Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer adequação de carteiras escolares para pessoas com deficiência
Diego Sorgatto quer que todas as escolas do estado de Goiás, disponibilizem carteiras escolares adequadas às pessoas com deficiência. O projeto do deputado, foi reapresentado ao Plenário da Assembleia na última semana. No ato da matrícula, o estudante com deficiência ou o seu responsável deverá apresentar laudo médico atestando o tipo de deficiência do estudante, devendo o estabelecimento de ensino providenciar carteira escolar compatível e adaptada às suas necessidades.
"Para o cumprimento desta lei, é vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza nas mensalidades, anuidades e matrículas do estudante deficiente", frisou Sorgatto.
Considerando a dificuldade por parte dos alunos cadeirantes que possuem necessidade de dispositivos auxiliares para manutenção postural, serem os mais impactados pela falta de estrutura física adaptada, faz-se necessária resguardar a esses o direito a melhorias e atenção especial no ambiente físico que frequentam.
"Apontamos a adoção de carteiras escolares especiais para atendimento às pessoas com deficiência, como um importante ganho para proporcionar uma melhor adaptação e um consequente rendimento, maximizando o potencial no ambiente escolar. Com a adequação do mobiliário, os alunos das redes de ensino, quer públicas ou privadas, evitariam possíveis dificuldades e enfrentamentos que figurem de forma negativa em seu processo de aprendizagem", justificou Diego.