Ícone alego digital Ícone alego digital

Helder Valin discursa na abertura do Fórum de Desenvolvimento

16 de Abril de 2013 às 12:05
Discurso proferido pelo deputado Helder Valin, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por ocasião da realização do III Fórum Desenvolvimento, Federalismo e Dívida dos Estados, em 16 de abril de 2013.

Senhoras e senhores,

Para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás é uma imensa honra sediar o 3º Fórum Desenvolvimento, Federalismo e Dívida dos Estados.

Uma iniciativa da Unale e do Colegiado dos Presidentes de Assembleias Legislativas, que encontrou pleno respaldo nesta Casa de Leis e na Associação Goiana dos Municípios.

Importante destacar a participação ativa do deputado Daniel Messac, competente presidente da Comissão de Constituição e Justiça deste Poder, para que este evento pudesse ser realizado em Goiás.

Neste fórum singular, três temas vitais para a nossa sociedade serão debatidos.

O federalismo, a dívida dos Estados, e o desenvolvimento econômico, social e humano, que é meta de todos nós que nos dedicamos à vida pública.

Embora seja oficialmente uma República Federativa, o que se vê no Brasil é a extrema concentração de receitas e poderes nas mãos da União.

 Aos estados e municípios restam imensas responsabilidades e desafios e um quadro grave de endividamento.

Enquanto o governo federal consegue rolar sua dívida a taxas baixíssimas, os Estados comprometem entre 11,5% e 15% da sua Receita Líquida Real com o serviço da dívida com a União.

Ao montante de débitos dos Estados e Municípios com o Tesouro Federal é aplicada a impagável taxa de juros de 17% ao ano.

Desejo a todos os ilustres participantes deste Fórum muita sabedoria e equilíbrio.

Espero que ao final deste encontro tenhamos dado passos definitivos rumo a um novo modelo de pacto federativo.  Mais justo, que contemple de fato as necessidades dos Estados e municípios.      

E, principalmente, que garanta mais qualidade de vida e prestação de serviços de qualidade à população.

Um grande abraço e mais uma vez, sejam todos muito bem-vindos.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.