Jeferson Rodrigues realiza sessão solene em homenagem aos jornalistas

30 de Agosto de 2019 às 14:42
Crédito: Sérgio Rocha
Jeferson Rodrigues realiza sessão solene em homenagem aos jornalistas
Sessão especial em homenagem aos jornalistas

O deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos) realizou na última quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, uma sessão especial para homenagear jornalistas que atuam em Goiás. Na solenidade foram entregues certificados do Mérito Legislativo a 44 profissionais, que atuam em diversos meios de comunicação, como rádio, TV, jornais, assessorias, sites e blogs.

No início da solenidade o Jeferson Rodrigues, discursou na tribuna e disse se sentir honrado em homenagear a categoria. O deputado relatou a dificuldade em discursar para tantos profissionais da comunicação e que, por isso, resolveu falar de coração, frisando a honra de reconhecer uma categoria “que as vezes não tem o reconhecimento que merece”.

Ele acrescentou que “quando a gente faz aquilo que ama, a gente faz com dedicação e excelência, mesmo com todos os sacrifícios. Acredito que todos aqui não têm o jornalismo só como profissão, mas como paixão e vocação”, destacou.

O deputado enfatizou ainda que imagina os sacrifícios que os comunicadores presentes vivem no dia a dia e que, por imaginar e reconhecer isso, fez a propositura desta noite. “Quantos jornalistas já não foram perseguidos, indo contra o interesse de poderosos? Levar a notícia com verdade, respeito e imparcialidade é a marca dos presentes. É uma honra para nós homenagear todos vocês”, concluiu.

Mesa diretiva

A mesa foi composta, pelo parlamentar que presidiu a sessão, pela secretária de Estado da Comunicação, Valéria Torres da Costa e Silva, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); o secretário Municipal de Comunicação, Vassil José de Oliveira, representando o prefeito Iris Rezende (MDB); o presidente do Clube de Repórteres Políticos, Ulisses Aesse; o secretário Executivo de Comunicação de Aparecida de Goiânia, Ozéias Laurentino Ferreira Junior; a jornalista da TV Brasil Central, Graça Torres; a jornalista Ilza Ribeiro da Silveira e o jornalista Luiz Carlos Bordoni.

Discurso dos representantes da classe

Além do deputado, o presidente do Clube de Repórteres Políticos, Ulisses Aesse, discursou na tribuna ressaltando o papel do jornalista na manutenção da sociedade democrática.

Na sua fala, Ulisses, destacou a dificuldade de ser jornalista por sofrer bullying de certos setores da sociedade, com o excesso de fake news e notícias manipuladas, por trabalhar em redações sucateadas, com salários defasados e incompreendido por patrões. “Mas já sabíamos que seria assim, o jornalismo é uma correia de transmissão, não fazemos ficção. Mostramos o que a sociedade faz a si mesma como parte natural das suas ações econômicas, culturais e de entretenimento”, destacou.

O jornalista reforçou que vivemos em uma sociedade que está atualmente dividida por opiniões ideológicas, entre pessoas que se consideram de esquerda ou direita, e que isso é ruim pois gera uma situação desconfortável, na qual trava-se o desenvolvimento e o conhecimento, fazendo com que o País pare e por consequência perca a noção logica do crescimento e inteligência.

“Como jornalista, eu acredito que se faz necessária uma contribuição do político, mas não somente normativa, a partir do momento que ele faz as leis, mas também é necessário que ele tenha o bom senso de saber o que o povo quer. Hoje, muitos se insurgem contra o papel verdadeiro da democracia feito pelo jornalista e são os mesmo que espalham fake news. Jornalismo, hoje, é um compromisso muito grande. Queremos que os políticos sejam honestos, representativos e que a sociedade passe a respeitar mais a nossa profissão”, concluiu.

Outro jornalista a discursar foi Gercyley Batista de Sousa. O orador destacou em sua fala a honra que cada um dos colegas sente ao receber a homenagem e da dificuldade em falar em nome de todos os presentes que pertencem a classe. “Em tempos quando a informação foi violada e ocupada pelo miasma das fake news, a nossa tarefa é defender o território da verdade, do respeito ao ouvinte, leitor e telespectador. E essa tarefa não terá fim nessa geração”, pontuou.

O jornalista agradeceu ainda ao deputado Jeferson pela homenagem, estendendo o agradecimento a todos os parlamentares que assinaram a propositura. Por fim, terminou lendo um trecho de uma entrevista concedida pela poetisa Cora Coralina.

Homenageados

Foram homenageados na solenidade 44 jornalistas, sendo: Adriano Reges de Assis; Alex de Assis Pereira; Antônio César Martins Lopes; Bruno Nascimento Rosa Magalhães; Carlos Alberto Pereira; Caroline Regina de Mattos; Cássio Henrique Neves da Silva Araújo; Cristovão Pereira Matos; Dalvina Nogueira Vasconcelos; Danila Santos Bernardes; Deusmar Barreto; Divino Olávio Rodrigues; Eduardo Gonçalves Marques; Eduardo Horácio da Costa e Silva Júnior; Erika Machado Lettry; Fagner Ribeiro  Pinho Gabriela Loredo Borges da Silva; Gercyley Batista de Sousa; Heráclito Aquino dos Santos; Ilza Ribeiro da Silveira; Jackeline Gonçalves Osório; Lorena Inácio de Carvalho Ferrari; Lucílio Macedo Domingos; Luiz Carlos Bordoni; Manoel Messias Rodrigues Santana; Marcelo Henrique Vidal Melo; Marcus Vinícius Beck; Maria das Graças Fernandes Torres; Mônica de Sousa e Barros Novaes; Myla Alves da Silva Azeredo; Ozéias Laurentino Ferreira Júnior; Pedro Paulo Rodrigues do Couto; Rafael Freitas Silva; Rafael Machado Lopes Ceciliano; Ronaldo José Coelho; Rosane Kotoski Dahmer; Rubens Pereira Salomão; Samuel Rodrigues Straioto; Tony Carlo Bezerra Coelho; Valéria Fernanda da Silva Almeida; Vassil José de Oliveira; Victor Hugo Andrade Garcia; Walter Peixoto dos Santos; Yuri Lopes da Rocha.