Notícias dos Gabinetes
Com Bolsonaro, Amilton Filho prestigia em Aragarças lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia
A convite do governador Ronaldo Caiado (DEM), o deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) participou nesta quarta-feira, 5, em Aragarças do lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia, que tem como objetivo promover ações para a preservação desse que é um dos rios mais importantes do país. O evento teve a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.
"Acredito plenamente que é possível unir sustentabilidade e desenvolvimento. É preciso unir forças entre as diversas esferas de governo para que o Meio Ambiente continue sendo uma prioridade. Vamos buscar, de todas as formas, aliar preservação ambiental e crescimento econômico", ressaltou ainda o parlamentar Amilton. O presidente da Alego, deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), também esteve presente no lançamento.
O deputado estadual Amilton Filho colocou seu mandato à disposição para o desenvolvimento de ações para a proteção do Meio Ambiente. "Hoje foi um dia histórico, um marco no desenvolvimento na Bacia do Rio Araguaia", concluiu.
Projeto
O projeto Juntos pelo Araguaia será custeado com recursos na ordem de R$ 2,8 milhões, resultantes da conversão de multas junto ao Ibama. A proposta é recuperar os 2.600 quilômetros de extensão do rio, que passa pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Nesta primeira etapa, o projeto mobilizará 15 municípios goianos e 12 mato-grossenses.
A bacia do Araguaia possui extensão de mais de 350 mil quilômetros quadrados. Na primeira etapa, de acordo com o governo de Goiás, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio.
Jair Bolsonaro pontuou que a iniciativa visa a promoção do desenvolvimento do país com harmonia entre o setor produtivo e o meio ambiente. “Não queremos atrapalhar quem produz, mas atendê-los no que precisam e merecem. Desta forma, iremos colocar o Brasil no lugar que merece”, afirmou.
Por sua vez, Ronaldo Caiado ressaltou a importância do projeto ao conciliar desenvolvimento do setor produtivo à proteção do Rio Araguaia. “Este é o maior projeto para recuperação de bacias, e irá mostrar a diferença proposta pelo governo de Bolsonaro”, pontuou.
Caiado salientou que o diferencial proposto irá contar com a conscientização e junto com o setor produtivo. “O projeto visa a conscientização e a participação direta dos produtores rurais, com harmonia e entendimento”, salientou.
Um ponto importante apontado pelo governador goiano é o de promover o saneamento nas cidades, já que muitas delas têm os esgotos jogados no Araguaia. “Com responsabilidade, o governo federal está aplicando o dinheiro público de uma forma mais eficiente para cuidar melhor dos cidadãos”, apontou Caiado.
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), falou da importância do projeto, que segundo ele, é um exemplo de como produzir, preservar e fazer riqueza. "Queremos ter orgulho dos resultados do Brasil presente", completou (Com informações do portal da Alego).