Discurso de Cláudio Meirelles na homenagem ao Corretor de Seguros
Senhores e Senhoras
Permitam-me os senhores, especialmente os homenageados desta Sessão Solene, os senhores Joaquim Mendanha de Ataídes, Armando Vergílio dos Santos Júnior, Donato Ferreira, Roberto Silva Barbosa e Robert Bittar, dizer da minha satisfação pessoal por este momento.
Devo lhes dizer que, dentre as alegrias a que eu pudesse aspirar, a que esta noite me proporciona haverá de ter lugar de destaque em minha memória: aqui estão reunidos não apenas os expoentes do setor de seguros; aqui estão reunidos não apenas as melhores cabeças do ramo do seguro em Goiás; aqui estão reunidos, antes de mais nada, amigos pessoais, aos quais cumprimento- em particular com muito carinho neste momento.
Senhores homenageados, falar de seguros, é o mesmo que falar de segurança, de tranqüilidade e, se me permitem um trocadilho, me sinto seguro e tranqüilo para referenciar a cada dos senhores que nesta noite recebem esta homenagem do Parlamento Goiano, a medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida por esta Casa.
Começo pelo Sr. Joaquim Mendanha de Ataíde, ex 1º vice presidente e atual Presidente do SINCOR – Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Goiás. Ainda tão jovem e já no comando do órgão classista, mas devo dizer que acredito na sua experiência como cooperado fundador da CREDICOR – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Corretores de Seguros e também na sua experiência como Diretor suplente da Federação nacional dos Corretores – FENACOR. Portanto, conhecimento, dedicação, entusiasmo não lhe faltam e tenho certeza que a sua gestão será marcada pelo sucesso.
Senhor Donato Ferreira: se eu digo que acredito na experiência, no conhecimento e na dedicação do Joaquim Mendanha, esse jovem de 39 anos, em sã consciência, o que posso dizer ao senhor, do alto dos seus 77 anos? O que posso dizer a um homem que veio para Goiânia ainda nos seus primórdios, em 1958, e desde então é um lidador de seguros. Não é qualquer um, Senhores e Senhoras, que por 40 anos foi o corretor oficial de instituições como o SENAI, FIEG e SESI.
Sr Donato, por direito lhe reconhecemos competência e determinação no exercício de sua profissão. Desculpe-me Mendanha, mas acho que você ainda tem um longo caminho a percorrer!!
Sr. Robert Bittar, outro exemplo a ser seguido. Já passou pela juventude do Joaquim mas ainda não chegou aos cabelos brancos do Donato. Entretanto, trás até nós a vivência de dois mandatos como Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná, como Diretor-Tesoureiro e Vice-Presidente da FENACOR - Federação Nacional dos Corretores de Seguros, além de Presidente da Escola Nacional de Seguros.
Senhor Roberto Silva Barbosa, seu curriculum não fica a dever! Presidente do Sindicato dos Corretores, presidente e fundador do Instituto Mineiro de Ensino de Seguros, Diretor Emérito da Associação Comercial de Minas, Membro Efetivo do Comitê de Qualidade de Ensino, Coordenador do Comitê Político e Presidente da FENACOR - Federação Nacional dos Corretores de Seguros. Não há dúvida de que o Senhor é fonte limpa e segura para todos que se iniciam nesse mercado.
Sr. Armando Vergílio, que nessa noite recebe não apenas a maior comenda deste Poder, mas também o título de cidadão goiano por iniciativa nossa e do Deputado Misael Oliveira. Sua trajetória de sucesso não se restringe ao setor de seguro, mas também em atividades político/administrativas. Enumerar suas atuações é falar ao mesmo tempo de trabalho, dedicação e sucesso.
Esses os ingredientes que o fazem vencedor, seja no setor de seguros, como presidente do SINCOR. em Goiás,como Presidente da Escola Nacional de Seguros, como membro da Academia Nacional de Seguros e de Previdência; como Superintendente da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. No setor da Administração Pública, o Senhor se sobressai igualmente. Registro aqui sua colaboração para o desenvolvimento de Goiás como Secretário Extraordinário de Estado de Previdência e Seguridade do Estado de Goiás e como Secretário de Estado de Governo e Assuntos Institucionais de Goiás.
O Senhor, como bom mineiro, declarou “sou goiano por opção, gosto de pamonha e de pequi e sou torcedor do Goiás Esporte Clube" Hoje o Senhor passa a ostentar o título de cidadão goiano por direito e vontade de todos os goianos aqui tão bem representados pelos nobres pares Sê bem-vindo ao chão goiano, essa terra maravilhosa e generosa que o recebe, orgulhosamente, de braços abertos.
Senhores, existem momentos na nossa vida em que somos obrigados a nos curvar. Esse é um deles.
Me curvo ante a audácia e determinação, própria dos jovens, que marcou o início da vida profissional de cada um dos senhores;
Me curvo ante a trajetória de lutas, de desafios, de sucesso, que cada um dos senhores ostenta;
Me curvo ante a lição de vida, legado de honestidade, de dedicação ao trabalho que os senhores nos deixam; como exemplos;
Merecem nosso aplauso e reconhecimento;
Merecem, dignamente, essa honraria.
Muito Obrigado