Notícias dos Gabinetes
Projeto cria Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos e Tecidos de Goiás
O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PV) apresentou nesta terça-feira, 3, durante sessão ordinária, projeto de lei que cria o Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos e Tecidos de Goiás.
Segundo Prado, o cadastro busca aprimorar o processo de doação de órgãos e tecidos, diminuindo o tempo de espera na fila de transplantes, além de aumentar o número de órgãos efetivamente doados.
De acordo com o artigo 2º da proposta de lei, a rede estadual de Saúde deverá disponibilizar em seu site oficial na internet e com acesso irrestrito o link para realização do cadastro. Os dados dos doadores ficarão sob sigilo apenas com acesso para outros órgãos de saúde, quando necessário. O site também emitirá consulta e emissão de certificado que comprove a declaração do cidadão como doador de órgãos.
Para Prado, o projeto permite que cada vez mais pessoas que estão na fila dos transplantes voltem a desfrutar de uma vida melhor.
O parlamentar também destaca que é necessário inserir a temática da doação no cotidiano, seja dentro das escolas e faculdades, seja desfazendo mitos que circulam entre a população.
Dados
Segundo a Central Estadual de Transplantes (CET), em Goiás, 61% das famílias negam a doação dos órgãos. E os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) apontam que 240 pacientes estão à espera de um rim e 14 aguardam córnea.