Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho e Ronaldo Caiado acompanham ministro da Agricultura em Cristalina

08 de Julho de 2019 às 07:50

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) visitou na sexta-feira, 5, o município de Cristalina, onde conheceu três fazendas da região que integram o Polo de Agricultura Irrigada do Planalto Central. O parlamentar, juntamente com o governador Ronaldo Caiado e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, observou o mecanismo de funcionamento do polo, que foi inaugurado na quarta-feira, 3.

“Os polos de agricultura irrigada são importantes vetores de desenvolvimento para o Estado de Goiás. As parcerias com os produtores rurais e o poder público levam renda para as mais diversas regiões do país. Todos sabemos que a Agricultura é uma das molas propulsoras do Brasil. Todas as ações para fortalecer o setor são bem-vindas”, destaca Amilton Filho.

A iniciativa ‘Polos de Agricultura Irrigada’ é uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), desenvolvida por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU). O objetivo é alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de irrigantes e as diversas esferas de governo. A premissa de ação é o planejamento setorial e territorial de regiões irrigadas no País, aliando as demandas dos produtores rurais com as parcerias e políticas públicas de governo.

O reconhecimento dos Polos por parte do Governo Federal legitima e oficializa a necessidade dos produtores em desenvolver a área irrigada na região de abrangência da iniciativa. Os critérios para a escolha das localidades atendidas pelo projeto do MDR e a metodologia empregada para o planejamento das ações estão contidas na Portaria nº 1.082, de abril deste ano.

Os polos integram a Política Nacional de Irrigação e estão sendo instalados em regiões do Brasil que se destacam pela grande concentração de setores produtivos e áreas de irrigação privada, com ações de políticas públicas estruturantes. Atualmente, cerca de 97% da agricultura irrigada do País é feita em áreas privadas.

Além do polo em Cristalina, dois outros centros já estão em operação: o Polo de Agricultura Irrigada da Bacia do Rio Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e o Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Araguaia, também em Goiás. O primeiro alcança cerca de 120 mil hectares nos municípios de Cacequi, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel e Santana do Livramento. Já o segundo integra mais de 100 mil hectares das cidades de Britânia, Jussara, Santa Fé e Montes Claros de Goiás.

Até o fim do ano, há a previsão de que os Polos do Oeste da Bahia, de Minas Gerais e de Sorriso (Mato Grosso) também estejam funcionando.

Política Nacional de Irrigação

Instituída pela Lei nº 12.787/2013, a Política Nacional de Irrigação tem como objetivo organizar o marco legal para a gestão de projetos de irrigação, sendo sua principal diretriz a indução à eficiência no uso de recursos hídricos para o setor. Além disso, reforça estratégias para o desenvolvimento da agricultura irrigada, visando ao aumento da produtividade – de forma sustentável – e a redução de riscos climáticos para a agropecuária e a importância das parcerias entre os setores público e privado para ampliar a área irrigada no País.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.