Raquel Rodrigues discursa no Dia do Maçon

28 de Agosto de 2007 às 10:33
Discurso proferido pela primeira-dama Raquel Rodrigues durante a sessão especial em homenagem ao Dia do Maçon. (20/08/2007)

Saudações...
A noite de hoje é de saudação e de reconhecimento à Maçonaria. É o momento de render tributo às pessoas de todos os segmentos da sociedade que se encontram engajadas nessa grandiosa instituição, que tanto tem trabalhado por um mundo melhor, mais justo e democrático.

Sinto-me extremamente honrada em poder falar em nome de tantas e tão nobres personalidades da Maçonaria em Goiás, todas merecedoras dos nossos aplausos e da nossa mais elevada consideração, pelos relevantes serviços prestados à instituição e ao Estado de Goiás, de forma dedicada e prazerosa.

Quero externar meus sinceros agradecimentos aos senhores deputados e às senhoras deputadas pela outorga dessa máxima honraria do Poder Legislativo goiano, a Medalha do Mérito Pedro Ludovico Teixeira.

Por nos remeter à memória do grande estadista Pedro Ludovico, essa distinção que recebemos já constitui uma referência que muito nos orgulha e dignifica.

Quero também fazer um agradecimento especial aos deputados Coronel Queiroz e Mara Naves, que propuseram esta concessão, aprovada pela unanimidade desta Augusta Casa.

Me entusiasma e comove falar sobre o trabalho dos maçons, essa legião virtuosa de abnegados que, historicamente, tem abraçado as causas em defesa dos interesses maiores da coletividade, do bem comum, da justiça, da igualdade e dos direitos fundamentais do cidadão.

Duas ramificações da Ordem Maçônica, a Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás e o Grande Oriente do Estado de Goiás, se completam e se propõem ao mesmo objetivo: o de consolidar uma organização atuante e dinâmica em mundo crescentemente complexo, além de expandir sua influência e presença no espaço social.

Os maçons tiveram participação ativa em momentos decisivos da vida nacional. Lideraram e conduziram movimentos históricos que mudaram o destino do País, como a Inconfidência Mineira, a libertação dos escravos, a Independência do Brasil e a Proclamação da República.

Líderes maçons como José Bonifácio de Andrada e Silva e José Gonçalves Ledo participaram da reunião memorável das três Lojas do Grande Oriente, no Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto de 1822, quando foi redigido um manifesto solene sobre o grave momento da vida nacional.

Ao ler o documento entregue por um emissário, às margens do Ipiranga, o imperador D. Pedro acatou as orientações da Maçonaria contidas no comunicado e proclamou a independência do País.

Esse fato explica a escolha do dia 20 de agosto como a data em que se comemora o Dia Nacional do Maçom, o dia em que a Maçonaria foi reconhecida como instituição no Brasil.

A preocupação da maçonaria com o bem estar cívico, cultural, social e moral da humanidade, está explícita em todos os seus projetos e ações. Ressalto, entretanto, o projeto ‘Maçonaria contra as drogas’, um desafio que busca erradicar esse mal que aflige tantas famílias pelo mundo afora.

Milhares de famílias goianas professam hoje os princípios que norteiam a instituição maçônica, força viva e ativa das sociedades democráticas que buscam uma convivência harmoniosa e fraterna.

Em Goiás, ela começou nos idos de 1835, na antiga Vila Boa, na Loja Asilo da Razão, a mais tradicional do nosso Estado. Ela foi a semente que fez nascer e prosperar rapidamente a Maçonaria em toda a região.

Aprendi com meu marido, o governador Alcides Rodrigues, a admirar e respeitar esta instituição que nos acolheu em família e tanto nos honra pela sua gloriosa participação na construção da nossa história.

Ouvi dele, certa vez, que os preceitos da maçonaria são perfeitos e abrem caminhos para que seus seguidores aparem as arestas das imperfeições, inerentes a todo ser humano.

A grandiosidade de tudo o que a maçonaria representa e a possibilidade de receber a mais alta distinção concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás fazem com que esta noite seja muito especial para mim.

Esta honraria que tanto me orgulha, traz-me a imensa responsabilidade de fazer por merecer esta deferência e de procurar, cada vez mais, realizar tudo o que estiver ao meu alcance pelo município de Santa Helena, que represento, pela Organização das Voluntárias de Goiás, entidade que tenho a honra de presidir e que completa este ano 60 anos de profícua existência, pelo meu próximo e pelo mundo em que vivemos.

Aproveito esta preciosa oportunidade para manifestar o meu respeito ao Poder Legislativo do Estado de Goiás, instituição à qual tive o privilégio de pertencer nas décima quarta e décima quinta legislaturas. Externo também a minha consideração à importância do papel que lhe cabe no conjunto das instituições democráticas.

Em nome de todos os agraciados com a comenda, agradeço de coração a homenagem que nos é concedida nesta noite.

Um grande abraço e muito obrigada