Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral presta homenagem ao Dia do Engenheiro Agrônomo e do Biomédico

23 de Novembro de 2012 às 11:11
Discurso proferido pelo deputado Karlos Cabral (PT) durante sessão especial que prestou homenagem ao Dia do Engenheiro Agrônomo e do Biomédico. (23.11.2012).

Senhores e Senhoras,

Cumprimento aos senhores e senhoras que se fazem presentes aqui, senhores homenageados, meus nobres pares, a todos que vieram comemorar esta homenagem tão justa, juntamente com os profissionais agraciados, nossa equipe de trabalho, os funcionários desta Casa e a todos que nos assistem pela TV Assembleia.

A presente sessão solene destaca o dia do Engenheiro Agrônomo, comemorado anualmente no dia 12 de outubro e também o dia do Biomédico, comemorado dia 20 de novembro.

Solenidades estas que seriam cada uma respectivamente próximas as suas datas comemorativas, mas que o calendário da Casa, nos impossibilitou. Porém nos deu o prazer de realizá-la no dia de hoje, juntando estas duas categorias tão importantes no desenvolvimento da vida humana e que numa ponta do ciclo evolutivo relacionam-se entre si.

O Engenheiro Agrônomo é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado.

Graças ao avanço do agronegócio brasileiro e ao bom relacionamento internacional, as atividades ligadas às ciências agrárias se multiplicaram, como a Medicina Veterinária, a Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e a Zootecnia.

O profissional que exerce essa profissão deve ser curioso, ter bom trato com números, gostar de trabalhar ao ar livre e muitas vezes até com o clima não muito favorável, pois o agrônomo atua maciçamente em campo, e mesmo que trabalhe em empresas, instituições que tenham negócios ligados à atividade rural, terá contato com o ambiente externo.

Atualmente, vivemos um período de comemoração e de preocupação com o agronegócio em nosso Estado. Comemoração, pois nunca se exportou e produziu tanto como agora.  Fruto de uma política de expansão de nossas exportações, fortalecida pelo o ex-presidente Lula e que a presidenta Dilma, sequencia com competência, pois passamos a ver não só os grandes blocos econômicos como parceiros, mas sim todos os países. Por outro lado, a exploração descontrolada dos recursos naturais nos causa preocupação.

Rio Verde, por exemplo, minha terra natal e berço de acolhida dos engenheiros agrônomos homenageados, que já era considerada por muitos, como a capital goiana do agronegócio, reafirmou sua condição, quando foi eleita no ano de 2009 como o município mais rico em produção agropecuária do país. Hoje, a cidade é grande produtora de grãos e carnes e vem tratando de forma mais sensata e eficaz nossas terras e recursos hídricos.

O avanço do agronegócio em Goiás foi possibilitado, pela atuação dos Engenheiros Agrônomos que ajudaram no crescimento econômico do Estado.

O reconhecimento à importância dessa atividade profissional, hoje aqui nesta sessão que a homenageia será realizada com a condecoração de três profissionais que tão bem desempenham suas atividades.

Nesta manhã a Assembleia Legislativa de Goiás, entrega a Comenda do Mérito Legislativo, ao engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pioneiro na implantação do plantio direto no cerrado Brasileiro e proprietário da CJ Agrícola da cidade de Rio Verde, Cleo João Hemeirlewski. Homenageia também o engenheiro agrônomo formado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, mestrando em Ciências Agrárias pelo Instituto Federal Goiano no campus de Rio Verde, Rafael Pereira Duarte e também o engenheiro agrônomo, Élcio Barbosa de Oliveira, graduado pela Universidade de Rio Verde e diretor da Faculdade de Agronomia da Fesurv desde 2011.

E também o ilustre indicado por meu amigo deputado José Vitti, o senhor José Dalber de Oliveira Pinheiro, formado pela FESIT de Itumbiara, especialista em Gestão de Pessoas, que atuou por 13 anos em multinacionais da área e a que agora é proprietário e consultor da empresa Dalber Consultoria.

Não há dúvidas que a extensão que se propõe esta homenagem, a toda a categoria, é alcançada através de vossas pessoas.

A sessão solene de hoje objetiva também destacar o a importância do Biomédico e homenagear esses profissionais que tanto contribuem para uma melhor qualidade de vida e saúde digna para a população brasileira.

O curso foi criado com o objetivo de capacitar futuros docentes e pesquisadores nas áreas de biologia e medicina. A profissão foi regulamentada em 1979 e o Conselho Federal e os Regionais de Biomedicina foram criados e hoje regulamentam o exercício da profissão em suas várias especializações.

