Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Comitiva oficial da Assembleia Legislativa visita Aurilândia

23 de Agosto de 2019 às 10:10
 

O deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros) participará de visita técnica aos pontos turísticos do município de Aurilândia, a 148 km de Goiânia. O deputado visitará a cidade junto com o presidente da Comissão de Turismo da Alego, Coronel Adailton (PP) e o deputado Jeferson Rodrigues (PRB), membro da comissão. O objetivo é conhecer os potenciais turísticos e ouvir demandas do município, que passou a integrar recentemente o Mapa Turístico do Brasil.

O Mapa Turístico de Goiás está dividido por dez regiões: Região Pegadas no Cerrado, Chapada dos Veadeiros, Águas Claras e Cavernas do Cerrado, Lagos do Paranaíba, Estrada de Ferro, Negócios e Tradições, Ouro e Cristais, Vale da Serra da Mesa, Vale do Araguaia e Águas Quentes. Aurilândia é da região Pegadas no Cerrado, inclusive faz divisa com Córrego do Ouro e São Luís de Montes Belos, que já integram o Mapa Turístico brasileiro, eleitos pelo Ministério do Turismo, confirme critérios exigidos.

A visita terá ainda o acompanhamento do gerente de Estruturação de Destinos Turísticos da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Luciano Guimarães. Na cidade, o deputado Vinícius Cirqueira e os representantes da comissão e Goiás Turismo, farão visitas aos espaços turísticos da cidade pouco explorados, para registros fotográficos e de imagem. A finalidade é conhecer e registrar o potencial turístico do município. A visita técnica terá início por volta das 10 horas, a um clube da cidade e duas cachoeiras próximas ao centro da cidade. Está programado ainda um encontro, às 14h30, no Remo Park Hotel, Fazenda Samambaia, quilômetro 18 da GO-64, no município de Aurilândia e uma visita à Câmara Municipal da cidade.  

Com população de 3.650 habitantes, segundo o último censo do IBGE, realizado em 2010, Aurilândia tem grande potencial turístico pelas 20 cachoeiras que o município possui. “É uma cidade com grande potencial turístico e que não está tendo o devido reconhecimento por tudo o que representa para o turismo goiano”, afirmou o deputado Vinícius Cirqueira.

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás tem como integrantes os deputados Coronel Adailton (PP) na presidência, Amilton Filho (Solidariedade) na vice-presidência e os membros Henrique Arantes (PTB), Jeferson Rodrigues (PRB), Lucas Calil (PSD), Paulo Trabalho (PSL) e Rafael Gouveia (DC).


História

A cidade teve seu início com a descoberta de um garimpo de ouro entre o rio São Domingos e o ribeirão Santa Luzia, no município de Paraúna, região fértil e fartamente irrigada. Com a constante afluência de famílias, atraídas pelo garimpo, formou-se o povoado, que recebeu o nome de Santa Luzia, homenagem à padroeira do lugar e nome do ribeirão próximo.
Cessada a mineração, voltaram-se os habitantes para as atividades agrícolas. A povoação foi elevada a distrito com o nome de Marilândia em referência a Mário Melo, incentivador da localidade.

Distrito criado com a denominação de Marilândia, criado com terras dos distritos de Moitu e Paraúna, pela Lei Municipal n.º 6, de 26/04/1948, subordinado ao município de Paraúna. 

Elevado à categoria de município com a denominação de Aurilândia, pela Lei Estadual n.º 173, de 07/10/1948, desmembrado de Paraúna. Sede no atual distrito de Aurilândia (ex-Marilândia). Constituído de 2 distritos: Aurilândia e Moitu, ambos desmembrados de Paraúna. Instalado em 01­/01/1949.
Em divisão territorial datada de 01/07/1950, o município é constituído de 2 distritos: Aurilândia e Moitu.
Pela Lei Municipal nº 29, de 10/01/1952, é criado o distrito de Ivolândia e anexado ao município de Aurilândia.
Pela Lei Municipal nº 16, de 08/10/1953, é criado o distrito de Moiporá (ex-povoado) e anexado ao município de Aurilândia.
Pela Lei Estadual n.º 878, de 10/11/1953, é desmembrado do município de Aurilândia o distrito de Moitu. Elevado à categoria de município com a denominação de Cachoeira de Goiás.
Pela Lei Estadual n.º 861, de 05/11/1953, é desmembrado do município de Aurilândia o distrito de Ivolândia. Elevado á categoria de município.
Em divisão territorial datada de 01/07/1955, o município é constituído de 2 distritos: Aurilândia e Moiporá.
Pela Lei Estadual n.º 2.136, de 14/11/1958, é desmembrado do município de Aurilândia o distrito de Moiporá. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.

Fonte: Aurilândia (GO). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://aurilandia.go.gov.br/sitenew/cidade. Acesso em: set. 2017.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.