Ícone alego digital Ícone alego digital

Talles Barreto presta homenagem a ouvidor-geral da Conab

14 de Maio de 2012 às 21:00

Senhor Presidente,

Senhoras e senhores convidados,

A sessão de hoje, especial, é para homenagear, com a concessão de Título de Cidadania, um goiano nascido lá em Santana, cidade no interior da Bahia. Mas, quis o destino que fosse em terras goianas que ele se enraizasse, tivesse seus filhos e criasse um grande círculo de amigos.

Walber Miranda de Castro nasceu em 1977, no interior da Bahia.

Filho da goiana Maria José Miranda de Castro, nascida na nossa querida Bela Vista de Goiás, e de Valter de Oliveira Castro, um bom baiano da cidade de Serra Dourada.

Ainda pré-adolescente, Walber se mudou para Goiânia na vontade de aprimorar os estudos e se tornar um grande brasileiro. Dedicado, leal e muito trabalhador, Walber conciliava os estudos com diversos trabalhos. Foi fiscal de linha de ônibus lá para as bandas da antiga fábrica da Arisco.

Não esmorecia quando, diariamente, levantava de madrugada, pegava uma bicicleta e enfrentava o escuro para ganhar seu próprio dinheiro. Depois, trabalhou em lojas de sapato, como estoquista, chegando à gerência. Por todos os lugares foi deixando sua marca: a lealdade com os amigos, uma dedicação sem limites e a certeza de que todo trabalho é digno para o homem.

Com muita tenacidade conseguiu conciliar o trabalho com os estudos. Concluiu o segundo grau no Colégio Objetivo, após ter passado alguns anos pelo Ateneu Dom Bosco, escola tradicional em nosso Estado. Mas Walber queria mais, sonhava mais alto. E com esta intenção passou no vestibular para Direito na Faculdade Anhanguera, aqui em Goiânia.

E foi ali que descobriu uma outra vocação. Foi um dos fundadores do Diretório Central dos Estudantes daquela instituição de ensino. Ajudou a fundar e chegou a presidir o DCE da Anhanguera, bem como o Centro Acadêmico de Direito, chegando a vice-presidente da União Estadual dos Estudantes.

O sentimento de que a política é uma ação que deve ser feita para melhorar a sociedade tinha se apossado deste bom baiano. E este sentimento foi descoberto pelo Governo Estadual, onde foi assessorar a Secretaria de Juventude.  

Atuamos juntos em uma primeira agremiação partidária, antes de hoje militarmos no Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB. E, desde esta época, admiro sua agilidade de raciocínio e de ação que, ao lado de sua lealdade e vontade de trabalhar, o tornam uma pessoa especial. Trabalhamos juntos no Estádio Serra Dourada e na Agência Goiana de Esporte e Lazer. Ali, com sua dedicação e competência, pudemos realizar a maior edição dos Jogos Abertos do Estado de Goiás.

Walber, na Agel, atuou como chefe de gabinete, dinamizando a administração e acelerando o atendimento as demandas de todo o Estado. Como coordenador dos Jogos Abertos, ajudou a consolidar este grande projeto e ainda foi fundamental para que o programa Pró-Esporte chegasse a mais atletas em todo o Estado.

Hoje, está dando seus préstimos ao Governo Federal, como ouvidor-geral da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, ligada ao Ministério da Agricultura. Ali, desempenha um papel fundamental numa instituição que trata diretamente com milhares de agricultores em todo o País.

O menino simples veio, viu e venceu. Para orgulho de seus pais, da esposa Karla e dos filhos Mariana e Álvaro Gabriel. Sua figura altaneira chama atenção por onde passa.

Mas se não fosse assim, chamaria a atenção pelo volume da voz e pelo sotaque inconfundível que lhe acrescentaram ao nome a denominação de seu estado de origem. Walber é mais conhecido pela alcunha de Baiano. Um baiano diferente, como ele mesmo gosta de dizer.

Zombando da imagem dos conterrâneos, se intitula o “único baiano acelerado que conhece”. Mas não é só isso que o identifica. Também sua competência, lealdade, dedicação ao trabalho e aos amigos e sua bela trajetória de vida o credenciaram a receber, nesta noite, o Título de Cidadão Goiano.

Saiba, Walber, ou melhor, baiano.

Não sou apenas eu, como seu amigo de longa data, que tenho orgulho desta solenidade. Os goianos que já o conhecem compartilham da justeza desta iniciativa e, com certeza, gostariam todos de aqui estar para lhe cumprimentar por mais esta vitória em sua vida.

Tornando-se agora um goiano-baiano, ou baiano-goiano, tenho a certeza de que continuará atuando, sem descanso, para tornar nosso Estado um lugar cada vez melhor para todos que aqui nasceram, ou que, como você, aqui escolheram para viver, criar sua família e fazer sua própria história.

Parabéns, e muito obrigado.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.