Notícias dos Gabinetes
Projeto de deputado Zé Carapô inclui Semana da Agricultura Familiar no calendário estadual
Essa semana comemora-se a Agricultura Familiar. A Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira, é o que realmente chega à nossa mesa. Ela é responsável hoje por 80% de toda produção mundial de alimentos – segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A Organização também informou que são mais de 500 milhões de produtores rurais dedicados à agricultura familiar no mundo, ocupando 90% de todas as propriedades agrícolas do globo.
Recentemente foi aprovado projeto de lei nº 1052/19, de autoria do deputado estadual Zé Carapô (DC). A presente iniciativa legislativa busca a instituição no calendário cívico cultural do Estado de Goiás da Semana Estadual da Agricultura Familiar a ser comemorada, anualmente, na semana que compreender o dia 24 de julho. O objetivo é conscientizar a sociedade acerca do trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares, bem como instituir políticas públicas de incentivo ao pequeno produtor.
Nesse sentido, nasceu também o Programa Emancipar, projeto nº 2874/19, também de iniciativa do deputado Zé Carapô. O Programa estabelece um conjunto de ações que visa dar apoio assistido aos agricultores familiares, abrangendo toda cadeia produtiva, através das linhas de crédito de produção, acompanhamento familiar, comercialização e controle social.
O Programa Emancipar tem a finalidade de promover a independência financeira do produtor rural, resgatando seus direitos e elevando-os ao patamar de auto sustentação gerando assim desenvolvimento profissional e humano.
Zé Carapô explicou que o objetivo do projeto é garantir a geração de trabalho e renda no âmbito do estado. “Assim iremos consolidar a perspectiva de um estado Emancipador, através das integrações dos órgãos governamentais, com o produtor rural criando empreendimentos familiares que gerarão desenvolvimento para o município”, concluiu Zé Carapô.