Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto de Frei Valdair que institui programa de reciclagem de lixo nas escolas
O Programa Lixo Reciclado nas Escolas consiste na implantação de um sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis nas dependências da escola, sob a orientação da direção da escola, professores e demais funcionários.
O projeto prevê que cabe aos professores, de forma interdisciplinar, dar ênfase à educação ambiental, podendo contar com a participação de outros órgãos do Governo e Organizações Não Governamentais. O processo de coleta seletiva consiste na separação de materiais descartados, tais como papel, papelão, plástico, alumínio e vidro, e seu armazenamento em recipientes dispostos no interior das escolas, em local de fácil acesso para sua posterior comercialização.
O projeto ainda estipula a forma de separação do lixo, identificados com as cores padronizadas para reciclagem, sendo da cor verde para armazenamento do vidro; azul para armazenamento de papel e papelão; vermelha para armazenamento dos plásticos; e amarela para armazenamento dos alumínios.
No início de cada ano letivo, deverá ser formado um Conselho do Lixo em cada unidade escolar, com o objetivo de discutir e planejar as ações a serem desenvolvidas nos processos de reciclagem e conscientização ambiental, e visando sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da participação no Programa.
Caberá ao Conselho do Lixo; planejar e executar ações com o objetivo de recolher materiais recicláveis junto à comunidade, a qual a escola esteja instalada; promover atividades didático-pedagógicas com o propósito de difundir a educação ambiental dentro e fora da escola; participar e organizar, junto à comunidade, ações referentes à conservação e preservação do meio ambiente; instituir o espaço físico que será destinado ao armazenamento dos materiais recicláveis recolhidos pelos alunos, bem como os doados pela comunidade; manter controle da quantidade e dos tipos de materiais recicláveis que entram no recinto escolar; e organizar gincanas ecológicas inter-classes com o objetivo de ampliar a participação dos alunos na coleta de materiais recicláveis.
O lucro financeiro obtido com a comercialização do lixo será revertido em recipiente para melhoramento da coleta, material didático-pedagógico, de informática e benfeitorias para a própria escola.
“A criação do Programa Lixo Reciclado nas Escolas visa conscientizar os alunos, para a necessidade de preservação do meio ambiente, integrado à comunidade escolar, na busca do desenvolvimento sustentável”, ressaltou Frei Valdair.