Notícias dos Gabinetes
Projeto determina permanência de brigadas de incêndios em museus de Goiás
Com intuito de preservar o patrimônio cultural do estado, o deputado Amauri Ribeiro (Patriota) apresentou nesta terça-feira, 13, um projeto que determina a permanência de brigadas de incêndios em todos os museus de médio e grande porte de Goiás. Durante a sessão ordinária, realizada no plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar justificou a propositura.
“Em setembro do ano passado, um grande incêndio atingiu o Museu Nacional, que tinha um acervo de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas, além de livros raros. O estado do Rio de Janeiro e todo o Brasil tiveram uma perda irreparável com este incidente”, explicou o deputado.
Para Amauri, a presença das equipes de brigadas de incêndio nos museus atuarão na prevenção e na ação antecipada em caso de possíveis incêndios, reservando o patrimônio cultural. “A gente nunca sabe quando um incidente desse tipo pode acontecer, então precisamos estar prevenidos”, disse.
De acordo com o texto do documento, entende-se por brigadas de incêndio os grupos organizados de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, além de prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
“A brigada de incêndio deve ser composta, levando em consideração a população fixa e o percentual de cálculo obtido, observando a classe e subclasse de ocupação da edificação”, afirma o documento.