Notícias dos Gabinetes
Teófilo promove audiência pública para discutir a criação de um centro de referência especializado para o autismo em Goiás
O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL), promoveu na manhã desta terça-feira, (18), audiência pública que discutiu a implantação de um Centro de Referência Especializado para Pacientes do Transtorno do Espectro Autista no Estado de Goiás (CRE-TEA). O evento aconteceu no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás
A iniciativa do debate se deu em conjunto com a médica psiquiatra Alessandra Jacob, que é mãe de portador de transtorno do espectro autista e presidente da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Goiás (Affag).
Ao abrir a reunião, Humberto Teófilo destacou a importância de ter um centro de apoio aos autistas, principalmente no que tange a saúde deles. Ele afirmou que vai apresentar um projeto de lei para a implantação de uma estrutura especializada. “É com muita satisfação que fazemos essa audiência pública para discutir a implementação do Centro de Referência Especializado para o autismo e, hoje mesmo, vamos apresentar o projeto durante a sessão, avançando com essa luta, no âmbito político, para a implementação desse centro."
Após essa homenagem, a médica psiquiatra Alessandra Jacob entregou ao deputado Humberto Teófilo uma camiseta azul com os dizeres “meu coração bate por um autista”. O deputado recebeu camiseta e vestiu de imediato, numa demonstração clara de apoio a causa dos autistas do Estado de Goiás.
Participaram da audiência a presidente Afaag; a diretora da entidade, fonoaudióloga Mariluce Caetano; tambem diretora da Affag e coordenadora dos Voluntários da Turminha, Ana Paula Ferrari; a presidente do Conselho Regional de Odontologia e especialista em pacientes com necessidades especiais Francine de Couto Lima; a diretora da Afaag e terapeuta Aline de Oliveira e Silva; e a diretora da Afaag Maresley Cardoso; além de representantes de órgãos e instituições ligadas ao autismo, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, nutricionistas, familiares de autistas e demais convidados.
A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro também foi convida pelo o deputado para participar da cerimônia, porém ela não pode comparecer. Michelle gravou um vídeo no qual declara seu apoio a todos os autistas brasileiros e agradeceu pelo o convide do deputado Humberto Teófilo.