Ícone alego digital Ícone alego digital

Wagner Siqueira discursa na entrega do Prêmio Altamiro Pacheco

04 de Junho de 2012 às 20:30

SENHOR PRESIDENTE,
SENHORES DEPUTADOS,
HOMENAGEADOS PRESENTES A ESTA SESSÃO
,

Boa noite! A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa outorga anualmente o Prêmio Altamiro de Moura Pacheco, comenda entregue às personalidades que mais se destacaram na defesa do meio ambiente. O Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de Preservação do Meio Ambiente foi instituído pela Lei nº 12.594, de 24 de janeiro de 1995.

Homenagear aqueles que doam a sua vida e o seu tempo à preservação do meio ambiente é motivo de muito orgulho para mim. São homens e mulheres que lutam pelo nosso futuro e o futuro dos nossos filhos.

Devemos nos preocupar com as gerações que estão por vir.

Devemos nos preocupar com as incontáveis espécies de animais que estão morrendo em todo o Planeta, porque já não têm mais aonde ir.

Devemos nos preocupar com o ar que respiramos, pois não sabemos quais substâncias químicas o estão contaminando.

Devemos nos preocupar, enfim, com os nossos mais de 7 bilhões de irmãos do Globo Terrestre, pois somos usuários do mesmo Planeta.

Diante desse cenário macro, olhando para o Universo, reconhecemos a nossa insignificância e é neste momento que devemos, conscientes do nosso papel no planeta, buscar construir um mundo melhor para se viver e acreditar que nossos filhos e netos não farão parte de uma civilização que NÓS colocamos em extinção.

Como deputado estadual eleito, sempre pautei minha atuação política e pessoal na defesa do meio ambiente, assumindo a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e, desde então, tenho, junto com colegas que compartilham do mesmo pensamento, trabalhado muito pela defesa de projetos que tenham por finalidade, dentre tantos outros temas importantes discutidos nesta Casa, matérias que trazem em seu bojo a defesa dos nossos recursos naturais.

Um exemplo é o projeto do Pagamento de Serviços Ambientais, o P.S.A, projeto que tenho lutado nesta Casa para que seja aprovado e implementado. Com este projeto vamos inverter a lógica sobre o pagamento para aqueles que cuidam do meio ambiente. Quem preserva o meio ambiente deve ser recompensado pelo poder público. Ninguém precisa deixar de comer para preservar o meio ambiente.

O ICMS ecológico é outro projeto fundamental e que pode significar um divisor de águas para que todos os prefeitos do Estado se empenhem de verdade na conservação do meio ambiente em seus municípios. Quanto mais ações  de preservação ambiental as prefeituras executarem, maior será o repasse do ICMS. Estou empenhando para que este projeto, já aprovado, seja regulamentado e implementado.

Se fosse falar de todos os projetos que passam pela comissão, ficaria horas nesta tribuna, mas não posso finalizar minha fala sem antes compartilhar com os senhores e senhoras, que tanto lutam pelo Meio ambiente, sobre um projeto de lei da Governadoria, que visa diminuir de 900 para 200 metros a distância para liberação de licença entre nascentes/bacias a postos de combustíveis. Caso este projeto seja aprovado, aí eu chamo a atenção de todos, pois em caso de um vazamento simples em um posto de gasolina os danos podem ser irreversíveis, pois como todos sabem, o solo do Cerrado é poroso, facilitando a contaminação do lençol freático. Conclamo a todos para, juntos, não deixarmos que este projeto seja aprovado nesta Casa.

Neste mês teremos a Rio + 20,  uma oportunidade histórica para desenvolver ideias que possam promover um futuro sustentável, um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpas, com mais segurança e qualidade de vida para todos.

Essa também será uma oportunidade de denunciar a destruição do Cerrado brasileiro, a segunda maior formação vegetal do Brasil com 2 milhões, 36 mil e 448 quilômetros quadrados, abrangendo 23,92% do território nacional. Temos que mostrar ao mundo toda potencialidade e riqueza desta vegetação, como o solo, fauna, flora, frutos, água e tudo o que há de mais belo que se pode encontrar nesse bioma.

Nesta noite tão especial, devo ressaltar que é com grande honra que a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás realiza mais uma edição de entrega do Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de preservação do Meio Ambiente e presta a justa homenagem à pessoas, entidades e instituições que mais tenham se destacado na defesa do meio ambiente.

O Médico, farmacêutico, agropecuarista, escritor e empresário, Altamiro de Moura Pacheco acumulou em vida fortuna que distribuiu com grande generosidade. A área do Parque Ecológico que leva seu nome, localizado às margens da BR-153, a 23 quilômetros de Goiânia, que tem como principal curso d’água o Ribeirão João Leite fazia parte de uma fazenda do médico, que teve parte doada ao Estado. Altamiro também doou 904 lotes do Setor Santa Genoveva para a construção do aeroporto de Goiânia e mais 100 outros terrenos para instituições de caridade.

Altamiro nasceu em 15 de março de 1896, na cidade de Bela Vista de Goiás. Em 1928, concluiu o curso de Farmácia na cidade de Goiás e, em 1933 diplomou-se em Medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina de Niterói, no Rio de Janeiro. Retornou a Bela Vista, doou a farmácia que tinha montado a um de seus empregados e depois veio para Goiânia, onde fundou o Instituto Médico-Cirúrgico. Com esse histórico de vida exemplar e de imensa generosidade, não poderia outra pessoa dignificar com o nome essa comenda em prol daqueles que pensam e respeitam o meio ambiente.

Para finalizar, gostaria de citar um trecho da carta que, em 1855, o cacique Seattle, da Tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou ao presidente dos Estados Unidos depois de o governo haver dado a entender que pretendia comprar o território por eles ocupado: “O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não teceu o tecido da vida: ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo”.

Muito Obrigado!

E fiquem com Deus! 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.