do que serem agraciados com a maior honraria desta ilustre Casa de Leis, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, afinal, não é sem razão que a grande maioria dos parlamentares desta Casa em reconhecimento a esses valorosos profissionais os homenageiam com essa comenda em suas sessões solenes, fato que denota a grande importância das atividades militares para a sociedade goiana.

Nosso intuito era realizar este evento na mesma data de nossa Audiência Pública Dia de Luta e Valorização do Militar Goiano, que foi celebrada no dia 15 de fevereiro. Uma data importante, que fará parte do calendário estadual e que nos remete a um fato triste, que manchou profundamente a historia de nossa instituição e de nossos companheiros. Vale lembrar, que no dia 15 de fevereiro de 2011 foi deflagrado a vergonhosa e fatídica Operação Sexto Mandamento, que culminou com a prisão de 19 militares goianos em presídio de segurança máxima no Mato Grosso do Sul. Dessa forma, esta data serve de reflexão, ao mesmo tempo, que nos permite dizer, que nunca mais permitiremos que tamanha atrocidade atente contra nossos irmãos de farda.

Vale ressaltar que antes de serem militares são seres humanos, portanto sujeitos à limitações naturais, não podendo ser submetidos à excessiva jornada de trabalho que coloca em risco sua integridade física, psicológica, bem como a harmonia social e familiar, realidades frequentemente testemunhadas no dia a dia pela tropa, consequência da falta de efetivo.

A essencialidade das atividades desenvolvidas pelos policiais militares e bombeiros militares, via de regra os consagram heróis pela sociedade, porém, muitas das vezes não conseguem esse reconhecimento da família, eis que em decorrência das intensas jornadas de trabalho acabam não participando ativamente do convívio familiar, na maioria das vezes ausentes do crescimento dos próprios filhos.

Imbuídos da representatividade desses militares temos elevado a voz em defesa da valorização dos talentos humanos no âmbito da segurança pública, algo que demorou 153 anos para ser discutido, e justamente por isso não podemos perder mais tempo. Urge instituir políticas, programas e ações que acompanhem a evolução e modernização da sociedade, incrementando projetos eficientes e eficazes no serviço público, sobretudo na segurança pública, vez que a criminalidade a cada dia surge com novo viés, mais cruel e ultrajante, abalando cada vez mais o equilíbrio social.

Nesse cenário buscando implementar soluções rápidas e duradouras temos defendido projetos que limite a jornada de trabalho e reformulem a carreira, oxigenando os quadros e reforçando o compromisso desses profissionais no êxito das atividades levadas a efeito pelas corporações. Dentre estes, o projeto de Carreira Única, com ingresso no cargo de soldado e ascensão até o último posto, o de coronel, com ênfase no critério meritocrático, através dos cursos de mestrado e doutorado em segurança pública. Jornada de Trabalho com carga de 40 horas semanais, instituição de horas extras, acrescidas de 20% às horas diurnas e 50% às horas noturnas, Inamovibilidade, Carreira Jurídica, Data base, Aposentadoria Compulsória, 25 anos de serviço para as Policiais Femininas e Promoção Automática.

Buscando concretizar esses projetos, durante nosso mandato não medimos esforços para dialogar com o Governador Marconi Perillo, o secretário de Segurança Pública, João Furtado, e os comandantes das duas instituições, Cel. Edson e Cel Helbigen visando construir pilastras sólidas que dêem sustentação a esses e outros projetos de interesses da nossa classe.

Essa interação é extremamente salutar, para que não seja necessário darmos passos adiantes como fizeram nossos companheiros na Bahia e no Rio de Janeiro. Nós somos cientes das realidades daqueles estados, principalmente da forma sub-humana em que são tratados os militares estaduais. Por isso reforço a legitimidade daqueles movimentos, que foram um grito de desespero daqueles que salvam vidas e não têm certeza, se chegarão vivos em casa.

É digno de repúdio, a má condução da crise por parte dos governadores Jaques Wagner e Sergio Cabral. Pior ainda, foram as palavras do ministro José Eduardo Cardoso e da presidente Dilma. O primeiro por sugerir prisão de segurança máxima aos manifestantes, sugestão essa, que não foi dada aos seus pares e oito ministros descobertos em corrupção. Por fim, nossa presidente, que foi anistiada por prática de guerrilha armada, quer jogar todo o seu veneno em forma de vingança contra os militares estaduais.

É preciso destacar, que apesar da mesma nomenclatura, militares, não fomos nós que coordenamos a ditadura. Aliás, os baianos e cariocas estavam seguindo a cartilha escrita pelos companheiros da presidente, que durante décadas lutaram pelo direito de expressão. Tenho certeza, que em Goiás não precisaremos passar por isso. Pois acredito nas atitudes sérias de nosso Governador.

Entretanto, hoje é um dia de festa, data em que homenageamos os nossos irmãos que diuturnamente labutam contra os adversários da ordem, da paz e do sossego, aqueles que após cumprirem suas missões compõem o quadro de inativos das corporações, bem assim aqueles que tombaram no cumprimento do dever, traduzindo às suas famílias a importância da bravura de seus entes queridos para nós e para a sociedade goiana.

Parabéns policiais militares e bombeiros militares do Estado de Goiás, vocês são, sem sombra de dúvida, o maior patrimônio dos goianos. E nesta noite a sociedade os abraça e os homenageia, de forma singela, mas com eterna gratidão.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.