Ícone alego digital Ícone alego digital

Cláudio Meirelles presta homenagem a atletas

11 de Setembro de 2007 às 16:33
Discurso proferido pelo deputado Cláudio Meirelles (PR) durante sessão especial em que prestou homenagem aos atletas goianos que participaram dos jogos para-olímpicos. (10/09/2007)

Senhoras Deputadas,

Senhores Deputados,

atletas e demais presentes,


A Assembléia Legislativa tem a honra de conceder, nesta noite, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira aos atletas Jane Karla Rodrigues, Jorceley Moreira da Silva, Roberto Pereira Alves, Tito Alves de Sena, José Carlos da P. Alecrim e Josilene Ferreira Alves, esportistas que brilhantemente representaram Goiás nos Jogos Para-Panamericanos do Rio de Janeiro, trazendo para o nosso Estado oito 2 de prata ourodalhasericanos do Rio de Janeiroioberto Pereira Alves, Tito Alves de Sena, Jos medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze, alcançadas no tênis de mesa, atletismo e halterofilismo, premiação que dignifica e eleva Goiás como uma das potências mundiais nas modalidades aqui representadas por estes bravos atletas, dignos cidadãos e honrados seres humanos. 

Vocês Atletas, permitam-me que assim eu possa tratá-los, personificam a persistência, a luta, a garra, a vitória, a perseverança, a superação, não esmorecendo jamais diante das dificuldades impostas pela vida. Dificuldades que para muitos seriam intransponíveis e transformadas em intermináveis lamúrias, não para vocês, que foram à luta, transpuseram obstáculos, enfrentaram a falta de incentivos, derrubaram preconceitos, transformando no mais absoluto sucesso aquilo que para as pessoas ditas normais considerariam impossível de conseguir.

Estas medalhas estampadas no peito de cada um de vocês são muito mais que um símbolo da vitória conseguida nos Jogos Para-Panamericanos, representa o triunfo sobre as adversidades. Vocês, acima de tudo, são exemplos de vida a serem seguidos por todos nós, que devemos espelhar em cada um de vocês, homens e mulheres, batalhadores incansáveis e prodigiosos, que carregam no íntimo o objetivo permanente da vitória, visando não unicamente o pódio, mas o desejo e a aspiração de ultrapassar cada barreira, cada obstáculo e a satisfação do dever cumprido, da dignidade por meio do esporte, mostrando a todos nós que não existem limitações para conseguir este desiderato.

Gostaria de, nesse momento, fazer um breve histórico da origem do esporte para pessoas portadoras de necessidades especiais para mostrar o quão é importante premiar estes atletas que aqui se encontram, sendo este acontecimento um singelo reconhecimento desta Casa de Leis à estes aguerridos desportistas goianos.

Ainda no início do Século XX algumas atividades esportivas foram criadas visando especialmente os deficientes auditivos. Por volta de 1920, surgiram as modalidades natação e atletismo para deficientes visuais. Somente após a Segunda Grande Guerra é que o para-esporte ganhou força, tendo em vista o objetivo de reabilitar e ressocializar os soldados feridos em combate. 

No entanto, o grande impulso veio somente em 1948, a partir da inauguração de um centro de traumas medulares na Inglaterra pelo neurologista e neurocirurgião alemão Drº Ludwig Guttmann, surgindo então os ideais dos jogos paraolímpicos. Neste período o médico alemão decidiu organizar competições esportivas para os veteranos de guerra que sofreram ferimentos na medula espinhal. No mesmo ano, durante as olimpíadas de Londres, foi organizada a primeira competição para atletas em cadeira de rodas, com a participação de 14 homens e duas mulheres. A partir de então, o evento ganhou força e reconhecimento, sempre sendo realizado logo após os Jogos Olímpicos.

Da mesma forma, os Jogos Para-Panamericanos ganharam importância reunindo a cada competição centenas de atletas, e o ParaPan do Rio tornou-se o primeiro da história a se realizar na mesma cidade sede dos Jogos Panamericanos, a exemplo do que já acontece nas Olimpíadas.

No Brasil a iniciativa da organização dos jogos para-desportivos deve-se, especialmente à dois atletas, Robson de Almeida Sampaio e Sérgio Delgrande, que em 1958 lançaram as bases para a implantação do esporte para portadores de necessidades especiais em nosso País, e, que hoje, reabilita e promove a integração de pessoas nas mais diversas variedades esportivas espalhadas por todos os Estados brasileiros, desencadeando a criação de diversas entidades para-desportivas.

A dedicação de vocês atletas, permitiu que o Brasil obtivesse participações expressivas nas competições internacionais, sempre quebrando recordes de medalhas alcançadas, surgindo a cada ano novas revelações, cuja superação é digna do reconhecimento de todos os brasileiros.

Finalizo, citando, por oportuno, o Hino da Independência, pelo que presto as minhas homenagens e parabenizo à esta  rabenizo peraçecimento var o nome de Goiradeço a cada um de vocais para mostrar o quBrava Gente Brasileira” pelo esforço, pela dedicação, pela superação e por elevar internacionalmente o nome de Goiás.

Obrigado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.