Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputados Coronel Adailton e Virmondes Cruvinel: homenagem à Maçonaria

21 de Agosto de 2019 às 11:03

Atendendo a uma iniciativa dos deputados Coronel Adailton (PP) e Virmondes Cruvinel (Cidadania), foi realizada, na última segunda-feira, 19, a sessão especial em homenagem ao Dia do Maçom, realizada no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa. Na ocasião foram entregues o Certificado do Mérito Legislativo aos integrantes da irmandade que prestaram serviços relevantes à sociedade goiana, através do trabalho de filantropia, discussão de temas atuais brasileiros, elevação e aperfeiçoamento intelectual e manutenção dos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.

O deputado Coronel Adailton, em seu discurso da tribuna da Casa, fez um breve histórico da milenar trajetória da maçonaria, notando ser ela “uma das instituições mais antigas em atividade no mundo, guardiã dos princípios de ética e moralidade, que desde o nascer da humanidade tem permitido a essa sua constante evolução”.

Para ilustrar sua admiração pela franco-maçonaria, o deputado Coronel Adailton recordou: “Citamos aqui alguns maçons que marcaram seus nomes na história da humanidade: Voltaire, filósofo e escritor francês; Goethe, escritor alemão; Mozart, compositor austríaco, cuja ópera "A Flauta Mágica" é toda baseada na simbologia dos ritos maçônicos; Beethoven, compositor clássico alemão; Napoleão Bonaparte, general, conquistador e imperador francês; Simón Bolívar, general venezuelano que lutou pela independência do Peru, Colômbia, Bolívia, Equador e da própria Venezuela; e José de San Martín, general argentino que lutou pela independência do Chile, do Peru e da Argentina”.

Contextualizando a história da sociedade maçônica ao Brasil, o deputado Coronel Adailton lembrou que “não por acaso, grandes brasileiros eram maçons, a exemplo de José Bonifácio, cientista e político, conhecido como Patriarca da Independência; Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil e que decretou a independência do nosso País; Duque de Caxias, apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro", foi um militar, político e monarquista e é o nosso patrono do Exército Brasileiro; Deodoro da Fonseca, marechal do Exército brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil e o pequeno gigante Rui Barbosa, expoente jurista, jornalista e político brasileiro”.

Para fechar seu pronunciamento, o deputado Coronel Adailton parabenizou os homenageados com a honraria parlamentar, elogiando a conduta da sociedade fraternal concluindo, “reconheço e parabenizo cada irmão homenageado, que hoje representa a maçonaria num todo, por suas relevantes ações em lojas, destinadas a uma diversidade de intenções fraternas em prol da sociedade, porque somos livres e de bons costumes”.

Coube ao grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Goiás, Adolfo Ribeiro Valadares, falar em nome de todos os homenageados da noite: “Agradeço ao deputado Coronel Adailton que preside essa sessão e ao deputado Virmondes Cruvinel. Agradeço pela iniciativa desta homenagem ao Dia do Maçom. A origem da maçonaria perde-se nas brumas do tempo e não pertence a nenhum país, pois é universal, uma vez que os maçons se conhecem em todo globo terrestre por meio de sua unidade de princípios imutáveis”, afirmou. 

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do deputado Coronel Adailton que presidiu a solenidade, o deputado Virmondes Cruvinel, o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer, Urias Garcia de Oliveira Júnior, o sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Goiás, Adolfo Ribeiro Valadares, o eminente grão-mestre adjunto da Loja Grande Oriente do Brasil – Goiás, Mauro Marcondes da Costa, o venerável mestre Anderson Yagi Costa, da Grande Loja Maçônica Adonhiram Primeira Nº 11 e o ex-venerável mestre Marcos Ronaldo Montey Amaral.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.