Jeferson Rodrigues realiza homenagem aos agentes penitenciários

Crédito: Sérgio Rocha
Jeferson Rodrigues realiza homenagem aos agentes penitenciários
Homenagem aos agentes penitenciários

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB) realizou na noite desta terça-feira, 13, uma sessão especial em homenagem aos agentes penitenciários. Na ocasião foram entregues Certificados de Mérito Legislativo há 114 agentes.

Em discurso da tribuna da Assembleia, o parlamentar disse que os homenageados são bravos guerreiros que representam homens e mulheres de todo o estado, numa das profissões mais perigosas do mundo, que requer muita responsabilidade e comprometimento. “Quero elogiar essa coragem e dedicação, ao realizar o trabalho de maneira íntegra e compromissada, ao ajudar o estado, a sociedade e os detentos reclusos. São merecedores dessa homenagem”, enfatizou.

Jeferson Rodrigues destacou ainda o papel da sua igreja, a Universal do Reino de Deus, no trabalho de amparar os detentos, que reconhecem Cristo como seu salvador e saem de lá melhores seres humanos. “Parabéns a todos os homenageados pelo trabalho realizado. Essa Casa de Leis reconhece e enaltece o trabalho de vocês. Fiquem com Deus”, finalizou o parlamentar.

Em seguida, o deputado convidou o pastor Pedro Paulo dos Santos, também da Igreja Universal do Reino de Deus, para fazer uso da palavra, na tribuna. Ao iniciar a sua fala, o pastor apresentou um vídeo com uma carta, dirigida aos agentes penitenciários, explicando sua profissão e enaltecendo seu trabalho. “Aprendemos a olhar esses servidores de forma especial, homens e mulheres que sofrem de efeitos negativos do aprisionamento, já que eles trabalham cerca de 12 horas nos presidio”, apontou a gravação.

Na carta, foi destacado ainda problemas de ordem física e mental dos agentes penitenciários. "Por isso, a Universal ora por eles e reconhece esse profissional, pelo trabalho desempenhado em todo estado. Por fim, muito obrigado por nos dar condições de adentrar nas unidades prisionais e levar a fé que muda vidas”, finalizou a gravação.

“São palavras que vêm de dentro da alma, sabemos que não é um trabalho fácil. Que Deus abençoe e proteja os senhores”, disse o pastor.

Reconhecimento

O coronel da Polícia Militar, Wellington de Urzêda, também discursou, da tribuna, na sessão especial em homenagem aos agentes penitenciários. Ele se disse envaidecido por a Assembleia ter aprovado essa sessão especial para homenagear o agente de segurança prisional, principalmente por reconhecer um servidor que não era lembrado anteriormente.

“Temos muita sorte esse ano. Temos um presidente da República que respeita a família, um governador que valoriza os servidores, um vice-governador que admira e respeita a segurança pública, uma Assembleia que discursa em prol dos servidores, que nos defendem, e um Judiciário que nos apoia”, enfatizou.

Urzêda disse ainda que o sistema penitenciário brasileiro está carcomido e que só não está pior, em colapso, por conta dos servidores. “Homens e mulheres que realizam seu turno e mantêm esse sistema girando. São servidores que têm orgulho de serem servidores. Os mais antigos sabem que esse orgulho é coisa nova. Obrigado aos deputados e ao governador Ronaldo Caiado, que não nos esqueceram”, finalizou.

Apoio à categoria

Último a discursar na sessão especial, o deputado Delegado Eduardo Prado (PV) destacou seu apoio à categoria e disse que, como deputado e presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, defenderá sempre os servidores da segurança e lutará sempre por eles.

“Essa luta começou como delegado, vereador e agora como deputado. Me coloco à disposição para lutar pela PEC da Polícia Penal, na Câmara dos Deputados. Se não houver uma valorização de agentes prisionais, de nada adianta investir em Polícia Militar e Civil. Não podemos perder as esperanças”, finalizou.

Mesa diretiva

A mesa diretiva da sessão especial foi composta, além do autor da propositura, o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington de Urzêda; o vereador Rogério Cruz, representando a Câmara Municipal de Goiânia; o vereador por Aparecida de Goiânia, Cláudio José Pires; o pastor Pedro Paulo dos Santos; o diretor-geral adjunto administrativo penitenciário, coronel Augusto; o superintendente de Gestão Integrada da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, Maria do Carmo Moreira; o superintendente de Segurança Penitenciária, Johnathan Marques da Silva; o agente penitenciário William Kencys, representante do superintendente de Reintegração Social e Cidadania da diretoria-geral da Administração Penitenciária, Leoni de Ramos Caiado Neto; e a vice-presidente da Associação de Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário de Goiás, Aletheia Lutiane Falcão.