Notícias dos Gabinetes
Projeto quer incluir leite no cardápio da merenda escolar em Goiás
No primeiro dia de sessão após o recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Amauri Ribeiro (Patriota) apresentou um projeto para tornar obrigatória a inclusão do leite no cardápio escolar da rede estadual de ensino.
De acordo com o documento, apresentado na tarde desta terça-feira, 6, a proteína animal deve ser inserida pelo menos três vezes por semana nas escolas de período integral e duas vezes nas escolas em período parcial.
Para o deputado Amauri, o objetivo é, além de incrementar a qualidade nutricional do que é fornecido aos alunos, fomentar a economia do nosso estado. “Valorizando nossos produtores leiteiros e as indústrias que comercializam o leite em Goiás, gerando emprego para milhares de famílias e fazendo com que a economia estadual gire”, disse.
Desde o início do ano, o deputado Amauri Ribeiro tem lutado pelos direitos dos produtores de leites do país inteiro. Nas redes sociais, ele liderou o movimento #LeitenaVeia que teve uma repercussão boa, com números relevantes até mesmo fora de Goiás, como em Minas Gerais, Brasília e Rio Grande do Sul.
Os principais pontos reivindicados pelo movimento são a definição da previsibilidade do preço do leite, da organização da cadeia produtiva e da abertura de um canal de diálogo entre a classe dos produtores de leite e a da indústria de laticínios.
Na última semana, em uma reunião com o governador Ronaldo Caiado, lideranças das indústrias de laticínios, representantes do segmento leiteiro e rural, e autoridades, Amauri comemorou o avanço das negociações e definiu o encontro como satisfatório.