Notícias dos Gabinetes
Em entrevista ao SBT, Humberto Teófilo debate sobre porte de arma de fogo
O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL), concedeu entrevista na tarde desta quarta-feira, 8, ao Jornal do Meio Dia na TV Serra Dourada, afiliada do SBT. Humberto foi convidado para debater sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quarta-feira, que flexibiliza a posse e porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos, desde o presidente da República até os vereadores.
A entrevista foi conduzida pelos apresentadores Jordevá Rosa e Luciana Finholdt. Além do Delegado Humberto Teófilo (PSL), também participou da entrevista o representante da Comissão de Direito Criminal da OAB-GO, Roberto Serra da Silva Maia.
Na avaliação de Teófilo, o decreto do presidente Jair Bolsonaro irá beneficiar a população, que agora terá uma forma de se proteger. “Eu sou favorável ao decreto, acho que é uma regulamentação importante que o cidadão de bem tem o seu direito de andar armado, claro seguindo os critérios do decreto. Isso vai fazer com que o bandido pense antes de cometer um crime, seja em propriedade rural ou particular", disse Teófilo.
Com o decreto, o porte de arma passa a ser vinculado à pessoa, não mais ao equipamento. Isso acaba com a necessidade de um porte para cada arma. Pela nova legislação, a posse dá direito ao uso da arma em toda a área do imóvel em que mora o titular do registro, inclusive nos casos em que o terreno está situado na zona rural. Antes, só era permitido no interior da residência ou domicílio, ou dependências destes.
Foto : João Pedro Barbosa