A Biomedicina é um exercício de extrema importância para a sociedade. Pois esse profissional, identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades, buscando sempre medicamentos e vacinas que possam combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças. O Biomédico trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atuam em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

 Para os presentes que se perguntam qual é a função de um Biomédico, respondo que muitos de nós já estivemos sob a responsabilidade desse profissional, que viabiliza antes de todos nós um diagnóstico preciso.

Um caso que ficou em evidência durante muito tempo no Brasil e que pode comprovar o importante trabalho desenvolvido pelo Biomédico, foi o caso de reconhecimento de paternidade do rei Pelé, por Sandra Regina Machado. A filha do jogador lutou na Justiça por cerca de quatro anos e só depois da realização do teste de DNA conseguiu o tão esperado e incontestável resultado de reconhecimento.

Recordo-me da homenagem que fiz o ano passado, onde mencionei o importante caso Pedrinho, que aconteceu em Goiás e exposto em toda mídia. Caso este que demonstrou o importante trabalho feito pelos biomédicos, o exame de DNA.

 Um importante passo idealizado pelo Biomédico foi à criação do Projeto Genoma em 1985. Desenvolvido por diversos países, com propósito de desvendar o código genético do indivíduo a fim de proporcionar a cura ou o tratamento adequado para a convivência com uma doença genética. A atuação de brasileiros é visível, digo o mesmo da sua ajuda para o desenvolvimento desse projeto que é de grande valia para a saúde mundial.

Rememorando tanto avanços realizados pelo profissional dessa área, é possível perceber a contribuição do Biomédico nas mais variadas áreas de atuação. Podemos citar como exemplos: diagnósticos por imagem, acupuntura, patologia clínica, pesquisa, assessoria científica em indústrias incluindo departamento comercial de produção, controle de qualidade, vendas, bancos de sangue, radiologia, informática e fisiologia.

No desejo de homenagear toda a categoria, hoje nesta sessão, homenageareamos a biomédica, Cristhiane Campos Marques de Oliveira, graduada pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC), biomédica do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) de Rio Verde, responsável técnica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e professora dos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia e núcleo de disciplinas comuns da Fesurv e o também Biomédico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC), especialista em microbiologia clínica em Rio Preto/Sp. Foi biomédico no Hospital Municipal de Caiapônia e professor da UEG,  Marcus Vinícios de Oliveira, biomédico que, por sua atuação destacada, foi agora conduzido ao cargo de vice-prefeito da cidade de Caiapônia, no interior do Estado.

Todos os homenageados mostraram a sua relevância para o exercício e suas atividades. Não poderíamos deixar passar em branco e parabenizar as organizações institucionais e sindicais ligadas as classes homenageadas do dia, que tanto lutam pela valorização e regulamentação da categoria, pois a união da classe é fundamental para que se alcance o objetivo de consolidar a estrutura ideal da profissão, respeitando é claro, a peculiaridade de cada região do país.

Hoje o fortalecimento da categoria é visível, depois que muitos abriram mão de suas ambições, não medindo esforços por uma consolidação de normas e estatutos que asseguram condições mais adequadas de organização, segurança e defesa dos seus próprios direitos.

Nesta manhã, devo ressaltar que é com grande honra que no atributo de minhas funções na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás efetuo a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira que foi uma importante figura política, governando nosso Estado entre 1935 a 1937 e foi responsável pela mudança da capital do Estado da Cidade de Goiás para Goiânia. Sua medalha foi instituída pela Lei nº 7.460, de 29 de agosto de 1995, e, é a condecoração máxima concedida pelo Poder Legislativo goiano.

O reconhecimento destas duas atividades é um exemplo de importantes transformações e desenvolvimento do nosso país, ainda há muito a evoluir a fim de promover a inclusão social e a melhoria no padrão de vida dos brasileiros. Nós, que somos uma minoria que tivemos a oportunidade de cursar o ensino superior, temos a responsabilidade de trabalhar pela manutenção e melhoria dessas conquistas.

Quero registrar meu forte abraço a todos os profissionais e estudantes destas duas áreas tão importantes para o desenvolvimento da sociedade. E a todos que de alguma maneira, ajudaram a fazer destas profissões, atividades promissoras e imprescindíveis para o crescimento da nação.

Não poderia terminar minha homenagem sem ressaltar os avanços e conquistas, que todo povo brasileiro desfruta com a expansão das universidades federais, institutos federais e colégios técnicos. Fruto de uma política iniciada no governo Lula que proporcionou a reestruturação da educação técnica e superior no Brasil.

Vocês, Engenheiros Agrônomos e Biomédicos, estão convidados a participar desse processo assumindo a sua parte na responsabilidade por um Brasil ainda melhor. Orgulhem-se, exibam e continuem lutando em prol da originalidade de suas profissões!

Mais uma vez, parabéns pelo seu dia!

Muito obrigado a todos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.